O crescimento de um caroço no ânus costuma ser inofensivo. Na verdade, distúrbios do trato digestivo são comuns. No entanto, esses caroços ainda podem causar desconforto. Então, quais são as causas de seu surgimento? Como lidar com isso?
Causas de caroços no ânus
Basicamente, o ânus é um órgão que conecta o trato digestivo e a pele externa do corpo, consistindo de glândulas mucosas, nódulos linfáticos, vasos sanguíneos e terminações nervosas sensíveis.
Quando essas áreas ficam irritadas, infectadas ou bloqueadas, forma-se um caroço que torna o ânus duro ou dolorido ao toque. Muitas doenças que desencadeiam sua ocorrência, aqui estão os tipos.
1. Hemorróidas
Hemorróidas (hemorróidas) são as condições mais comuns que causam caroços ao redor do ânus. Normalmente, isso é experimentado por pessoas que apresentam hemorróidas externas.
Nódulos aparecem devido a uma interrupção no fluxo de sangue para o dreno. O distúrbio ocorre devido a alguns hábitos, como forçar demais e por muito tempo ao defecar ou ficar sentado por muito tempo no banheiro. Assim, o sangue eventualmente se acumula nas veias próximas ao ânus e causa inchaço.
2. Verrugas
Às vezes, um caroço no ânus também pode ser uma verruga. As verrugas são causadas por infecção Vírus do papiloma humano (HPV), um dos tipos mais comuns de vírus causadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
No início, as verrugas aparecem em tamanhos pequenos, mas com o tempo podem crescer e cobrir a região anal. Este vírus é transmitido através de relações sexuais desprotegidas ou contato direto com uma pessoa infectada na região anal.
3. Abscesso
Conforme explicado anteriormente, o ânus também consiste em muitas glândulas. Se uma das glândulas estiver bloqueada, a glândula pode ser infectada por bactérias ou vírus.
Posteriormente, essa infecção causará um acúmulo de pus conhecido como abscesso anal.
4. Câncer anal
Em alguns casos, um caroço no ânus também pode ser um sinal de uma doença grave, como câncer anal. O câncer pode surgir e se desenvolver quando mutações genéticas transformam células normais e saudáveis em células anormais. É claro que isso afetará sua função no corpo.
As células normais devem crescer e se multiplicar a uma certa taxa, depois morrem e são substituídas por novas células. Mas, em um corpo problemático, as células danificadas continuarão a crescer descontroladamente e permanecerão vivas.
As células anormais continuam a se acumular e, eventualmente, formam uma massa na forma de tumores e células cancerosas. As células cancerosas se separam do tumor original e, em seguida, se espalham para outros locais do corpo e atacam esses órgãos.
O câncer anal é frequentemente associado ao vírus HPV. Porque, em muitos casos, o vírus HPV é detectado em pacientes com câncer anal.
Quais são as características de um caroço no ânus?
Como os caroços podem indicar uma variedade de condições, os sintomas também podem variar dependendo da doença que você tem. No entanto, em geral, você pode experimentar sintomas como:
- coceira,
- doloroso,
- Prisão de ventre,
- uma sensação de queimação ao redor do ânus,
- uma sensação de desconforto, especialmente ao sentar
- diarréia,
- sangramento no ânus, e
- fezes com sangue.
Como tratar um caroço no ânus?
Para lidar com caroços, você deve saber com antecedência qual é a doença subjacente. A razão é que cada doença requer tratamento e medicação diferentes.
Se a causa for hemorróidas, você pode usar remédios caseiros para reduzir o desconforto causado pelo caroço.
O truque, simplesmente mergulhe ou sente-se em água morna por 10-15 minutos. Você pode fazer este tratamento 2-3 vezes ao dia até que a coceira ou a dor diminuam.
Outro se a condição não melhorar ou se você sentir sintomas como:
- fezes sangrentas,
- secreção de pus do ânus,
- febre acima de 38 ° Celsius,
- muitos caroços, e
- A dor piora e se espalha para outras áreas do corpo.
Não demore a consultar imediatamente um médico.
Ao diagnosticar uma doença que causa um nódulo no ânus, o médico geralmente realiza uma anuscopia.
A anoscopia é um exame que usa um pequeno tubo chamado anoscópio, que serve para ver o estado do ânus e do reto com mais clareza.
Se necessário, o médico também pode realizar outros exames, como um enema de bário com raio-X, uma sigmoidoscopia em tubo longo para visualizar o trato intestinal inferior ou uma colonoscopia com um instrumento chamado colonoscópio.
Com base na gravidade da condição, o médico só pode dar medicamentos tópicos ou realizar procedimentos de tratamento, como remoção de caroços ou terapia para pacientes com câncer de intestino.