11 causas de nariz congestionado, mas não frio |

Você pode estar com o nariz entupido, mas não está resfriado. Além da gripe, a congestão nasal pode ser causada por outros problemas de saúde. Automaticamente, o tratamento será ajustado de acordo com a causa. Na verdade, por que o nariz pode ser bloqueado, mas não o nariz escorrendo? Confira a seguinte explicação.

A causa de um nariz entupido, mas não estar resfriado

Antes de saber a causa da congestão nasal, muitas vezes, mesmo que não seja um resfriado ou gripe, você precisa entender sobre a própria congestão nasal.

A Clínica Mayo diz que a congestão nasal ocorre quando o nariz e os tecidos e vasos sanguíneos ao redor incham devido ao excesso de líquido.

A congestão nasal pode ocorrer junto com secreção pelo nariz (coriza).

A seguir está uma explicação de uma coleção de causas da congestão nasal, mas não relacionadas ao resfriado comum:

1. Alergias

A causa da congestão nasal, mas não do primeiro resfriado, são as alergias. Essa condição causa muitos sintomas, incluindo nariz escorrendo e entupido.

Os sintomas de alergia podem afetar suas vias respiratórias, seios da face, passagens nasais, pele e sistema digestivo. Isso depende da substância que desencadeia a alergia.

2. Gravidez

A congestão nasal, mas não relacionada a resfriados ou gripes, também pode ocorrer em mulheres grávidas. Esta condição também é conhecida como rinite da gravidez ou rinite da gravidez.

Normalmente, a rinite da gravidez aparece durante o primeiro trimestre. Esses sintomas podem durar cerca de 6 semanas e desaparecerão cerca de 2 semanas após o parto.

3. Apnéia do sono

Se você tiver um distúrbio grave do sono que o faça parar de respirar repetidamente, há risco de congestão nasal, mas não está relacionado a um resfriado.

Este distúrbio do sono é conhecido como apnéia do sono. Além da congestão nasal, outros sintomas apnéia do sono está roncando alto e ainda cansado, mesmo depois de dormir a noite toda.

4. Pólipos nasais

Além das já mencionadas, a congestão nasal também é um sintoma de pólipos nasais.

Os pólipos nasais são crescimentos não cancerosos no revestimento do nariz ou seios da face. O tamanho dos pólipos nasais que pode não causar sintomas.

No entanto, se os pólipos nasais forem grandes, eles podem bloquear as vias nasais, causar problemas respiratórios e até perder o olfato.

5. Rinite alérgica

Essa condição também pode ser a causa de congestão nasal frequente, embora não seja um resfriado. Porque os sintomas oi febre ou a rinite alérgica é semelhante à gripe.

A diferença é que a causa da gripe é um vírus, enquanto a rinite alérgica é causada por uma resposta alérgica a exposições ambientais internas ou externas.

6. Corpo estranho no nariz

A causa de um nariz entupido, mas não de um resfriado ou outra gripe, é que um objeto estranho foi deixado no nariz.

Essa condição geralmente ocorre em crianças ou pessoas com doenças ou deficiências mentais.

O tratamento desta condição é bastante simples, nomeadamente eliminando o corpo estranho.

7. Sinusite crônica

A sinusite crônica ocorre quando os espaços dentro do nariz e da cabeça (seios da face) incham e ficam inflamados por três meses ou mais, apesar do tratamento.

Essa condição pode interferir na passagem do muco que normalmente flui, causando entupimento do nariz.

Ao passar por essa condição, você também pode sentir dificuldade para respirar.

8. Anormalidades no septo

Anormalidades nas paredes finas entre as passagens nasais (septo) podem ser outro motivo pelo qual você está com o nariz entupido, mas não com um resfriado ou gripe.

O bloqueio no nariz devido a uma anormalidade septal ocorre quando o tecido que reveste o nariz incha. Assim como a sinusite crônica, essa condição também causa dificuldade para respirar.

9. Asma devido ao trabalho

Você sabia que a asma só aparece quando você está trabalhando? Sim, esta condição é chamada ocupacional asma ou asma relacionada ao trabalho.

Asma ocupacional é asma que ocorre devido à inalação de vapores químicos, gases, poeira ou outros gases durante o trabalho.

Além de causar nariz entupido, a asma pode causar uma série de outros sintomas, incluindo aperto no peito, respiração ofegante e falta de ar.

10. Outras causas

Além das várias condições acima, a congestão nasal não relacionada a um resfriado ou gripe também pode surgir devido a outras coisas, como:

  • estresse,
  • distúrbios da tireóide,
  • fumaça,
  • mudanças hormonais,
  • tomar medicamentos para tratar a hipertensão, disfunção erétil, depressão, convulsões,
  • comida, especialmente comida picante,
  • álcool.

Como lidar com o nariz entupido?

O nariz entupido tem várias causas, mesmo quando você não está gripado ou resfriado. É por isso que o tratamento para cada condição de congestão nasal certamente não é o mesmo.

No entanto, você pode reduzir o desconforto causado por nariz entupido, mesmo que não esteja resfriado, das seguintes maneiras:

  • Tente soprar com o nariz devagar.
  • Evite desencadeadores de alergia conhecidos.
  • Se a causa do nariz entupido for alergia, um anti-histamínico pode ajudá-lo.
  • Beba muita água para soltar o muco do nariz.
  • Elimine a secreção nasal com uma lavagem nasal ou spray salino.
  • Use um umidificador para umidificar o ar.

Contacte o seu médico imediatamente se sentir as condições abaixo.

  • Seus sintomas duram mais de 10 dias.
  • Você está com febre alta.
  • Sua secreção nasal é amarela ou verde e você tem dor nos seios da face ou febre.
  • Há sangue na secreção nasal ou uma secreção clara e persistente após um ferimento na cabeça.

O médico fornecerá opções de tratamento de acordo com a causa do nariz entupido. Anteriormente, o médico pode realizar um exame para confirmar sua condição.

A seguir estão os tratamentos que seu médico pode administrar para tratar sua condição.

  • Produtos salinos nasais para reduzir a secura dentro do nariz.
  • Spray de corticosteroide ou anti-histamínico oral.
  • A cirurgia pode ser necessária para corrigir a deformidade do nariz que está causando o bloqueio.

Não hesite em contactar o seu médico se sentir os sintomas acima. A detecção precoce da doença pode ajudá-lo a obter o melhor tratamento.