Manchas brancas no rosto costumam ser reclamadas por muitas pessoas porque interferem na aparência. Não é de surpreender que muitas pessoas acabem indo ao médico ou usem tratamentos de pele especiais para se livrar delas. No entanto, você sabe o que realmente causa manchas brancas no rosto? Até as manchas brancas podem ocorrer de diferentes formas, sabe! Esta é a revisão.
1. Milia
Fonte: HealthlineMilia são manchas brancas na forma de pequenas saliências brancas redondas que muitas vezes são confundidas com cistos espinhas. A milia aparecerá na pele do rosto quando a queratina junto com outros componentes das células mortas da pele ficarem presos sob a superfície da pele. A queratina é uma forma de proteína presente na camada superior da pele. Os locais mais comuns de aparecimento de milia são ao redor dos olhos, bochechas e nariz.
A causa das manchas brancas de milia é uma reação alérgica a um produto áspero o suficiente para causar irritação na pele, juntamente com a exposição à luz solar que atinge a pele do rosto. Milia é formada com esses 2 componentes.
A mília também pode ocorrer em bebês, o que costuma ser confundido com acne em bebês. No entanto, a causa da milia em bebês não é conhecida com certeza. Milia também pode ocorrer em qualquer idade e sexo.
Os dermatologistas recomendam não apertar ou picar essas pequenas protuberâncias brancas. Milia geralmente vai embora sozinha. No entanto, se a condição também não melhorar a longo prazo, você pode consultar um dermatologista.
O médico aplicará um creme retinóide, ou ele será removido por microdermoabrasão, ou o dermatologista usará uma agulha fina para extrair a queratina da pele.
2. Tinea versicolor
Fonte: Medical News TodayTinea versicolor, também conhecida como pitiríase versicolor, é uma doença da pele causada pelo crescimento excessivo de fungos. As manchas de Tinera versicolor podem parecer escamosas ou secas e podem variar na cor. Algumas pessoas apresentam essa condição com manchas marrons rosadas, que mais tarde se transformam em manchas brancas.
Esse distúrbio pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas geralmente afeta pessoas que vivem em climas úmidos, pessoas com pele oleosa e pessoas com sistema imunológico comprometido.
Como a causa dessa condição é um fungo, a medicação antifúngica é a base do tratamento.
Consulte seu dermatologista sobre esta condição. Os médicos geralmente dão produtos na forma de pomadas ou cremes antifúngicos, incluindo a recomendação de xampus e tipos de sabonete seguros. Além disso, o médico também irá prescrever medicamentos antifúngicos orais para interromper e prevenir o crescimento do fungo.
3. Hipomelanose gutata idiopática
Fonte: American Osteopathic College of DermatologyA hipomelanose gutata idiopática é frequentemente referida como manchas brancas de sol ou manchas solares. A forma dessas manchas brancas varia, desde o tamanho de 1-10 milímetros de diâmetro. Essas manchas são planas na pele.
Essas manchas podem aparecer não apenas no rosto, mas também nas mãos, na parte superior das costas e nas pernas, nas canelas.
O aparecimento de manchas brancas é mais comum em pessoas de pele clara, pessoas que estão sempre expostas ao sol, e a probabilidade aumenta com a idade. Mulheres geralmente experimentam manchas brancas de sol à frente dos homens.
A causa dessas manchas brancas deve-se à exposição aos raios ultravioleta, por isso é necessário o uso de proteção solar na pele (filtro solar) para evitar o agravamento dessas manchas e, ao mesmo tempo, prevenir a formação de novas manchas.
4. Pityariasis alba
Fonte: Consultor de DermatologiaPitiríase alba é um tipo de eczema que contém pontos elevados de magnitude variável. Relatada no American Osteopathic College of Dermatology, a pitiríase alba pode ter forma oval, redonda ou irregular. A cor dessa condição da pele é rosa muito claro ou também pode ser branca. Essa condição geralmente afeta crianças de 3 a 16 anos.
A causa das manchas brancas devido à pityariasis alba não é conhecida ao certo. Suspeita-se que essa condição esteja relacionada à dermatite atópica ou à exposição ao sol e fungos que causam hipopigmentação.
A pitiríase alba geralmente se resolve sozinha em alguns meses ou até 3 anos. Se você sentir esses sintomas, seu médico irá sugerir a aplicação de um creme hidratante na área seca e o uso de um esteróide tópico, como a hidrocortisona, para aliviar a coceira.