Geralmente, você pode sentir sua pulsação no pulso ou na parte inferior do pescoço. Se visto em filmes, geralmente esse pulso é verificado para ver se o ator no filme ainda está vivo ou morto. Você deve ter visto essa cena muitas vezes. No entanto, para que realmente medimos o pulso? Você sabe qual é a taxa de pulso normal?
Por que você conhece seu pulso?
A frequência de pulso descreve sua frequência cardíaca, o número de vezes que o coração bate por minuto. A pulsação também pode mostrar o ritmo do seu coração e a força do seu batimento cardíaco. Monitorar sua pulsação em repouso, durante o exercício ou imediatamente após o exercício pode indicar seu nível de condicionamento.
Verificar seu pulso pode até mesmo ajudá-lo a identificar quaisquer problemas de saúde que você esteja tendo. Por exemplo, um pulso mais rápido pode ser causado por anemia, febre, certos tipos de doenças cardíacas ou por tomar certos medicamentos, como descongestionantes.
Enquanto isso, um pulso mais lento pode indicar doença ou medicamentos relacionados a doenças cardíacas, como beta-bloqueadores. Em uma emergência, o pulso também pode ajudar a mostrar se o coração está bombeando sangue suficiente.
Qual é o pulso normal?
A taxa de pulso pode variar entre os indivíduos. O número pode ser menor quando você está em repouso e pode aumentar quando você está se exercitando. Isso ocorre porque, durante o exercício, o corpo necessita de mais sangue, que transporta oxigênio para fluir para todas as células do corpo.
O seguinte é uma taxa de pulso normal por minuto:
- Bebês até 1 ano de idade: 100-160 vezes por minuto.
- Crianças de 1 a 10 anos: 70 a 120 vezes por minuto.
- Crianças de 11 a 17 anos: 60 a 100 vezes por minuto.
- Adultos: 60-100 vezes por minuto.
- Atletas em boa forma: 40-60 vezes por minuto.
Geralmente, um pulso que está na faixa mais baixa (60 batimentos por minuto, por exemplo, em adultos) em repouso indica que seu coração está bombeando o sangue com eficiência e seu corpo está mais em forma.
Pessoas ativas têm um músculo cardíaco melhor, de modo que o coração não precisa trabalhar tanto para manter as funções do corpo. Portanto, não é surpreendente que atletas bem treinados tenham uma taxa de pulso de cerca de 40 batimentos por minuto.
Algumas coisas que podem afetar sua taxa de pulso por minuto são:
- Atividade física , depois de fazer uma atividade física extenuante, geralmente o pulso é mais rápido
- nível de aptidão , quanto mais em forma você está, geralmente mais lento o pulso (na parte inferior da faixa normal)
- Temperatura do ar , a taxa de pulso é mais rápida quando a temperatura do ar é mais alta (mas geralmente o aumento não é mais do que 5-10 batimentos por minuto)
- Posição corporal (em pé ou deitado), às vezes, quando você se levanta, durante os primeiros 15-20 segundos, o pulso sobe ligeiramente e depois volta ao normal
- Emoção , como estresse, ansiedade, extrema tristeza ou empolgação podem aumentar sua pulsação
- Tamanho do corpo , pessoas que são muito obesas, geralmente têm uma taxa de pulso mais alta (mas geralmente não mais do que 100 batimentos por minuto)
- Drogas
Como medir o pulso?
Você pode medir sua pulsação em vários pontos do corpo, como:
- Pulso
- Cotovelo interno
- Lado do pescoço
No entanto, normalmente o mais fácil de encontrar é o pulso. Veja como medir o pulso no pulso:
- Coloque os dedos indicador e médio na parte interna do pulso, por onde passam as artérias. Pressione as artérias com firmeza até sentir o pulso. (Na parte interna do cotovelo ou pescoço, coloque também os dois dedos e pressione até encontrar pulso).
- Conte seu pulso por 60 segundos (ou por 15 segundos e, em seguida, multiplique por 4 para obter seu pulso por minuto).
- Lembre-se, enquanto conta, mantenha o foco em seu pulso. Não se esqueça de contar ou sentir que falta pulso.
- Você pode fazer de novo se não tiver certeza sobre sua contagem.