Para a maioria das mulheres, os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais fazem com que tenham menstruações mais frequentes e intensas. Isso ocorre porque a droga atua continuamente para estimular o útero a sempre se desprender. No entanto, um punhado de outras mulheres na verdade nunca mais teve visitas mensais, embora usem pílulas anticoncepcionais por muito tempo. Por que você toma pílulas anticoncepcionais há muito tempo, mas não menstrua continuamente? Ou isso é realmente um sinal de que você admitiu uma gravidez?
Os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais duram cerca de 3 meses
As pílulas anticoncepcionais funcionam introduzindo diferentes hormônios em seu corpo. Mudanças nos níveis hormonais é o que faz com que o ciclo menstrual seja irregular como antes.
Bem, os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais que aparecem em uma mulher podem ser diferentes de outra. É por isso que algumas menstruam com mais freqüência, algumas apresentam sangramento cada vez mais prolongado e outras nem mesmo menstruam.
Um tipo de pílula anticoncepcional chamada pílula ingrediente sazonal faz com que algumas mulheres menstruem apenas 4 vezes por ano, também conhecido como menstruação apenas a cada 3 meses.
Mudanças no calendário menstrual ainda são consideradas normais até certo limite de tempo. Os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais no ciclo menstrual geralmente duram cerca de 3 meses a partir do consumo da primeira pílula.
Então, se você toma pílulas anticoncepcionais há muito tempo, mas não menstruou, isso é normal?
Por que você toma pílulas anticoncepcionais há muito tempo, mas não menstruou?
Além dos efeitos colaterais normais, há vários outros fatores que podem impedi-la de menstruar, mesmo depois de tomar pílulas anticoncepcionais por um longo período. Para alguns deles, você pode precisar consultar um médico imediatamente.
1. Estresse
A menstruação irregular durante o uso de métodos anticoncepcionais pode ser resultado de desequilíbrio hormonal devido ao estresse. O estresse interrompe a produção de hormônios por todo o corpo, incluindo o hormônio que desencadeia a menstruação, ou seja, o estrogênio.
A redução dos níveis de estrogênio é substituída por um aumento no hormônio do estresse cortisol, que inibirá o processo de ovulação em seu corpo. Isso significa que seu período será atrasado.
Em alguns casos, o estresse pode fazer com que a menstruação pare completamente.
2. Perda de peso drasticamente
Existem algumas mulheres que experimentam ganho de peso devido ao uso de pílulas anticoncepcionais. Este efeito colateral pode fazer com que alguns deles decidam fazer uma dieta extrema para perder peso.
A perda drástica de peso pode reduzir o trabalho do metabolismo do corpo. Se seu metabolismo estiver lento, seu corpo terá dificuldade em definir uma programação regular para o avanço do seu ciclo menstrual. O motivo, a falta de calorias pode impedir a produção do hormônio estrogênio, que é necessário para a ovulação.
Na verdade, o aumento do peso corporal que ocorre não é da gordura, mas do peso da água.
3. Exercício excessivo
O exercício excessivo pode causar estresse excessivo no corpo. Além disso, exercitar-se muito também pode interromper os níveis hormonais, fazendo com que você perca a menstruação, embora tome pílulas anticoncepcionais regularmente.
Principalmente se não for seguido por uma ingestão nutricional adequada. Quando os níveis de gordura no corpo caem abaixo de 20%, seu ciclo menstrual se torna caótico.
4. Certas doenças
Algumas doenças podem fazer com que a menstruação pare. A doença mais comum é a síndrome dos ovários policísticos, também conhecida como SOP.
Isso é um sinal de aceitação da gravidez?
As pílulas anticoncepcionais são um método eficaz de contracepção, mas nem sempre é o caso.
Você ainda pode engravidar enquanto estiver tomando pílulas anticoncepcionais. Isso pode acontecer geralmente porque a dose da pílula não está correta, não segue o cronograma para tomá-la ou porque a pílula em si não funcionou porque interage com outros medicamentos que você está tomando ao mesmo tempo.
No entanto, admitir uma gravidez enquanto toma pílulas anticoncepcionais é um caso raro. Se você suspeita que está grávida, primeiro conheça os sinais comuns de gravidez. Para ter certeza, verifique com pacote de teste ou consulte um médico o mais rápido possível.
Se você toma pílulas anticoncepcionais há muito tempo, mas não menstruou e a gravidez não é a causa, seu médico fará exames adicionais para determinar a causa real e as opções de tratamento.