O câncer cervical é um dos muitos tipos de câncer que costuma atacar as mulheres. Ao detectar precocemente, as chances de cura do câncer cervical podem aumentar. Existem várias maneiras de detectar o câncer cervical, uma das quais é fazer IVA teste também conhecido como exame de IVA. Confira a explicação completa do procedimento de teste IVA para câncer cervical abaixo.
O que é IVA teste?
Existem vários tipos de rastreamento do câncer cervical. Além do exame de Papanicolaou mais popular para câncer cervical, o IVA teste é outra forma que também pode ser feita para detectar o câncer cervical.
O teste IVA é um método de inspeção visual com ácido acético, também conhecido como inspeção visual com ácido acético. Como o nome sugere, IVA teste é uma forma de diagnóstico precoce da possibilidade de câncer do colo do útero com o uso de ácido acético.
Os resultados do teste IVA que aparecem permitem verificar se há ou não crescimento de células pré-cancerosas no colo do útero ou no colo do útero.
Quando o teste de IVA pode ser feito?
Citando o site do Ministério da Saúde da Indonésia, os dados da Globocan 2018 mostram que o número de novos casos de câncer na Indonésia é de cerca de 348.809.
O maior posto no número de casos de câncer é ocupado pelo câncer de mama, seguido pelo câncer de colo do útero em segundo lugar.
A incidência de câncer cervical é estimada em 23 pessoas por 100.000 habitantes. Com base nisso, as mulheres são aconselhadas a fazer a detecção precoce.
O teste IVA é uma das opções para a detecção precoce do câncer cervical. Então, quando é o momento certo para fazer um exame de IVA?
Uma das vantagens do teste IVA em relação a outros exames é que ele pode ser feito com segurança a qualquer momento. Antes, durante e depois da menstruação, não importa.
O teste de IVA pode ser feito durante a gravidez?
Na verdade, a detecção do câncer cervical não é necessária durante a gravidez. Isso ocorre porque os resultados da detecção do câncer cervical durante a gravidez se tornam mais difíceis de determinar. Se quiser fazer isso, faça na 12ª semana após o parto.
No entanto, se você obteve resultados insatisfatórios na detecção precoce do câncer cervical, pode ser necessário fazer um teste IVA durante a gravidez. Basicamente, este teste de IVA não afetará sua gravidez.
Qual é o procedimento para fazer o IVA teste?
O objetivo do teste IVA é uma triagem inicial para detectar os sintomas do câncer cervical e prevenir complicações.
O exame IVA é geralmente um teste indolor e leva apenas alguns minutos. Exames que tendem a ser breves e sem passar por testes laboratoriais complexos tornam o IVA teste relativamente acessível em comparação com outros métodos de detecção precoce do câncer cervical, como o esfregaço de Papanicolaou.
À primeira vista, os processos de exame de Papanicolaou e IVA parecem iguais. O procedimento de teste IVA a ser realizado é o seguinte:
- Antes de iniciar o teste de IVA, você será solicitado a se deitar com as pernas abertas ou montadas.
- O médico ou parteira insere um espéculo na vagina. O espéculo tem como objetivo deixar a vagina bem aberta, facilitando a observação do colo ou do colo do útero.
- O ácido acético ou vinagre com um nível de cerca de 3-5% é esfregado na parede cervical.
Ao contrário do exame de Papanicolaou, que tem que esperar alguns dias para receber o resultado, o exame VIA é um exame cujos resultados podem ser vistos imediatamente após a realização do exame.
Normalmente, as células normais da parede cervical não experimentam nenhuma mudança (cor) quando o ácido acético é aplicado.
Por outro lado, se houver um problema com as células da parede cervical, como células pré-cancerosas ou cancerosas, a cor cervical ficará branca automaticamente.
Portanto, o teste IVA é um dos primeiros exames de câncer cervical que pode ser obtido rapidamente.
Vantagens do exame de IVA
Conforme relatado pelo Cancer Disease Situation do Center for Data and Information do Ministério da Saúde da Indonésia, várias vantagens do teste IVA para câncer cervical em comparação com outros métodos são:
- As verificações são mais simples, rápidas e fáceis.
- Não requer testes laboratoriais complicados para que os resultados possam ser conhecidos imediatamente.
- Você não precisa estar em um hospital, mas também pode ir a um centro de saúde com um clínico geral ou parteira.
- É considerado mais eficaz porque pode ser feito em uma visita (visita única).
- A detecção precoce com o teste IVA tem uma cobertura de cerca de 80% em cerca de 5 anos e estima-se que reduza significativamente a chance de câncer cervical.
- O teste de IVA tem uma sensibilidade de aproximadamente 77% por cento (intervalo de 56-94 por cento) e uma especificidade de aproximadamente 86 por cento (intervalo de 74-94 por cento).
Como ler os resultados do IVA teste?
Os resultados do teste IVA são resultados que você pode saber imediatamente após a conclusão do exame. Isso é um pouco diferente do teste de Papanicolaou, que leva um tempo até você descobrir se há células cancerosas ou células pré-cancerosas no colo do útero.
A título de ilustração, segue-se uma explicação de cada resultado do IVA teste:
Teste IVA negativo
Os resultados do teste de IVA que mostram um resultado negativo são uma boa notícia. Isso significa que não há crescimento de células pré-cancerosas ou células cancerosas no colo do útero ou colo do útero. Os resultados deste exame são normais.
Teste de inflamação IVA
Os resultados do teste IVA que mostram que a inflamação é um sinal de inflamação no colo do útero ou colo do útero. Essa inflamação pode incluir achados benignos, como a presença de pólipos.
Nessa condição, geralmente você receberá alguns medicamentos primeiro, até que os pólipos tenham desaparecido e o colo do útero tenha voltado ao normal.
Depois disso, o teste IVA para câncer cervical só pode ser repetido novamente para obter resultados mais precisos.
Teste VIA positivo
Um resultado positivo do teste VIA é um sinal de anormalidades no colo do útero. Os resultados do teste IVA podem ser considerados positivos quando uma cor branca é encontrada.acetobranco) no colo do útero após ser esfregado com ácido acético ou vinagre. Esta condição pode indicar o crescimento de células pré-cancerosas.
Teste IVA de câncer cervical
Os resultados deste teste IVA indicam que existem anomalias no crescimento das células do colo do útero. Os resultados deste teste IVA podem ser causados pelo crescimento de células cancerosas no colo do útero ou colo do útero.
O que fazer depois de fazer o teste de IVA?
O que você precisa fazer depois de se submeter a um teste IVA para detectar o câncer cervical depende dos resultados obtidos com esse exame.
Se você obtiver um resultado negativo no teste de IVA, o que você deve fazer para prevenir o câncer cervical é levar um estilo de vida saudável.
Por exemplo, mantenha exames de rotina para câncer cervical, pelo menos a cada dois anos. Em seguida, evite várias coisas que podem causar câncer cervical. Além disso, pratique um estilo de vida saudável comendo alimentos saudáveis e fazendo exercícios regularmente.
Enquanto isso, se os resultados do teste IVA mostrarem um resultado positivo, o que você deve fazer é realizar um exame de acompanhamento para câncer cervical. O motivo, você também precisa saber o estágio do câncer cervical vivido.
Além disso, também é importante fazer após a realização do teste IVA é submeter-se ao tratamento do câncer do colo do útero recomendado pelo médico, desde o uso de medicamentos para o câncer do colo do útero, até a radioterapia e quimioterapia para o câncer do colo do útero. Normalmente, o tipo de tratamento recomendado pelo médico é determinado de acordo com o estágio do câncer cervical experimentado.
Além do tratamento, você também precisa adotar um estilo de vida mais saudável, por exemplo, comendo alimentos saudáveis para pacientes com câncer do colo do útero e praticando exercícios regularmente.
Isso será muito útil no processo de recuperação do câncer do colo do útero pelo qual você será submetido após o tratamento para sua condição. Você também precisa interromper todos os hábitos ruins que podem piorar as condições de saúde.