7 sinais comuns quando seu corpo tem falta de vitamina B6

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma das oito vitaminas do complexo B. Embora a maioria das fontes de vitamina B6 possa ser facilmente encontrada nos alimentos, infelizmente nem todos podem atender às suas necessidades de vitamina B6. Especialmente para pessoas com doença hepática, doença renal, distúrbios digestivos, obesidade, mulheres grávidas e fumantes ativos. Essas pessoas são especialmente propensas à deficiência de vitamina B6.

Assim como a falta de outras vitaminas e minerais, o corpo sem vitamina B6 também apresentará alguns sintomas.

Qual é a função da vitamina B6?

A vitamina B6 desempenha vários papéis importantes no corpo. Começando pelo tratamento da anemia, prevenindo o risco de doenças cardíacas, diminuindo o colesterol alto e fortalecendo a função cerebral. Esta vitamina também pode ajudar com dores menstruais (TPM) e efeitos colaterais da gravidez, como enjôo matinal.

batatas, nozes, frutas que não sejam da família dos cítricos, peixes, fígado bovino e frango são algumas fontes de vitamina B6 que você pode obter facilmente.

Sinais a serem observados quando o corpo carece de vitamina B6

É importante saber que a vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água. Ou seja, o corpo não pode armazenar vitamina B6 a longo prazo. A vitamina B6 restante no corpo será filtrada pelos rins e excretada na urina.

Quando o corpo é deficiente em vitamina B6, geralmente mostra alguns sinais gerais, como:

1. Lábios rachados

Além de estarem secos e não beberem água suficiente, os lábios secos e rachados são o sinal mais facilmente reconhecível de deficiência de vitamina B6.

Se deixada continuamente, essa área de lábio dolorido pode sangrar e causar infecção. É claro que isso o deixará mais desconfortável.

2. O humor é fácil de mudar

Acredite ou não, os altos e baixos do seu humor nem sempre são influenciados pelas atitudes das outras pessoas e pela situação ao seu redor. Pense novamente, se a ingestão nutricional do seu corpo é suficiente? O motivo é que a falta de vitamina B6 pode, na verdade, ter um impacto nas mudanças de humor.

Alguns estudos descobriram que a vitamina B6 é útil para lidar com problemas de humor que costumam ocorrer durante a TPM.

Isso ocorre porque a vitamina B6 ajuda a aumentar a produção de serotonina e ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Ambas as substâncias funcionam para ajudar a controlar a ansiedade, a depressão e a dor.

3. Fadiga

Um dos sintomas mais fáceis que você pode sentir da deficiência de vitamina B6 é a fadiga, mesmo quando você acha que já dormiu e descansou o suficiente. Isso ocorre porque a vitamina B6 tem um papel importante no processo de formação da hemoglobina.

A hemoglobina é uma proteína presente nas células vermelhas do sangue e é responsável por ajudar a transportar o oxigênio por todo o corpo. Portanto, a produção de muito pouca hemoglobina fará com que as células do corpo não recebam oxigênio suficiente. A falta de hemoglobina é conhecida como anemia.

Além disso, a produção do hormônio melatonina, que ajuda a descansar o cérebro e o corpo, também é auxiliada pela vitamina B6. Como resultado, você fica facilmente fraco, cansado e letárgico se tiver deficiência de vitamina B6.

4. Erupção cutânea

Um estudo da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular relata que a causa da erupção cutânea vermelha e com coceira que leva à dermatite seborréica pode ser desencadeada por uma deficiência de vitamina B6.

Isso ocorre porque a vitamina B6 ajuda na absorção de colágeno para uma aparência saudável. Portanto, quando os níveis de vitamina B6 no corpo estão baixos, o resultado é uma inflamação da pele. Você também pode notar que sua pele parece vermelha, seca e coceira.

5. Sistema imunológico fraco

Na verdade, a falta de vitamina B6 pode enfraquecer o sistema imunológico do corpo. Na verdade, um forte sistema imunológico pode evitar infecções e inflamações.

A deficiência de vitamina B6 foi associada a uma diminuição na produção de anticorpos necessários para combater infecções, bem como a um número reduzido de glóbulos brancos, que são responsáveis ​​por estimular o sistema imunológico do corpo.

6. Convulsões

Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a ter convulsões. Um deles é devido à falta de vitamina B6. Quando o corpo não recebe a ingestão de vitamina B6 suficiente, o trabalho dos nervos para enviar e receber sinais não será ideal.

O trabalho nervoso que é bloqueado para enviar informações às partes do corpo necessárias acaba causando uma resposta de movimento descontrolada na forma de convulsões.

7. Níveis elevados de homocisteína

A homocisteína é um tipo de aminoácido necessário ao corpo. Bem, a deficiência de vitamina B6 pode fazer com que os níveis de homocisteína aumentem. A razão é que a vitamina B6 serve para ajudar a quebrar a homocisteína no corpo.

Esse aumento da homosistência está associado ao surgimento de vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame, Alzheimer, danos aos vasos sanguíneos e nervos.