Embora não seja um problema médico sério, o mau hálito pode nos deixar inseguros. O cheiro desagradável que sai da boca faz com que muitas vezes nos sintamos inferiores por conversar com as pessoas ao nosso redor. No entanto, agora você não precisa mais se preocupar. Existem muitas maneiras fáceis, porém eficazes, de se livrar do mau hálito. Nada? Vejamos a resposta na revisão a seguir.
A maneira mais eficaz de se livrar do mau hálito
Mais de 90 por cento dos casos de mau hálito vêm de dentes e boca sujos devido a bactérias. Cada vez que você come, pedaços de comida podem grudar ou ficar presos entre os dentes.
Os restos de comida presos nos dentes ao longo do tempo serão abordados pelas bactérias se você raramente escovar os dentes. Essas bactérias podem liberar compostos de enxofre que fazem sua boca cheirar mal.
Mesmo assim, existem muitos outros fatores que também podem causar o mau hálito. Começando por fumar, comendo alimentos com cheiro forte, até sinais de uma condição médica séria.
Seja qual for a causa, não deixe que o mau hálito diminua sua confiança. Algumas das maneiras simples abaixo você pode tentar se livrar do mau hálito irritante.
1. Beba água
Você sabia que a boca seca pode causar mau hálito? sim. Boca seca indica menor produção de saliva. Isso pode afetar sua higiene oral.
Sem saliva, as bactérias que causam mau hálito são muito fáceis de se reproduzir. A razão é que as bactérias que causam o mau hálito podem se desenvolver melhor em condições ambientais secas.
As bactérias que crescem e se reproduzem produzem compostos de enxofre (enxofre) que picam. Ao abrir a boca, o cheiro desagradável exalará.
É por isso que beber muita água é a maneira mais fácil de tratar e se livrar do mau hálito. A ingestão adequada de líquidos pode aumentar a produção de saliva. Assim, sua boca ficará mais úmida e seu hálito ficará fresco.
Não existe uma medida exata de quanto você deve beber. Apenas certifique-se de beber um copo d'água imediatamente, sempre que sentir sede. Lembre-se de beber muita água, não bebidas com cafeína ou açucaradas.
2. Escova de dente
Os especialistas concordam que os dentes e a boca sujos são a causa mais comum de mau hálito. Por isso, manter a higiene bucal e a saúde é a forma mais eficaz de se livrar do mau hálito.
Certifique-se de escovar os dentes duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, usando um creme dental com flúor. O flúor é um mineral eficaz que ajuda a proteger os dentes das cáries.
No entanto, não escove apenas os dentes. Aplique a técnica certa para que você possa sentir os melhores resultados.
Evite escovar os dentes com muita força. Em vez de deixar os dentes mais limpos, esfregar vigorosamente erode o esmalte dos dentes. Esta é a origem dos dentes sensíveis.
Não se esqueça de trocar seus pincéis a cada 3-4 meses. Cerdas finas não serão eficazes para limpar os dentes da placa bacteriana e de resíduos de alimentos.
3. Uso do fio dental
Dentes brancos, limpos e bom hálito o dia todo é o sonho de qualquer pessoa. Para não ser apenas um sonho, você tem que fio dental depois de escovar os dentes.
O fio dental é uma técnica de limpeza entre os dentes com fio dental. O fio dental pode ajudar a limpar os restos de comida que ficam presos entre os dentes e não podem ser alcançados pelas cerdas da escova.
Quando feito regularmente da maneira certa, fio dental Os dentes podem ser uma maneira infalível de se livrar do mau hálito. Evite esfregar ou puxar a linha com muita força.
A razão é que isso vai realmente machucar suas gengivas e fazê-las sangrar.
4. Use enxaguatório bucal
Quer que o mau hálito desapareça em um instante? Gargarejo com enxaguatório bucal, também conhecido como enxaguatório bucal.
Além de eliminar o mau hálito, o gargarejo também pode limpar toda a cavidade oral de resíduos de alimentos e placa bacteriana. É bom enxaguar regularmente duas vezes ao dia depois de escovar os dentes e fio dental.
Para obter os melhores benefícios, certifique-se de saber como usá-lo. Antes de usar enxaguatório bucal, preste muita atenção à lista de ingredientes.
Evite comprar enxaguantes bucais que contenham álcool. O álcool pode secar a boca e piorar o mau hálito.
Além disso, use enxaguatório bucal de acordo com a dosagem. Certifique-se de não abusar dele. O enxaguatório bucal usado em excesso pode causar uma overdose que tem um impacto negativo no corpo.
É importante compreender que o gargarejo não pode substituir a função de escovar e passar fio dental fio dental. O enxaguatório bucal apenas ajuda a reduzir as bactérias e refresca o hálito.
Portanto, certifique-se de escovar os dentes regularmente. fio dentale escovar a língua todos os dias.
5. Limpe a língua
Sem perceber, sua língua está cheia de placas e bactérias que causam mau hálito. Se a placa e as bactérias continuarem crescendo e se aninhando ali, o mau hálito continuará a assombrá-la.
Infelizmente, apenas gargarejando com enxaguatório bucal não o suficiente para erradicar a placa bacteriana e as bactérias na língua. Ao enxaguar, apenas a camada mais externa da placa será eliminada. Enquanto as bactérias por baixo ainda estão presas à superfície da língua.
É por isso que limpar a língua deve fazer parte de nossa rotina diária. Você pode limpar a língua com uma escova de dentes como forma de se livrar do mau hálito.
Esfregue da base da língua até a ponta da língua lentamente, usando uma escova de dentes. Depois disso, gargareje com água limpa. Sua língua ficará limpa e fresca novamente.
Se a escova de dentes não alcança a parte de trás da sua língua ou você não se sente confortável usando uma escova de dentes, tente usá-la raspador. Raspador é uma ferramenta especial para limpar a língua.
Essa ferramenta pode limpar bactérias, restos de comida e células mortas da pele que grudam na língua. Então, depois de escovar os dentes, fio dental, e gargarejo não esqueça de limpar a língua, sim!
6. Faça gargarejo de bicarbonato de sódio
Na verdade, os benefícios do bicarbonato de sódio não são usados apenas para fazer bolos. O bicarbonato de sódio ou o bicarbonato de sódio também podem ser usados como um enxaguatório bucal natural e como remédio para se livrar do mau hálito.
A pesquisa mostra que o bicarbonato de sódio é eficaz em matar as bactérias que causam o mau hálito. Gargarejar rotineiramente com uma solução de bicarbonato de sódio também pode ajudar a limpar a placa e os restos de comida que grudam na superfície dos dentes.
É fácil se livrar do mau hálito usando bicarbonato de sódio. Você simplesmente dissolve 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.
Faça gargarejos ao redor da boca por 30 segundos. Depois disso, jogue fora a água de enxágue. Faça este método regularmente para obter os melhores resultados.
7. Evite alimentos que causam mau hálito
Embora tenha um gosto delicioso, alguns alimentos podem ser fonte de mau hálito. Por exemplo, alho, durian, petai e jengkol.
Em princípio, tudo o que você come afetará o cheiro da sua boca e do seu hálito. Porque os compostos que causam o mau hálito contidos nesses alimentos podem sobreviver na boca.
Esses compostos também podem entrar na corrente sanguínea e nos pulmões, causando um mau cheiro ao abrir a boca.
Portanto, seja sensato ao escolher uma dieta diária como forma de eliminar e superar o problema do mau hálito.
8. Pare de fumar
O mau hálito de quem fuma tende a ter um odor forte e desagradável. Isso ocorre porque fumantes ativos são mais fáceis de experimentar vários problemas dentários e orais.
Vários estudos relatam que os fumantes têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças gengivais do que aqueles que não fumam. A doença gengival é uma das causas do mau hálito.
Se você tiver isso, a melhor maneira de se livrar do mau hálito é parar de fumar. No começo não foi fácil. No entanto, não é impossível começar a parar de fumar agora.
Definitivamente, você pode fazer isso se for determinado e sério. Não hesite em pedir o apoio das pessoas mais próximas a você quando as coisas ficarem difíceis.
Lembre-se de que parar de fumar não apenas deixa seu hálito mais fresco. Parar de fumar também melhora sua saúde geral.
Se ainda for difícil, consultar um médico é a melhor opção. Os médicos podem prescrever certos medicamentos ou terapia para parar de fumar.
9. Consulta com o dentista
O mau hálito pode ser um sinal de uma condição médica mais séria, como diabetes e doença renal.
Portanto, se alguns dos métodos acima não funcionarem para eliminar o mau hálito, vá imediatamente ao dentista.
O médico descobrirá a causa do mau hálito examinando minuciosamente a cavidade oral. Ele também perguntará sobre seu histórico médico e como você cuida dos dentes e da boca.
Se necessário, o médico também pedirá que você faça uma série de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Depois que a causa é conhecida, o médico pode determinar o tratamento certo de acordo com sua condição.
Pode ser prescrito um anti-séptico bucal especial que pode ser usado para refrescar o hálito e limpar a boca. Um creme dental especial também pode ser dado para ajudar a proteger os dentes da ameaça da placa bacteriana e das bactérias que causam o mau hálito.
O ideal é verificar regularmente sua saúde bucal pelo menos a cada 6 meses.
Uma variedade de alimentos que eliminam o mau hálito
Acontece que existem alimentos e bebidas que podem aliviar temporariamente o mau hálito. A informação foi transmitida por Gerald P. Curatola, professor de odontologia no New York University College of Dentistry na página Everyday Health.
Quando você não conseguir limpar os dentes imediatamente, experimente alguns dos alimentos e bebidas abaixo como formas de se livrar do mau hálito.
1. Goma de mascar
Chiclete pode ser uma maneira rápida de se livrar do mau hálito em uma emergência. Além disso, a goma de mascar pode ajudar a aumentar a produção de saliva para remover os restos de placa que grudaram nos dentes.
De acordo com drg. Tripti Meysman, fundador de uma clínica odontológica chamada CityTooth em Minneapolis, Estados Unidos, comer chiclete pode ser uma solução inteligente como uma forma de se livrar do mau hálito quando você não leva uma escova de dente.
Em vez disso, escolha chicletes com sabor de menta e evite chicletes com sabor adocicado. Além do sabor de menta poder disfarçar os odores ruins na boca, o teor de açúcar também não é muito bom.
Isso ocorre porque as bactérias na boca podem comer o conteúdo de açúcar em uma goma de sabor adocicado, que então produz ácido na boca. Problemas ácidos na boca podem danificar o esmalte dos dentes e causar mau hálito.
2. Iogurte
O iogurte pode ser outra forma poderosa de se livrar do mau hálito. O conteúdo de probióticos no iogurte pode combater bactérias nocivas na boca.
Além disso, os probióticos do iogurte também podem reduzir a quantidade de sulfeto de hidrogênio produzida pelas bactérias que causam o mau hálito. Lembre-se de que o sulfeto de hidrogênio é o composto que causa o odor característico da boca.
Iogurte plano aka o insípido, então a melhor escolha para lidar com o mau hálito. O motivo é que o açúcar adicionado em vários iogurtes aromatizados pode, na verdade, atrair a atenção de bactérias nocivas.
3. Maçãs
Além de ser útil para desencadear o metabolismo, verifica-se que a fruta também desempenha um papel ativo na inibição da atividade de bactérias que causam o mau hálito. Uma das frutas que você pode consumir como forma de se livrar do mau hálito são as maçãs.
Os benefícios das maçãs para a saúde não precisam ser postos em dúvida. Além de ricas em fibras, boas para desencadear o metabolismo, as maçãs também são eficazes no alívio do mau hálito.
As maçãs podem ajudar a inibir a atividade de bactérias que causam mau hálito, graças ao seu conteúdo de polifenóis. Os polifenóis das maçãs também podem ajudar a eliminar compostos ou gases com cheiro de enxofre na boca.
Enquanto isso, a textura crocante das maçãs quando mastigadas também pode ajudar a liberar restos de comida que ainda estão presos nos dentes. Não para por aí. Mastigar maçãs também pode fazer sua boca produzir mais saliva.
Portanto, não é incomum comer maçãs como uma maneira infalível de se livrar do mau hálito.
4. Alimentos ricos em vitamina C
Os vegetais e frutas ricos em vitamina C também podem ser uma forma prática e saudável de se livrar do mau hálito.
Frutas como laranja, morango, goiaba e uvas são conhecidas por produzirem ácido na boca. Da mesma forma, repolho, brócolis e couve-flor são ricos em vitamina C.
Os ácidos produzidos por essas frutas e vegetais podem ajudar a prevenir a multiplicação de bactérias nocivas na boca.
Por outro lado, a vitamina C é necessária para fortalecer o sistema imunológico do corpo para combater as bactérias causadoras de doenças. Inclusive, no combate a bactérias que causam mau hálito.