6 Benefícios do Ginseng, da Superação do Diabetes à Prevenção do Câncer

O ginseng é uma das plantas à base de ervas que traz muitos benefícios. As raízes desta planta são usadas há muito tempo como fitoterapia na medicina tradicional. O ginseng tem vários benefícios, ajudando na cura e na prevenção de doenças.

Vários benefícios do ginseng

Normalmente, a raiz do ginseng é consumida pela mistura com bebidas como o chá preto.

Há também quem misture o ginseng à comida para fortalecer o sabor e o aroma.

Como planta medicinal, acredita-se que o ginseng aumenta a imunidade, supera a fadiga, acelera a recuperação de doenças e muito mais.

1. Ajude a melhorar a função cerebral

O primeiro benefício do ginseng é melhorar a capacidade de pensar, se comportar e melhorar a qualidade de vida.

Pesquisa publicada em 2018 na revista Oncotarget uma vez testada a eficácia do ginseng no apoio às habilidades cognitivas humanas.

Os resultados mostraram que os componentes do ginseng têm potencial para tratar distúrbios de saúde que afetam as habilidades de memória, como demência e Alzheimer.

O conteúdo antioxidante do ginseng também é capaz de reduzir o estresse oxidativo devido aos radicais livres que podem interferir nos processos de trabalho do cérebro.

2. Tem efeito antiinflamatório

Além de ter propriedades antioxidantes, o ginseng revelou ter um efeito antiinflamatório. Este efeito antiinflamatório do ginseng pode ser devido aos compostos ginsenosídeos.

Com base em pesquisa publicada no jornal Biomoléculasos ginsenósidos podem ter um efeito na forma de aumento da imunidade.

Quando o sistema imunológico funciona de maneira ideal para evitar infecções, ele pode reduzir a inflamação.

3. Reduza o estresse

O ginseng pode afetar o sistema nervoso do corpo de várias maneiras, como aumentar os processos metabólicos que, por sua vez, promovem a queima de energia.

Além disso, o consumo de ginseng pode reduzir o estresse e a ansiedade. Os benefícios do ginseng vêm do conteúdo de compostos adaptogen que podem reduzir os níveis de hormônio do estresse.

Em outras palavras, o consumo de ginseng pode reduzir os níveis de hormônio do estresse no corpo e ajudar a criar um melhor humor.

4. Ajuda a controlar o diabetes

Na verdade, o ginseng pode ser benéfico para quem tem diabetes. O consumo de ginseng pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Esta planta à base de plantas pode ajudar a regular a absorção de glicose no corpo.

Isso protege você de picos repentinos de açúcar no sangue, que podem colocá-lo em risco de desenvolver diabetes.

Pesquisa publicada em American Journal of Chinese Medicine 2005 mostrou que o ginseng (tipos originários da América e da Ásia), incluindo raízes, frutas e folhas, tem potencial para tratar diabetes.

Mesmo assim, este estudo ainda requer mais testes maiores para provar os benefícios do ginseng para o diabetes.

É importante lembrar que antes de pacientes diabéticos tomarem ginseng, você deve consultar um médico primeiro.

O motivo é que a interação entre os medicamentos antidiabéticos e as substâncias ativas do ginseng pode causar certas reações que são realmente prejudiciais à saúde.

5. Previna o câncer

O ginseng contém antioxidantes que podem combater os radicais livres no corpo, prevenindo o crescimento das células cancerosas.

Os ginsenosídeos contidos no ginseng também possuem propriedades antitumorais, de modo que podem prevenir o desenvolvimento de células cancerosas.

Um tipo de câncer que o ginseng pode ajudar a curar é o câncer de cólon (colorretal).

De vários estudos, o consumo de ginseng é conhecido por reduzir a taxa de propagação do câncer colorretal.

6. Previna o envelhecimento prematuro

Talvez você tenha visto muitos produtos de beleza que contenham ginseng.

Sim, o ginseng em si tem benefícios na redução dos sinais de envelhecimento prematuro da pele. Isso vem das propriedades antioxidantes do ginseng.

Os antioxidantes são capazes de prevenir os efeitos negativos dos radicais livres no corpo, que podem danificar as células saudáveis.

O ginseng também é capaz de estimular o fluxo sanguíneo por todo o corpo, especialmente nas células da pele.

Dessa forma, o ginseng ajuda a deixar a pele mais jovem e hidratada. Como resultado, os sinais de envelhecimento serão reduzidos.

Coisas a considerar ao consumir ginseng

Além dos vários benefícios que tem, o ginseng também contém efeitos colaterais. Isso ocorre porque o ginseng contém uma substância ativa muito forte.

Alguns dos efeitos colaterais do consumo de ginseng são dores de estômago, dores de cabeça, distúrbios do sono e reações alérgicas.

Portanto, você não deve comer muito e consumir ginseng com frequência.

Se você deseja tomar um suplemento ou multivitamínico que contém ginseng, deve primeiro consultar o seu médico.