Inchaço gengival em crianças é uma condição comum e bastante perturbadora, pois pode deixar as crianças agitadas e sem apetite. Para superar isso, você precisa de um remédio para gengivas inchadas que seja eficaz e seguro para o seu filho.
Nem todas as formas de tratar doenças gengivais em adultos podem ser aplicadas em crianças. Há uma série de sugestões às quais você precisa prestar atenção para não piorar a condição.
A seguir está uma explicação de como lidar com gengivas inchadas em crianças, seja com medicamentos em farmácias ou remédios naturais disponíveis em casa.
Causas de gengivas inchadas em crianças
Gengivas inchadas são um problema bucal comum. Esta condição é caracterizada pelo tecido mole das gengivas ter uma cor avermelhada, projetando-se para fora, sensível à estimulação, sensação de dor e latejamento insuportável.
Em geral, existem várias coisas que podem causar inchaço nas gengivas em crianças, incluindo:
- Crescimento dos dentes da criança. Isso começa com o crescimento dos dentes de leite em crianças de 5 meses a 3 anos, antes que os dentes de leite comecem a cair e sejam substituídos por dentes permanentes quando a criança tiver 6 a 7 anos. O processo de dentição em crianças pode causar inchaço nas gengivas e uma sensação de desconforto na boca.
- Gengivite. Um dos sintomas da gengivite (gengivite) é inchaço e sangramento fácil nas gengivas, causado principalmente por más condições de higiene oral. Isso pode ser acionado se a criança raramente escovar os dentes e consumir alimentos doces ou azedos em excesso. A gengivite não tratada pode evoluir para uma infecção gengival (periodontite).
- Abscesso dentário. Essa condição é caracterizada pelo aparecimento de um nódulo cheio de pus que se forma ao redor do dente devido a uma infecção bacteriana. Abcessos dentais podem ser experimentados por crianças se elas têm preguiça de escovar os dentes e usar técnicas de limpeza não recomendadas
Lista de medicamentos para gengivas inchadas em crianças
Dor e formigamento insuportáveis podem ser sentidos por seu filho. O uso de analgésicos é eficaz na redução da dor e do desconforto devido ao inchaço das gengivas. Mas certifique-se de que seu uso esteja de acordo com as recomendações para crianças.
Analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, são eficazes como primeiros socorros para tratar gengivas inchadas em crianças. Você também pode encontrar este medicamento facilmente em farmácias sem receita médica.
1. Paracetamol
O paracetamol ou acetaminofeno é um medicamento eficaz para dores leves a moderadas, incluindo dores nas gengivas e de dente. Esses analgésicos podem ser encontrados em lojas ou farmácias sem receita médica.
O paracetamol pode ser administrado a bebés com 2 meses de idade a crianças com 12 anos ou mais com uma dose que é ajustada com base no peso corporal e na idade. Antes de seu filho tomar paracetamol, você deve ler a dosagem e as recomendações de uso na embalagem.
Se você estiver em dúvida e preocupado com a dosagem, não hesite em perguntar diretamente ao seu médico.
2. Ibuprofeno
Se o paracetamol for menos eficaz, você pode considerar o uso de ibuprofeno. Esta droga pertence a medicamento antiinflamatório não esteroidal (AINEs) que funcionam bloqueando a produção de prostaglandinas, substâncias químicas naturais no corpo que causam inflamação.
O ibuprofeno pode ser administrado a bebês de 3 meses a crianças de 12 anos ou mais. Evite usar ibuprofeno em crianças com asma, a menos que um médico permita.
Como o ibuprofeno tem um efeito mais forte do que o paracetamol, você precisa ter cuidado ao administrá-lo a crianças.
Siga sempre as instruções de uso na embalagem ou consulte primeiro um médico para uma dose mais segura.
Além dos dois tipos acima, nunca dê outros analgésicos, como aspirina, para tratar a dor causada por gengivas inchadas em crianças.
Citado de serviço Nacional de Saúde , evite o uso de aspirina em crianças menores de 16 anos. Dar aspirina a crianças pode desencadear Síndrome de Rey que causa inchaço no fígado e no cérebro das crianças e pode ser fatal.
Escolha de gengivas naturais inchadas para crianças
Além do uso de medicamentos, você também pode usar uma ampla seleção de remédios naturais disponíveis em casa para aliviar a dor causada por gengivas inchadas.
Adquirir o hábito de cuidar da saúde bucal e dentária também é eficaz para evitar doenças relacionadas à cavidade oral junto com o crescimento e desenvolvimento do próximo filho.
1. Gargarejo com água salgada
Um dos benefícios do gargarejo com água salgada é evitar e reduzir o crescimento de bactérias que causam inchaço nas gengivas. Também é eficaz para reduzir a dor e o inchaço causados.
Pegue um copo de água morna e misture 1/2 colher de chá de sal. Use uma solução de água salgada para gargarejar por alguns segundos até atingir todas as partes da boca e, em seguida, escorra a água.
Você pode ensinar seu filho a enxaguar bem e depois jogar fora o colutório. Também certifique-se de que a criança não engula a solução salina. Faça isso duas vezes ao dia até que a dor desapareça.
2. Compressa de gelo
A sensação de frio produzida por uma bolsa de gelo raramente deixa uma criança agitada. Para isso, basta usar alguns cubos de gelo e colocá-los em um pano limpo.
Aplique uma bolsa de gelo na área inchada até que a dor e a sensação de formigamento desapareçam. A sensação de frio do gelo pode entorpecer os nervos e diminuir o fluxo sanguíneo para as gengivas com problemas.
3. Evite certos alimentos
Durante a experiência de gengivas inchadas, as crianças devem evitar alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Além de não ser bom para a saúde, o açúcar também pode estimular o crescimento de placa bacteriana e bactérias que agravam o estado de gengiva inchada em crianças.
É melhor evitar alimentos com sabor picante e azedo. Evite também alimentos duros, como batatas fritas ou Pipoca que as crianças gostam.
Durante o período de recuperação, é recomendável que você forneça ao seu filho uma dieta balanceada, incluindo vegetais e frutas.
4. Beba muita água
Aumentar o consumo de água em crianças é tão eficaz quanto usar bochechos. A água potável pode limpar a boca de resíduos de alimentos e mantê-la úmida, ao mesmo tempo que estimula a produção de saliva.
Como recomendado American Dental Association , crianças com idade inferior a 6 anos não é recomendado o uso de enxaguatório bucal ( enxaguatório bucal ) Contém anti-séptico bucal para problemas de gengiva, como peróxido de hidrogênio e cloroxidina , pode piorar as gengivas inchadas em crianças que tendem a ser mais sensíveis.
5. Mantenha os dentes e a boca do seu filho saudáveis
Como pai, você também precisa ensinar a importância de manter a saúde dos dentes e da boca de seu filho desde cedo. Torne esta atividade o mais confortável e agradável possível, por exemplo, escovando os dentes, lendo uma história ou ouvindo uma música sobre saúde bucal.
Escolha uma escova e pasta de dentes que chamem a atenção de seu filho e, a seguir, ensine-o a escovar os dentes corretamente. Crie o hábito de escovar os dentes regularmente duas vezes ao dia, de manhã após o café da manhã e à noite antes de ir para a cama.
Também introduza o hábito de usar fio dental, que funciona para limpar resíduos de alimentos entre os dentes difíceis de alcançar. Se o seu filho tem 6 anos, você também pode ensinar o uso de enxaguatório bucal.
Seu filho deve ir ao dentista?
Algumas das etapas do tratamento com medicamentos e medicamentos naturais acima geralmente servem para aliviar a dor causada. Se a dor devido ao inchaço nas gengivas não passar e piorar, você deve levar seu filho imediatamente ao dentista.
O dentista conduzirá uma entrevista médica para determinar a condição do seu filho, portanto, certifique-se de fornecer o máximo de detalhes possível.
Em seguida, um exame físico será realizado para determinar o tratamento adequado de acordo com o problema que a criança está enfrentando, como obturação dentária, extração dentária, raspagem ou tratamento de canal radicular. tratamento de canal radicular ).
Além disso, os médicos também podem prescrever medicamentos para dor de dente e antibióticos, se o caso for leve, de modo que não exija um procedimento médico.
Se o inchaço das gengivas em crianças tiver sido resolvido, é importante sempre manter a higiene dental e oral. Também é recomendável fazer check-ups odontológicos regulares com o médico a cada 6 meses, para que o estado da boca e dos dentes da criança possa ser monitorado adequadamente.