Muitas das queixas de saúde que experimentamos com frequência estão relacionadas à área da orelha, nariz e garganta. Na verdade, todos os três são órgãos que têm funções importantes no processo de respirar, ouvir e engolir alimentos. Um exame feito por um otorrinolaringologista ou otorrinolaringologista pode ajudá-lo a lidar com problemas de saúde na região dos ouvidos, nariz e garganta.
Porém, como saber quando consultar um médico otorrinolaringologista? Conheça algumas doenças otorrinolaringológicas e seus sintomas que indiquem a necessidade de um exame médico.
Orientar quando você precisar consultar um médico otorrinolaringologista
Orelhas, nariz e garganta são partes interligadas do corpo. Quando há um problema no nariz, pode afetar o estado do ouvido e da garganta.
Alguns dos sintomas que você sente podem, na verdade, ser um sinal de que você deve consultar um médico imediatamente. A seguir estão os distúrbios otorrinolaringológicos que precisam de atenção.
1. Perda auditiva: surdez ou zumbido nos ouvidos
Na verdade, nem todos os distúrbios do ouvido podem reduzir a capacidade auditiva ou até mesmo perder a capacidade de ouvir ou ficar surdos.
Às vezes, a perda auditiva é temporária (temporária) e pode ser curada para que você possa voltar à audição normal.
O que se deve observar é quando a perda auditiva dura muito. Isso pode ser um sinal de lesão no ouvido que precisa de um exame mais aprofundado por um médico otorrinolaringologista.
A perda auditiva crônica pode ser causada por:
- Ouvindo o som muito alto
- Acúmulo de cera no ouvido
- fatores genéticos
- Fator de idade
- Tumor ou câncer
Além disso, outros distúrbios de ouvido que precisam ser cautelosos são zumbidos ou em linguagem médica chamados zumbido. Essa condição é comum em todas as idades e não é um sinal sério.
No entanto, você precisa ter cuidado se sentir zumbido constante nos ouvidos porque, em alguns casos, zumbido Este é um dos primeiros sintomas de doenças auditivas perigosas. O zumbido nos ouvidos pode ocorrer devido a:
- Infecções do ouvido interno, médio e externo causadas por bactérias ou vírus
- Lesão no ouvido
- Distúrbios de equilíbrio ou vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)
Para saber com certeza a causa dos distúrbios de ouvido, o médico otorrinolaringologista fará uma otoscopia, que é um exame para ver o interior da orelha com um otoscópio.
2. Perturbações olfativas recorrentes
Distúrbios olfativos, como congestão nasal, acúmulo de muco, coriza e perda do olfato, que ocorrem repetidamente, indicam um problema com o nariz.
Os problemas de saúde no nariz geralmente atacam as cavidades de ar ao redor da testa (seios da face), ambos os lados da ponte do nariz e a área do nariz ao redor dos olhos.
Essa condição geralmente também causa algum distúrbio em outras áreas ao redor. Portanto, aqueles de vocês que continuam a ter problemas com distúrbios do olfato geralmente também sentem dor ao redor do rosto, orelhas, área dos dentes superiores e cabeça (tontura).
Quando você sentir distúrbios olfativos e dor persistente ao redor do nariz, mesmo que tenha cicatrizado e diminuído por algum tempo, você precisa verificar imediatamente o nariz com um médico otorrinolaringologista.
De acordo com a American Academy of Otolaryngology, as doenças que comumente causam distúrbios olfatórios crônicos incluem:
- Infecção sinusal ou sinusite
- Rinite alérgica
- Deslocamento do septo nasal (parte da parede que divide a cavidade nasal em duas)
- Lesão do nervo olfatório
- Pólipos nasais
O tratamento para distúrbios nasais dependerá da condição subjacente. No entanto, geralmente medicamentos contendo descongestionantes, como a pesudoefedrina, são administrados por médicos para tratar a congestão nasal.
3. Respiração, deglutição e rouquidão prejudicadas
Quando uma doença otorrinolaringológica ou certos problemas de saúde atacam a garganta, essa condição pode causar vários sintomas, como dor de garganta, dor ao engolir, falta de ar e rouquidão.
A maioria dos distúrbios da garganta geralmente são inofensivos e as queixas sentidas podem curar rapidamente. No entanto, quando as queixas como dor de garganta, falta de ar ou rouquidão duram mais ou mais de 2 semanas, você precisa ter cuidado.
Outros sintomas que podem surgir devido a distúrbios na garganta, como tosse, garganta seca, quente e grumosa, também precisam ser considerados.
Existem muitas doenças e condições que causam irritação na garganta. No entanto, certas doenças e condições podem levar a complicações perigosas se não tratadas adequadamente.
A seguir estão doenças que podem causar sérios problemas na garganta:
- Inflamação das amígdalas (amigdalite)
- A difteria é uma infecção bacteriana na garganta
- Inflamação das cordas vocais (laringite)
- Câncer nasofaríngeo
- Pólipos de cordas vocais
- Abscesso periamigdaliano (tonsilas cheias de pus)
- Apneia obstrutiva do sono (distúrbios de sono)
Portanto, faça um exame de garganta a um especialista ENT para descobrir a causa. Para fazer o diagnóstico, o médico fará uma laringoscopia ou teste de swab e analisará amostras em laboratório se houver suspeita de infecção viral ou bacteriana.
Se a inflamação for causada por uma infecção bacteriana, você precisará ser cuidadosamente tratado com antibióticos. Os antibióticos administrados geralmente são penicilina ou amoxicilina.
Ao experimentar sintomas e queixas devido a doenças do ouvido, nariz e garganta conforme acima, é recomendado que você consulte um médico otorrinolaringologista.
Após o exame ter identificado a causa, o médico providenciará o tratamento ou realizará uma cirurgia, se necessário.