A cirurgia de aumento de mama está incluída no grupo de cirurgia estética. Por meio dessa cirurgia, as mulheres podem obter implantes mamários para tornar seus seios maiores e mais cheios.
Esta cirurgia pode ser feita por motivos reconstrutivos ou de reparo, como após uma mastectomia (remoção cirúrgica da mama) para câncer de mama, mas também pode ser feita por razões estéticas.
Dois tipos de implantes mamários
Existem dois tipos de implantes mamários usados para cirurgia de aumento de mama, ou seja, solução salina e silicone. Normalmente, os implantes implantados só devem ser deixados no corpo por 10-15 anos. Quando chega ao fim dessa idade, o implante deve ser trocado.
- Implante de cópia é um implante que usa uma bolsa de silicone preenchida com solução salina estéril.
- Implante de silicone é um implante que usa bolsa de silicone e contém um gel de plástico espesso (silicone).
Geralmente, muitas mulheres usam implantes de silicone, porque se parecem mais com seios reais do que com implantes salinos. No entanto, os implantes de silicone são mais arriscados para a saúde se o implante se romper.
Em 1992, a Food and Drug Administration (FDA) suspendeu a venda de implantes de silicone por razões de segurança. No entanto, em 2006, após muitas pesquisas, o FDA começou a aprovar alguns implantes de silicone para revenda no mercado.
Quanto custa a cirurgia de aumento de mama?
Para realizar a cirurgia de aumento das mamas, o custo certamente não é pequeno. O quanto custa para implantar um implante mamário depende de onde ele está localizado, do médico e também do tipo de implante usado.
Por estarem incluídos em procedimentos cosméticos ou cosméticos, a cirurgia de aumento de mama e seus tratamentos, incluindo o risco de doenças que podem surgir, geralmente não estão incluídos na lista do seguro saúde, portanto, os custos são elevados.
Só na Indonésia, o custo médio da cirurgia de aumento de mama começa em Rp. 20 milhões e acima, conforme declarado pelo dr. Irena Sakura Rini e citado por Metrotvnews.com.
Qual é a idade mínima para cirurgia de aumento de mama?
Os seios continuarão a se desenvolver e crescer até que a mulher chegue aos 20 anos. Muitos médicos emitem uma regra que, para realizar uma cirurgia de aumento de mama com implantes salinos, a mulher deve ter pelo menos 18 anos de idade. Enquanto isso, para usar implantes de silicone, a mulher deve ter pelo menos 22 anos de idade.
Quais são os requisitos que devem ser cumpridos antes da cirurgia de aumento de mama?
A cirurgia de aumento de mama é um procedimento muito pessoal e você deve fazer isso por si mesma, e não por mais ninguém. Se você atender aos requisitos abaixo, poderá ser candidato a pacientes com cirurgia de aumento de mama.
- Você está fisicamente apto.
- Você tem expectativas realistas.
- Seus seios estão crescendo.
- Você está incomodado com a sensação de que seus seios são muito pequenos.
- Você não está feliz com a perda de forma e volume dos seus seios após a gravidez, perda de peso ou idade.
- Você não está feliz com o topo de seus seios que não se projetam.
- Seus seios não são simétricos.
- Um ou ambos os seios não se desenvolvem normalmente ou apresentam uma forma alongada.
Como escolher o cirurgião plástico certo?
Ao escolher um cirurgião para a cirurgia de aumento das mamas, escolha um que tenha longa experiência. Se você escolher um cirurgião com 6 anos de experiência em treinamento cirúrgico e pelo menos 3 anos de experiência em cirurgia plástica, o risco de desenvolver complicações será pequeno.
Antes do início da cirurgia, você se encontrará com seu cirurgião para uma avaliação médica. Você pode dizer o que quiser e também receberá feedback do seu médico. Essa discussão também inclui a parte da mama que você deseja tratar. Assim você saberá onde a cicatriz será gerada.
Seu cirurgião pode pedir que você pare de tomar certos medicamentos por alguns dias ou semanas antes do início da cirurgia.
Quanto tempo leva o processo de cirurgia de aumento de mama?
Normalmente, a cirurgia para aumentar a mama com este implante usa anestesia geral, então você vai adormecer e não sentir dor. A duração desta operação é de cerca de 1-2 horas.
Como é o procedimento para a cirurgia de aumento dos seios?
Seu cirurgião fará um corte na pele de sua mama no local ou área que você deseja tratar. Mas geralmente o cirurgião corta sob seu seio, sob seu braço ou ao redor de seu mamilo. Tudo depende do seu corpo, do tipo de implante usado e do tamanho do aumento.
Após o corte da pele, o implante será colocado entre o tecido mamário e os músculos do peito, ou atrás dos músculos do peito. Após a colocação do implante, a incisão é suturada e fechada.
Normalmente, o paciente pode ir direto para casa ou pode optar por passar a noite no hospital. Ao voltar para casa, você precisa limitar suas atividades e evitar atividades extenuantes ou cansativas. Você pode retornar às suas atividades normais nas próximas 4-6 semanas.
Após a cirurgia, as mulheres geralmente ficam preocupadas com o formato não natural de seus seios no início. No entanto, é normal e acontece com frequência. Em geral, seus seios ficarão com uma aparência melhor e se sentirão melhor em alguns meses.
Recuperação após cirurgia de aumento de mama
Seu seio será coberto com gaze após a cirurgia. O tubo de drenagem colocado em você será removido em alguns dias. Você também deverá usar um sutiã especial até se recuperar.
Você será solicitado a não fazer atividades que o incomodem por alguns dias. Quaisquer atividades que requeiram o levantamento de objetos pesados não são permitidas até 6 semanas após a cirurgia.
Você pode usar analgésicos como o paracetamol para reduzir o desconforto. Seu médico também pode prescrever alguns medicamentos. O inchaço também pode ocorrer na área do sítio cirúrgico, mas desaparecerá junto com a cicatriz cirúrgica com o tempo.
Complicações que podem ocorrer devido à cirurgia de aumento dos seios
Se você decidir fazer uma cirurgia de aumento de mama usando implantes, deve estar ciente dos riscos que esta cirurgia pode representar.
- Infecção ou sangramento após a cirurgia
- Haverá cicatrizes
- Encolhimento do tecido cicatricial ao redor do implante
- Implante dividido
- Os implantes ficam enrugados ou dobrados
- Mudanças temporárias ou permanentes na sensação do mamilo
Em alguns casos, a cirurgia adicional é necessária para tratar outros problemas que surgem.