As dores de cabeça podem ser leves e passar rapidamente ou mesmo ser muito fortes e prolongadas. Bem, os diferentes sintomas de dor de cabeça que você sente podem ser influenciados por vários tipos e diferentes causas. Cada tipo pode exigir um tratamento mais específico do que apenas um remédio para dor de cabeça na farmácia.
Portanto, é importante conhecer os tipos de dores de cabeça para saber como lidar com elas de maneira adequada.
Quais são os tipos de dores de cabeça?
As dores de cabeça com base na causa são divididas em dois tipos, a saber, dores de cabeça primárias e secundárias. A partir dessas duas categorias, os tipos de dores de cabeça podem ser divididos em vários tipos. A seguir está uma explicação completa dos tipos ou tipos de dores de cabeça:
Dor de cabeça primária
As cefaleias primárias são o tipo mais comum experimentado por muitas pessoas. A causa das dores de cabeça primárias é a atividade de hormônios produzidos pelo cérebro, problemas na estrutura da cabeça, distúrbios dos músculos ao redor da cabeça e do pescoço ou uma combinação desses fatores. Uma coisa é certa: as cefaleias primárias não são um sintoma de um distúrbio ou doença em particular.
Vários fatores de estilo de vida ruim também podem aumentar o risco de uma pessoa de sentir dores de cabeça primárias, como:
- Consumo de álcool, especialmente vinho tinto (vinho tinto).
- O hábito de comer certos alimentos, como carnes processadas que contêm nitratos.
- Mudanças nos hábitos de sono ou falta de sono.
- Hábito de praticar a má postura.
- Hábito de pular refeições.
- Estresse.
A própria dor de cabeça primária inclui vários tipos de derivados, a saber:
1. Dor de cabeça de tensão (cefaleia tensional)
As cefaleias tensionais são o tipo mais comum e podem acontecer a qualquer pessoa. Este tipo de dor de cabeça é uma dor leve a moderada, que dá a sensação de que você está sendo pressionado ou com um nó na cabeça. Geralmente, as cefaleias tensionais envolvem ambos os lados da cabeça.
A causa mais comum dessas dores de cabeça é a tensão muscular na parte de trás da cabeça e do pescoço. O estresse é o gatilho mais comum para dores de cabeça tensionais.
Esse tipo de dor de cabeça pode durar algumas horas ou dias e ir e vir por até três meses. No entanto, se a dor de cabeça durar mais de 15 dias por mês e se repetir por pelo menos três meses consecutivos, você está tendo uma dor de cabeça crônica.
2. Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de cefaleia caracterizada por dor latejante de intensidade moderada a grave. Esse tipo de dor de cabeça geralmente ocorre em um lado da cabeça e costuma ser acompanhado por outros sintomas, como náuseas e vômitos, visão turva e sensibilidade a cheiros, ruídos ou luz.
Em alguns casos, a enxaqueca pode ser acompanhada por uma aura, que consiste em distúrbios visuais, como flashes ou pontos de luz, ou outros distúrbios, como formigamento em um lado do rosto, braço ou perna e dificuldade para falar. As auras podem aparecer imediatamente antes ou ao mesmo tempo que os sintomas da enxaqueca.
As causas comuns das enxaquecas são distúrbios nervosos hereditários que tornam a pessoa mais sensível aos estímulos que desencadeiam a enxaqueca, tornando-a mais propensa a ataques.
3. Cefaleias em salvas
Uma cefaleia em salvas é um tipo de cefaleia que ocorre em um padrão cíclico ou período em salvas. Esse tipo de dor de cabeça é raro e geralmente é caracterizado por uma dor aguda em um lado da cabeça, na parte de trás do olho.
As várias áreas da cabeça que podem ser afetadas pelas cefaleias em salvas são:
- Dor de cabeça do lado esquerdo
- Dor de cabeça à direita
- Dor de cabeça na frente
- Dor de cabeça nas costas
O início da dor pode durar semanas ou meses, o que geralmente é seguido por um período de remissão, quando a dor de cabeça para, por meses ou até anos. A causa não é conhecida ao certo, mas até agora a suspeita se deve a anormalidades na estrutura do hipotálamo do cérebro.
4. Cefaléia hipnótica
Este é um tipo de cefaléia bastante raro, pois geralmente ocorre em pessoas entre 40 e 80 anos. A dor de uma dor de cabeça hipnótica costuma durar de 15 a 60 minutos nos dois lados da cabeça, geralmente ocorre à noite e costuma acordar.
As cefaleias hipnóticas costumam ocorrer mais de 10 dias por mês. Às vezes, os sintomas são semelhantes aos da enxaqueca, ou seja, dores de cabeça acompanhadas de náuseas.
A causa não é tão conhecida. No entanto, em pessoas com novas dores de cabeça hipnóticas, os médicos geralmente se certificam de que não haja nenhuma condição médica específica que as cause, como apnéia do sono, pressão alta ou baixa de açúcar no sangue à noite e descontinuação da medicação.
Além disso, os médicos também garantem que não tenham outros distúrbios de cefaléia primários com sintomas semelhantes, como cefaléias em salvas e enxaquecas.
Dor de cabeça secundária
Esse tipo de cefaléia secundária geralmente ocorre devido a outra condição de saúde no corpo que provoca dor na região da cabeça. As condições de saúde que se desencadeiam geralmente atacam a cabeça e as áreas adjacentes que são sensíveis à dor.
As várias condições que podem causar dores de cabeça secundárias são as seguintes:
- Tumor cerebral.
- Desidratação.
- Infecção na orelha.
- Glaucoma.
- Pressão alta.
- Gripe.
- Infecção do sinus.
- Uso prolongado de analgésicos.
- Ataque de pânico.
- golpes.
- Aneurisma cerebral.
- Inflamação do cérebro (encefalite).
- E outros.
Cada condição que causa dores de cabeça pode apresentar sintomas diferentes uns dos outros, é claro, além dos sintomas principais da doença ou condição. Tipos de dores de cabeça incluídos no tipo secundário, a saber:
1. Dor de cabeça de sinusite
As dores de cabeça da sinusite podem fazer você sentir uma pressão latejante na cabeça que se irradia para as bochechas, os olhos e a testa. A dor também pode piorar quando você se deita ou inclina o corpo para a frente. Você também se sentirá cansado e seus dentes da frente doerão ao sentir esse tipo de dor de cabeça.
Esse tipo de dor de cabeça causado pela sinusite geralmente dura alguns dias ou mais. As dores de cabeça geralmente vêm com outros sintomas dos seios da face, como nariz escorrendo / entupido, zumbido nos ouvidos, febre e dor de garganta.
2. Dor de cabeça de rebote
Dor de cabeça de rebote Isso ocorre devido ao consumo excessivo de medicamentos para dor de cabeça ou de longo prazo. Normalmente, esse tipo de dor de cabeça ocorre quando você toma um analgésico mais do que alguns dias por semana.
Dor de cabeça em pacientes dor de cabeça de rebote geralmente sente dor de cabeça quase todos os dias, e muitas vezes te acorda de manhã. Esse tipo de dor de cabeça geralmente melhora com o consumo de remédio para dor de cabeça e reaparece quando os efeitos do medicamento passam. Alguns sintomas também podem ocorrer com esse tipo, como náuseas, dificuldade de concentração ou problemas de memória.
3. Dor de cabeça de compressão externa
As dores de cabeça por compressão externa podem ocorrer quando algo usado na cabeça, como um capacete, óculos de proteção ou equipamento esportivo, pressiona a testa e a pele, causando dor. Quem sofre desse tipo geralmente é um trabalhador da construção civil, militar, policial ou atleta que sente dores de cabeça após o exercício.
No entanto, outras pessoas que usam chapéus ou bandanas apertadas também correm o risco de sentir dores semelhantes. Os sintomas sentidos são geralmente na forma de dor moderada e constante, que ocorre na área que pressiona a cabeça. A dor também pode piorar se algo que prende a cabeça for usado por mais tempo.
4. Dor de cabeça repentina ou dor de cabeça de trovão
Assim como o nome dele, dor de cabeça de trovão é um tipo de dor de cabeça que ocorre repentinamente ou repentinamente, como a queda de um raio. Essas dores de cabeça geralmente ocorrem muito rapidamente e atingem seu pico em cerca de um minuto. A dor costuma ser acompanhada por outros sintomas, como náuseas ou vômitos, febre ou convulsões.
Dor de cabeça de trovão é uma condição rara. No entanto, esse é um tipo perigoso de dor de cabeça porque pode ser um sinal de uma condição médica potencialmente fatal, como sangramento dentro e ao redor do cérebro. Portanto, se você sentir sintomas de uma dor de cabeça repentina, procure imediatamente um médico.
5. Dores de cabeça hormonais
As dores de cabeça também podem ocorrer devido a flutuações hormonais que geralmente ocorrem em mulheres, como menstruação ou menstruação, gravidez e assim por diante. As dores de cabeça durante a menstruação também são conhecidas como enxaquecas menstruais. Isso geralmente ocorre um pouco antes, durante ou após a menstruação, desencadeada por alterações no estrogênio.
6. Dores de cabeça na coluna
Dores de cabeça na coluna ou dor de cabeça espinhal é uma complicação bastante comum em pacientes submetidos a punção lombar (punção lombar) ou raquianestesia.
De acordo com a Clínica Mayo, ambos os procedimentos requerem punções da membrana dura que envolve a medula espinhal, e da parte inferior da coluna, ou seja, as raízes nervosas lombar e sacral. Enquanto isso, se o líquido cefalorraquidiano na coluna vertebral vazar como resultado da punção, você poderá sentir uma dor de cabeça na coluna.
Nesse tipo de cefaléia, os sintomas geralmente são latejantes, de intensidade leve a grave. Normalmente, a dor piora quando você se senta ou fica em pé e diminui ou mesmo vai embora quando você se deita. Essa dor costuma ser acompanhada por outros sintomas, como tontura, zumbido nos ouvidos, perda de audição, visão turva, náuseas e vômitos, rigidez do pescoço ou convulsões.