Você precisa saber a causa da sífilis ou da sífilis (o rei leão) para que possa tomar medidas preventivas o mais cedo possível. O motivo, esta infecção sexualmente transmissível pode causar várias doenças que põem em perigo sua vida. Bem, aqui estão várias coisas que podem causar e aumentar o risco de desenvolver sífilis.
O que causa a sífilis (rei leão)?
A sífilis ou o rei leão é uma doença sexualmente transmissível que é um espectro assustador para muitas pessoas, tanto homens como mulheres.
A sífilis (sífilis) é uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias Treponema pallidum.
Essas bactérias podem infectar a pele, a boca, os órgãos genitais e o sistema nervoso do corpo humano. A causa de uma pessoa contrair sífilis é geralmente através da atividade sexual.
Existem vários estágios de propagação com diferentes sintomas de sífilis, nomeadamente os estágios primário, secundário, latente e tardio.
A transmissão da sífilis de uma pessoa para outra geralmente ocorre nos estágios primários e secundários.
No entanto, a bactéria que causa a sífilis também pode se espalhar em um estágio latente. A sífilis é altamente contagiosa.
A presença de contato com lesões abertas na superfície da pele ou mucosa do paciente pode transmitir facilmente a bactéria causadora da sífilis.
Infelizmente, as lesões abertas costumam ser invisíveis e difíceis de sentir.
Isso ocorre porque essas lesões são indolores e podem desaparecer por conta própria rapidamente.
Apesar de, Sífilis não é contagiosa Através dos:
- Um banheiro que foi usado por uma pessoa infectada.
- Uma banheira que foi usada por uma pessoa infectada.
- Roupas ou talheres.
- Maçaneta.
- Piscina ou banheira de hidromassagem.
Além disso, os primeiros sintomas da sífilis podem ser outros sintomas que costumam ser disfarçados como sintomas de um resfriado comum.
É por isso que você nem sempre percebe quando tem sífilis.
Atividade sexual que pode ser causa de contrair sífilis
A seguir estão as atividades sexuais que podem fazer com que você contraia sífilis de outra pessoa:
1. Penetração vaginal
O sexo com penetração vaginal e peniana é uma das causas mais comuns de contrair sífilis.
Durante a relação sexual, a bactéria pallidum encontrada nos genitais (pode estar no pênis ou na vagina) se espalha diretamente.
Além disso, se o fluido orgástico de um paciente for exposto aos nódulos linfáticos, ele eventualmente se espalhará por todo o corpo.
2. Sexo oral
O sexo oral é a atividade sexual que estimula o pênis masculino, a genitália feminina (incluindo o clitóris, a vulva e a vagina) ou o ânus.
A estimulação pode ser dada por meio dos lábios, boca e língua.
Atualmente, mais e mais pessoas estão interessadas em aprender e praticar como fazer amor com este.
Muitas pessoas pensam que o sexo oral está protegido contra doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a sífilis.
Na verdade, o sexo oral é uma das atividades sexuais mais arriscadas para ser a causa de alguém contrair sífilis (sífilis).
3. Sexo anal
Além do sexo vaginal e oral, o sexo anal também pode ser uma atividade sexual que causa outras sífilis.
Isso ocorre porque a penetração do pênis no ânus pode espalhar bactérias e outras doenças sexualmente transmissíveis rapidamente.
Além disso, o ânus não é uma área limpa. Portanto, não se surpreenda se vírus e bactérias entrarem facilmente no corpo durante o sexo anal.
Quais são os fatores que podem aumentar o risco de sífilis?
É mais provável que você pegue a bactéria que causa a sífilis se tiver os seguintes fatores de risco:
1. Fazer sexo desprotegido
Usar preservativo durante a relação sexual pode diminuir o risco de contrair sífilis, especialmente se a proteção cobrir toda a superfície das feridas na área genital.
Portanto, fazer sexo desprotegido o torna mais suscetível a contrair sífilis se seu parceiro sexual a tiver.
2. Fazer sexo com mais de um parceiro
A lealdade a um parceiro sexual é a forma mais eficaz de prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a sífilis.
A razão é que a doença do rei leão é muito fácil de se espalhar por meio da interação sexual.
Fazer sexo com apenas um parceiro aumenta o risco de contrair a doença, especialmente se for feito com pessoas diferentes.
É por isso que é importante ter uma discussão aberta com seu parceiro sobre o comportamento sexual um do outro.
3. Ter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo
Fazer sexo com outros homens ou mulheres também pode ser a causa de você contrair sífilis.
Segundo a Sexually Transmitted Infections, o sexo oral desprotegido e o uso de brinquedos sexuais são, na verdade, alguns dos fatores de risco para a transmissão da sífilis.
4. HIV infectado
HIV ou vírus da imunodeficiência humana enfraquecem o seu sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a várias doenças, incluindo esta infecção sexualmente transmissível.
Isso se aplica ao contrário, ou seja, as pessoas com sífilis também correm mais risco de contrair o HIV.
Pesquisa publicada em BMC Infectious Diseases mencionou que os portadores de HIV geralmente também são diagnosticados com sífilis.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, também afirmam que a sífilis e o HIV são duas condições perigosas que afetam homens homossexuais e bissexuais.
Conhecer as várias causas da sífilis é importante para que você possa tomar as medidas preventivas corretas.
Depois de saber as informações acima, não hesite em consultar regularmente o seu médico sobre a sua saúde reprodutiva se estiver em risco de sofrer desta doença.