Tênias: ciclo de vida e sintomas que aparecem devido à infecção

As tênias podem entrar no corpo e causar doenças. Em linguagem médica, a infecção por tênia é chamada de teníase. Então, quais são as consequências quando as tênias entram no corpo? Até que ponto é prejudicial ao corpo?

Como as tênias entram no corpo humano?

Existem dois tipos principais de parasitas que causam infecções por tênias: Taenia saginata derivado de vacas e Taenia solium de porcos. Este parasita pode entrar no corpo humano através de carne contaminada ou carne que não é cozida adequadamente.

Depois que o alimento é digerido, a cabeça da tênia gruda firmemente na parede do intestino delgado humano. Esses vermes crescem e se reproduzem absorvendo os nutrientes dos alimentos que você ingere todos os dias. Esse parasita então lança ovos e é eliminado para ser expelido com as fezes.

Pessoas com teníase geralmente não sentem nenhum sintoma. É por isso que muitos já estão doentes, mas não percebem. No entanto, os sintomas iniciais que podem aparecer na teníase são náuseas, fraqueza, diminuição do apetite e diarreia. O tipo de sintomas e sua gravidade dependem de há quanto tempo a infecção está no corpo.

Esteja ciente dos 4 perigos da infecção por tênia no corpo

Como a teníase geralmente não causa sintomas, essa infecção deve ser observada. O motivo é que as larvas do verme podem sobreviver no corpo humano por até 30 anos.

Quanto mais a infecção permanece, o risco de complicações pode ocorrer a qualquer momento. Se as larvas do verme saírem dos intestinos e formarem cistos em outros tecidos, essa infecção pode causar danos a órgãos e tecidos.

1. Alergias

Os cistos da tênia podem se romper e liberar mais larvas no corpo. Essas larvas podem se mover de um órgão para outro, que então formam cistos adicionais. Um cisto rompido ou vazando pode causar reações que são facilmente reconhecidas pelo corpo, como alergias, coceira, inchaço e dificuldade para respirar.

2. Doenças do sistema nervoso central

A neurocisticercose é uma complicação da teníase que ocorre quando as larvas infectam o cérebro com sucesso. A neurocisticercose é uma doença do sistema nervoso central causada pela presença de cistos de vermes no cérebro e na medula espinhal. Como resultado, o paciente terá convulsões e sentirá sintomas semelhantes aos de um tumor cerebral.

Enquanto isso, os cistos espinhais podem causar uma diminuição na fraqueza geral até que o paciente tenha dificuldade para andar. Pior ainda, as complicações dessa infecção podem causar meningite, hidrocefalia, demência e até a morte.

3. Complicações da função do órgão

Além de infectar os órgãos digestivos, essa infecção parasitária também pode escapar dos intestinos e afetar outros órgãos do corpo. As larvas de parasitas que chegam ao coração podem causar arritmias cardíacas ou até mesmo insuficiência cardíaca. Embora em casos raros, as tênias que infectam os olhos podem formar lesões oculares e causar perda de visão ou cegueira.

Sem perceber, os cistos podem crescer e se espalhar por todo o corpo. Como resultado, a pressão nos vasos sanguíneos fica bloqueada e bloqueia a circulação sanguínea. É por isso que os vasos sanguíneos podem romper e exigir cirurgia de emergência ou transplante de um órgão infectado.

4. A ocorrência de bloqueios nos órgãos digestivos

Os vermes que infectam o corpo crescem e se desenvolvem continuamente. Se a tênia ficar muito grande, o parasita pode causar um bloqueio, geralmente no intestino, ducto biliar, apêndice ou pâncreas.

Então, como saber a presença de tênias no corpo?

Como as infecções por tênias tendem a não causar sintomas, pode ser muito difícil detectar a presença de tênias no corpo. No entanto, você pode consultar um médico e fazer um exame de fezes para ver se esse tipo de parasita está presente em seu corpo.

Antes de adoecer, certifique-se de tomar várias medidas preventivas para evitar a teníase. É fácil e simples, na verdade. Aqui estão as dicas:

  • Lave as mãos com sabão e água corrente antes de comer ou manusear alimentos e depois de ir ao banheiro.
  • Lave cada ingrediente alimentar em água corrente até que esteja completamente limpo.
  • Cozinhe a carne a uma temperatura mínima de 63 graus Celsius para matar os ovos ou larvas da tênia.
  • Congele a carne por 7 a 10 dias e o peixe por pelo menos 24 horas dentro congelador com temperatura de -35 graus Celsius para matar os ovos e as larvas dos vermes.
  • Evite consumir carne crua, seja de porco, vaca ou peixe.
Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌