Várias doenças pulmonares, reconheça as causas e os sintomas!

Os pulmões são órgãos vitais do sistema respiratório humano. Quando há interferência nos pulmões, você pode sentir sintomas, como falta de ar, tosse persistente ou falta de ar com chiado. Várias doenças podem causar distúrbios pulmonares, com diferentes sintomas e gravidade. Para antecipar os perigos, veja mais detalhadamente na análise a seguir.

Várias doenças que atacam os pulmões

Os pulmões funcionam para regular a troca de oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Ao respirar, o oxigênio inalado de fora entra nos pulmões e circula no sangue.

Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono no sangue entrará nos pulmões para ser exalado quando você exalar para o ar. A presença de problemas ou dores nos pulmões pode afetar a continuidade desse processo de troca de ar.

Na verdade, existem muitas doenças que podem causar distúrbios pulmonares. A seguir estão algumas condições e doenças dos pulmões, variando das mais comuns às que causam sintomas graves.

1. Asma

A asma é um distúrbio respiratório crônico causado pelo estreitamento das vias aéreas devido à inflamação. Esse estreitamento das vias aéreas pode afetar o funcionamento dos pulmões, inibindo principalmente o processo de troca de ar.

Este estreitamento das vias respiratórias causa os sintomas típicos da asma, nomeadamente respiração ofegante (sons respiratórios) estridente estridente ).

Durante a recaída, algumas pessoas podem sentir dor nos pulmões, especialmente à esquerda, mas também pode ser em ambos os lados. Outros sintomas incluem falta de ar e tosse.

De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, a causa exata dessa doença pulmonar não é conhecida. A asma não pode ser completamente curada e pode reaparecer devido a fatores desencadeantes, como o ar frio, que também pode exacerbar os sintomas.

Felizmente, você pode controlar a recorrência dos sintomas com medicamentos para asma e evitando fatores desencadeantes.

2. Pneumonia

A pneumonia é uma doença infecciosa comum do sistema respiratório. Algumas pessoas também se referem a ele como pulmão úmido. A causa da pneumonia é uma infecção bacteriana, viral ou fúngica que ataca os sacos de ar (alvéolos) nos pulmões.

A infecção no alvéolo causa inflamação, de modo que os pulmões ficam inundados com líquido e faz com que algumas células morram devido aos danos causados ​​pela infecção. Essa condição tornará difícil o fluxo de oxigênio dos pulmões para os vasos sanguíneos. Como resultado, o paciente apresentará sintomas como tosse persistente e falta de ar.

Pessoas que têm pneumonia por pneumonia podem transmitir a doença ao tossir, espirrar ou tocar em superfícies com as mãos contaminadas com o vírus.

3. Bronquite

Bronquite é uma doença pulmonar que ocorre devido à inflamação dos brônquios, a ramificação das vias aéreas que leva aos pulmões. As principais causas de bronquite são infecções virais e irritação causada pela fumaça do cigarro.

A infecção nos brônquios causa inflamação, impedindo que o oxigênio inalado entre nos pulmões. Pessoas com doenças pulmonares devido à bronquite também apresentam tosse prolongada com catarro. O escarro devido à bronquite geralmente é espesso e incolor.

Esta doença pode ser aguda em condições que continuam a melhorar após 10 dias sem causar danos significativos aos pulmões. No entanto, a bronquite também pode ser crônica e levar a doenças como a doença pulmonar obstrutiva crônica.

4. DPOC

DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma doença pulmonar progressiva. Os sintomas pioram com o tempo. A American Lung Association explica que esta doença inclui duas condições, ou seja, bronquite crônica e enfisema.

Se a bronquite atacar os ramos pulmonares, ou seja, os brônquios, o enfisema atacará os sacos de ar nos pulmões, também conhecidos como alvéolos. Ambas as condições podem bloquear as vias respiratórias dos pulmões, dificultando a respiração dos pacientes.

Os sintomas desta doença irão se desenvolver gradualmente marcados por uma tosse que não passa e falta de ar que freqüentemente aparece, especialmente durante as atividades.

Algumas das principais causas de doenças pulmonares são o tabagismo, a exposição a produtos químicos que irritam os pulmões, como a poluição de resíduos industriais, e fatores genéticos que fazem com que o corpo não produza a proteína Alfa-1. Esta proteína é útil para proteger os pulmões.

5. Tuberculose (TB)

A tuberculose também é uma doença pulmonar comum. A transmissão ocorre pelo ar e respingos de saliva. No entanto, a transmissão da TB pode ocorrer por contato próximo e interações de rotina com os pacientes.

Esta doença é causada por uma infecção bacteriana Mycobacterium tuberculosis que ataca os pulmões. As bactérias podem permanecer no corpo, mas não infectam ativamente ou são chamadas de doenças latentes de TB. Ao infectar ativamente (TB ativa), a bactéria causa sintomas como tosse crônica.

Embora as bactérias inicialmente causem infecção nos pulmões, elas também podem se espalhar para vários órgãos do corpo, como nódulos linfáticos, ossos, e causar complicações.

Portanto, é importante que você faça tratamento para a tuberculose regularmente. A razão é que o risco de resistência aos antibióticos pode ocorrer se você não tomar o medicamento de acordo com o conselho do médico.

6. Derrame pleural

O termo pulmão úmido é frequentemente usado na pneumonia, mas existem outros distúrbios que podem indicar a mesma condição, a saber, derrame pleural.

O derrame pleural ocorre quando há um acúmulo de líquido na cavidade pleural, localizado entre os pulmões e a parede torácica. Essa condição pode ocorrer devido a certos problemas de saúde, como insuficiência cardíaca, infecção pulmonar, câncer ou pancreatite.

Na pleura normalmente existe um fluido que pode ajudar na movimentação dos pulmões no processo respiratório. No entanto, o excesso de líquido nos pulmões pode realmente causar dificuldade para respirar.

Além da dor nos pulmões, essa condição pode causar dificuldade para respirar, tosse, febre e níveis baixos de oxigênio no sangue.

7. Pleurisia

A pleurisia é uma inflamação da pleura, que é a membrana que separa os dois lados do pulmão e a parede torácica.

A inflamação da pleura pode ser causada por infecções bacterianas que atacam as vias respiratórias, tumores, costelas quebradas, câncer de pulmão, lesões no peito e lúpus. A inflamação do revestimento dos pulmões pode causar dor no peito ao respirar, acompanhada por sintomas de tosse e febre.

No entanto, a dor nos pulmões pode piorar e se espalhar para a parte superior do corpo, afetando os ombros e as costas.

Distúrbios pulmonares, como derrame pleural, também podem ocorrer devido à inflamação da pleura. Além disso, existe o risco de complicações perigosas devido aos pulmões serem comprimidos por líquido e pus, causando insuficiência respiratória.

Se a inflamação atacar o pulmão esquerdo, você poderá sentir uma dor aguda no pulmão esquerdo ou no peito.

8. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é uma condição em que uma das artérias dos pulmões é bloqueada por um coágulo sanguíneo. A causa desta doença pulmonar é a presença de coágulos nos vasos sanguíneos que fluem das pernas para os pulmões.

Como resultado, esses coágulos bloqueiam o fluxo de sangue para os pulmões. A embolia pulmonar pode causar dor no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e tosse com sangue.

Geralmente, esta doença pulmonar é experimentada por idosos (com mais de 70 anos) e pessoas que são obesas. Esta condição, que causa o bloqueio dos vasos sanguíneos para os pulmões, pode ser fatal se não for tratada imediatamente.

Você precisa procurar atendimento médico imediatamente se sentir dor no peito insuportável e outros sintomas de embolia pulmonar.

9. Pneumotórax

O pneumotórax é uma condição que ocorre quando o ar vaza dos pulmões e entra entre os pulmões e a parede torácica. O ar que vaza pode exercer pressão e danificar os pulmões.

Este distúrbio de saúde pode ocorrer repentinamente em pessoas saudáveis ​​e em pessoas com complicações decorrentes de doenças pulmonares. Outras causas desta doença são câncer de pulmão, DPOC, lesões torácicas e cirurgia torácica ou abdominal.

O pneumotórax na verdade indica que os pulmões não podem funcionar de maneira ideal na circulação de ar. Portanto, essa condição geralmente causa sintomas, como dor no peito, insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca.

10. Hiperventilação

A hiperventilação é uma condição em que o nível de dióxido de carbono no corpo diminui drasticamente. Essa condição geralmente ocorre quando uma pessoa tem um ataque de pânico ( ataques de pânico ).

Essa condição afeta muito o trabalho dos pulmões, caracterizada por alterações na fase respiratória, como respiração muito rápida e dores no peito.

A quantidade de dióxido de carbono desperdiçada provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. Como resultado, você vai sentir tontura, dor de cabeça, dificuldade de concentração, dormência e formigamento nos dedos e pode perder a consciência ou desmaiar.

Outras causas que podem desencadear a hiperventilação são medo excessivo ou fobia, estresse, efeitos colaterais de medicamentos, gravidez e infecções nos pulmões.

Os ataques de pânico podem vir repetidamente, mas você pode superá-los praticando técnicas de respiração profunda, controlando o estresse e, se necessário, tomando medicamentos antidepressivos sob a supervisão de um médico.

11. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma doença pulmonar perigosa. Alguns dos sintomas do câncer de pulmão incluem dor no pulmão esquerdo ou no peito, tosse persistente, respiração ofegante, tosse com sangue, rouquidão e inflamação nos pulmões.

No entanto, a gravidade dos sintomas pode variar dependendo do estágio ou estágio de desenvolvimento das células cancerosas.

Todos correm o risco de desenvolver câncer de pulmão, mas os fumantes ativos e passivos têm um risco maior. Além disso, essa doença pode não apenas atacar os pulmões, mas também se espalhar para outras partes do corpo.

12. Costocondrite

Costocondrite ocorre quando a cartilagem das costelas inflama, causando dor. A dor no pulmão esquerdo pode ser um dos sintomas se o osso inflamado estiver no lado esquerdo do tórax.

Essa dor não ocorre apenas no peito, mas também se espalha para as costas. A costocondrite não é fatal, mas a dor pode ser incômoda. Essa condição ocorre devido ao levantamento de pesos muito pesados.

Existem várias doenças que podem causar distúrbios nos pulmões. Embora tenham sintomas semelhantes, como tosse e falta de ar, cada doença pode ter uma gravidade diferente de sintomas.

Cada uma dessas doenças precisa ser antecipada, mas você precisa estar ciente das doenças que têm um impacto sério, como danos aos pulmões. Se você tiver problemas respiratórios que não desaparecem, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto.