5 benefícios das folhas de couve, o verde é rico em nutrientes |

Você já comeu vegetais com folhas de couve? Caso contrário, experimente comê-lo porque as folhas da couve têm um conteúdo nutricional muito alto e oferecem uma infinidade de benefícios para o corpo. Nada?

Conteúdo de couve

A couve é um tipo de vegetal com folhas verdes que pertence à família do repolho, como o brócolis. Esta planta tem um nome latino Brassica oleracea acephala. Assim como outros irmãos, a couve contém vitaminas e minerais de que o corpo necessita.

Há também um número de conteúdo nutricional em 100 gramas de couve que você pode obter, que está abaixo.

  • Energia: 35 cal
  • Proteína: 2,9 g
  • Carboidratos: 4,4 g
  • Fibra: 4,1 g
  • Gordura total: 1,5 g
  • Retinol (vitamina A): 241 mcg
  • Tiamina (vitamina B1): 0,113 mg
  • Vitamina C: 93,4 mg
  • Vitamina K: 390 mcg
  • Ácido Fólico: 62 mcg
  • Luteína + Zeaxantina: 6,960 mcg
  • Fósforo: 55 mg
  • Potássio: 348 mg
  • Cálcio: 254 mg
  • Zinco: 0,39 mg

Benefícios da couve para a saúde

Couve é um tipo de vegetal freqüentemente encontrado em saladas, sopas e pesto. Na verdade, a couve também intensifica o sabor em lanches, como batatas fritas.

Graças ao seu conteúdo nutricional, a couve tem um milhão de benefícios para a saúde do corpo. Aqui estão alguns benefícios da couve que certamente são uma pena perder.

1. Reduza o risco de câncer

Um dos benefícios da couve é que reduz o risco de câncer. Porque a couve e outros vegetais com folhas verdes contêm compostos de clorofila que ajudam o corpo a inibir a absorção de aminas heterocíclicas.

As aminas heterocíclicas são produtos químicos produzidos quando você assa carne animal em altas temperaturas. Este composto químico é frequentemente associado a células cancerosas.

Por outro lado, o corpo não consegue absorver muita clorofila. No entanto, esses produtos químicos podem se ligar a esses carcinógenos e impedir sua absorção. Dessa forma, a couve pode reduzir indiretamente o risco de câncer.

Portanto, você pode tentar comer carnes grelhadas com vegetais verdes como couve para reduzir os efeitos colaterais.

2. Benefícios da couve para o coração

Além de reduzir o risco de câncer, outro benefício que a couve tem a oferecer é a manutenção da saúde do coração. O teor de potássio na couve é alto o suficiente para tornar essas folhas verdes benéficas para a saúde do coração.

Bem, a American Heart Association recomenda aumentar a ingestão de potássio e reduzir a ingestão de sal adicionado. Isso pode, pelo menos, reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Enquanto isso, a fibra da couve também oferece os mesmos benefícios para o coração. Pesquisa publicada em Cochrane concluíram que o consumo de fibras pode reduzir os níveis de lipídios (gordura) no sangue e a pressão arterial.

É por isso que as pessoas que recebem uma ingestão adequada de fibras tendem a ter níveis mais baixos de colesterol total e LDL (colesterol ruim).

3. Previna a diabetes

A principal chave para prevenir o diabetes é controlar o açúcar no sangue e isso pode ser alcançado consumindo couve. Os benefícios da couve são obtidos porque esse vegetal verde é rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Pesquisa de Journal of Quiropractic Medicine concluíram que as pessoas que receberam ingestão adequada de fibras apresentaram menor risco de diabetes. Isso pode ocorrer porque a fibra dos alimentos pode reduzir os níveis de glicose no sangue.

Além disso, o conteúdo antioxidante da couve também pode ajudar a combater os radicais livres causados ​​por níveis elevados de açúcar no sangue. Os antioxidantes da couve estão na forma de vitamina C e ácido alfa-linolênico, que comprovadamente reduzem as complicações do diabetes.

No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para ver se a couve pode realmente reduzir o risco de diabetes tipo 2 diretamente.

4. Protege os ossos

Os fãs de leite podem estar familiarizados com o cálcio contido, o que pode manter ossos e dentes saudáveis. No entanto, a fonte de cálcio não era derivada apenas do leite. Você também pode manter a saúde dos ossos com folhas de couve.

Cada 100 gramas de couve contém cerca de 101 miligramas de cálcio. Poucos vegetais são tão ricos em cálcio quanto a couve. Algumas pessoas até acham o cálcio da couve um pouco melhor do que o leite.

O leite contém proteína caseína, que é difícil para o corpo digerir, então a absorção de cálcio atinge apenas 30%. Enquanto isso, o cálcio absorvido da couve ou brócolis pode chegar a 40-60 por cento.

Não é surpreendente que o conteúdo de cálcio na couve ofereça bons benefícios para a saúde óssea. É por isso que você precisa comer vegetais regularmente para que os ossos não sejam facilmente quebradiços e corram o risco de osteoporose.

5. Mantenha o cabelo e a pele saudáveis

Para aqueles que desejam pele e cabelo saudáveis, talvez você possa tentar consumir folhas de couve. A couve é uma boa fonte de beta-caroteno para o corpo, especialmente para o crescimento e manutenção dos tecidos corporais.

Isso também se aplica à saúde da pele e do cabelo. Além disso, a vitamina C da couve também ajuda a construir e manter o colágeno. O colágeno é uma proteína que sustenta a estrutura da pele, cabelo e ossos.

Uma xícara de folhas de couve cozidas fornece pelo menos 20 por cento da necessidade de vitamina A. Enquanto isso, o consumo de couve também fornece 23 por cento da necessidade diária de vitamina C.

O risco de comer couve demais

Embora o conteúdo da couve ofereça bons benefícios para o corpo, consumi-la em excesso certamente não é bom. Em alguns casos, consumir muita couve pode causar certas condições, como:

  • interfere na atividade de medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina,
  • não é bom para pacientes renais por causa de seu alto teor de potássio, e
  • diminuir a função dos medicamentos beta-bloqueadores em pacientes com doenças cardíacas.

Portanto, você precisa ter cuidado ao consumir couve. Porque os níveis de potássio e vitamina K na couve podem ter um impacto negativo em algumas pessoas.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com o seu médico ou nutricionista (nutricionista) para entender a solução certa.