O que é uma ferida infecciosa e seus sinais? |

Feridas, especialmente feridas abertas, apresentam risco de infecção por bactérias ou sujeira. Se não forem tratadas imediatamente, as infecções da ferida podem dificultar o processo de cicatrização e até causar complicações perigosas.

Como as feridas infeccionam?

A infecção da ferida pode ocorrer devido à deposição de microrganismos da exposição ao ambiente externo na área da ferida. Microorganismos como germes e bactérias se multiplicam e entram na ferida.

Esses microrganismos podem entrar de várias maneiras, incluindo o contato direto por meio de:

  • mãos sujas tocam a ferida,
  • espalha-se através do ar contaminado e se instala na ferida, e
  • autocontaminação de bactérias já presentes na pele que penetra na ferida.

As bactérias comumente associadas a esta condição são Staphylococcus aureus (MRSA), Streptococcus pyogenes, Enterococci, e Pseudomonas aeruginosa.

Mesmo que seu ferimento tenda a ser menor, você ainda deve ter cuidado com o risco de infecção. Porque, se não for tratada imediatamente, a infecção causará problemas perigosos, como tétano, celulite ou sepse.

As feridas têm maior probabilidade de infeccionar quando:

  • resultante de um furo, como um prego ou vidro quebrado,
  • feridas causadas por mordidas de humanos ou animais,
  • não limpo ou tratado imediatamente após a ocorrência,
  • ocorre nas mãos, pés, axilas ou virilha, e
  • têm outras condições que pioram o funcionamento do sistema imunológico, como diabetes.

Pare o sangramento com estas 3 etapas para enfaixar uma ferida aberta

Características da infecção da ferida

Se a ferida for tratada adequadamente, geralmente leva apenas 2-3 dias para cicatrizar. Por outro lado, se estiver infectado, a intensidade da dor e da vermelhidão piorará e exigirá um tempo de cicatrização mais longo.

Aqui estão os sinais que você deve saber quando uma ferida começa a infeccionar.

1. Dor que nunca vai embora

Às vezes, há pequenas feridas que, quando você percebe, começam a doer, mas a dor dura apenas alguns instantes.

No entanto, se a dor aguda não passar e ficar ainda mais insuportável depois de algumas horas, não ignore e procure tratamento imediatamente, porque a dor pode ser um sinal de uma ferida infectada.

2. Aparece vermelhidão ao redor da ferida

Na verdade, vermelhidão ao redor da ferida é algo normal. A vermelhidão também pode ser um sinal de cura.

No entanto, você também deve ter cuidado quando a área vermelha na pele realmente se alarga rapidamente.

3, corrimento esverdeado cheira mal da ferida infectada

Em casos mais graves, geralmente a ferida também é seguida pelo aparecimento de uma camada amarela ou esverdeada. A secreção da camada nem sempre é interpretada como um sinal de que a ferida está infectada, existem algumas diferenças que devem ser conhecidas entre as duas.

Se o revestimento for amarelo esbranquiçado, é tecido de granulação, que é o tecido que se forma durante o processo de cicatrização da ferida. Mais tarde, o tecido amadurece e substitui a pele velha.

Entretanto, se a camada que sai é esverdeada e cheira mal, significa que a camada é de pus, o que é um sinal de infecção.

4. Febre, tontura e fraqueza

Os sinais de uma ferida infeccionada não aparecem apenas ao redor da pele, mas em alguns casos também podem ser seguidos por uma sensação de mal-estar que às vezes é acompanhada por febre.

Isso pode acontecer porque, quando a infecção se espalha, seu corpo tenta lutar, o que resulta em sintomas sistêmicos, como febre e náuseas.

Se sentir esses sintomas algum tempo após a lesão, consulte imediatamente um médico.

Quando a ferida infeccionar, o que fazer?

O tratamento depende da gravidade da sua condição. Se os sinais de infecção que aparecem ainda são sintomas leves, como uma área levemente avermelhada no canto da ferida, você pode fazer seu próprio tratamento em casa

O truque é limpar a ferida primeiro com água corrente por alguns minutos. Antes disso, você deve se certificar de que suas mãos e equipamentos estão limpos.

Se houver pequenos detritos, como sujeira ou cascalho, use uma pinça ou esfregue suavemente a ferida. Por outro lado, se os estilhaços penetraram na ferida, você pode precisar de atenção médica.

O médico irá limpar a ferida e tratá-la com uma pomada antibiótica ou líquido. Às vezes, os médicos também prescrevem antibióticos orais (bebida) para combater infecções.

Às vezes, infecções de feridas também podem causar dor insuportável. Quando isso acontecer, seu médico pode prescrever analgésicos como o ibuprofeno.

As feridas geralmente melhoram depois de serem limpas da maneira correta, mas se a ferida infectada não melhorar ou mostrar sintomas mais graves desde o início, consulte imediatamente um médico para tratamento imediato.

Lembre-se de que os métodos acima se aplicam apenas ao tratamento de infecções de feridas leves. Você deve ir ao médico imediatamente se a ferida for mais grave e causar mais sangramento.

Como prevenir feridas de infecção

Antes que a ferida infeccione, há várias coisas que você pode fazer para evitá-la. Alguns deles incluem o seguinte.

  • Lave as mãos antes de começar a limpar a ferida.
  • Limpe imediatamente a ferida com água corrente e sabão neutro.
  • Cubra a ferida com um curativo, trocando-o diariamente ou quando começar a ficar úmido e sujo. Não feche a ferida com muita força.
  • Se necessário, aplique uma camada fina da ferida com uma pomada antibiótica.

Se você ainda tiver dúvidas sobre infecções de feridas e seu tratamento, consulte seu médico para saber a melhor solução.