Euforia, alegria com impactos positivos e negativos •

Conseguir uma pontuação perfeita em um teste, receber um bônus extra de seu chefe ou ganhar o sorteio de férias certamente o encherá de imensa alegria. Essa sensação de alegria que você sente é euforia (euforia). Embora possa ocorrer naturalmente, algumas pessoas também podem sentir essa alegria de maneiras prejudiciais à saúde. Por quê? Vamos lá, saiba mais sobre isso na análise a seguir.

O que é euforia (euforia)?

De acordo com o Instituto Nacional do Abuso de Drogas, euforia ou europhia significa sentimentos de alegria que surgem por causa de certos eventos felizes ou atividades que desencadeiam sentimentos de felicidade.

A euforia saudável geralmente ocorre naturalmente. É muito provável que essa condição seja sentida quando você chama a atenção de um ente querido, chega ao topo de uma montanha durante uma escalada ou pode ser porque escorrega de um escorregador em um jogo aquático.

Este sentimento natural de alegria acaba por fornecer muitos benefícios à saúde, incluindo:

  • Reduz o risco de doenças cardíacas que podem ser desencadeadas por forte estresse devido a uma vida infeliz, hipertensão e melhora a qualidade do sono.
  • Fique longe de doenças mentais, pois isso faz a pessoa pensar positivamente e aumenta a capacidade de resolver problemas.

Mesmo assim, nem toda euforia leva ao bem. O motivo é que a alegria também pode surgir devido ao abuso de drogas ou a certos problemas de saúde.

O que pode causar euforia?

A causa natural da euforia (euforia) é uma variedade de coisas que causam sentimentos de felicidade. Outras causas incluem fatores intencionais no uso de certas drogas ou anomalias físicas no cérebro.

O uso dessas drogas inclui a cocaína (uma droga viciante produzida a partir da planta da coca), a droga Gama-hidroxibutirato (GHB) para narcolepsia, ópio ou maconha.

Essas drogas manipulam o cérebro fazendo-o pensar que o uso de drogas que desencadeiam sentimentos de alegria é benéfico para o corpo. Isso ocorre porque a droga causa um aumento na dopamina, uma substância química do cérebro que provoca euforia.

O cérebro se ajustará à dose do medicamento e a dose continuará a aumentar, após o consumo repetido. Essa condição fará com que os usuários de drogas se sintam viciados e continuem a aumentar a dose. Isso é o que você conhece como vício em drogas.

O cérebro é enganado pelos efeitos eufóricos das drogas e esse é um método pouco saudável e deve ser evitado, pois pode causar outros efeitos colaterais que prejudicam o organismo.

Enquanto isso, acredita-se que as anormalidades físicas no cérebro sejam uma das causas do transtorno bipolar e da esquizofrenia. Bem, as pessoas que sofrem desse transtorno mental geralmente sentem a euforia como um dos sintomas.

O transtorno bipolar em si é uma doença mental que causa oscilações extremas de humor, que vão desde mania, hipomania e depressão. Enquanto a esquizofrenia é um transtorno mental que torna o sofredor incapaz de distinguir entre fantasia e realidade.

Bons e maus sinais de euforia no corpo

Uma euforia boa e saudável pode ser marcada pelo sentimento de felicidade e demonstrada pela linguagem corporal, como você sorri amplamente, ri, grita de alegria, pode até chorar de alegria. Você também pode realizar movimentos corporais repetitivos, como bater palmas ou pular de alegria.

Enquanto isso, em pessoas que vivenciam euforia devido à dependência de drogas, os sinais que aparecem são sensações de prazer, descritas como voar. Essa condição geralmente é seguida por sintomas de aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, olhos vermelhos, boca seca e diminuição da coordenação corporal.

Em pessoas com transtorno bipolar, as sensações de prazer geralmente ocorrem durante episódios de mania. Esses episódios fazem com que o sofredor fique muito excitado e cheio de energia, às vezes realizando ações impulsivas irracionais.

Em pessoas com esquizofrenia, euforia seguida de sintomas de alucinações ou delírios. O sofredor ouvirá e verá coisas que realmente não existem ou terá crenças incomuns que não são reais.

Se tiver um impacto negativo, como você lida com isso?

Naturalmente, você não precisa se preocupar em se sentir feliz porque isso é saudável para o corpo. Em vez disso, você precisa estar ciente da euforia que vem do vício ou da doença mental. A razão é, se permitido a overdose ou condições de risco de vida podem ocorrer a qualquer momento.

Pessoas que são viciadas geralmente são recomendadas pelos médicos para se submeterem à reabilitação e terapia. No entanto, se houver sinais de overdose de drogas, o paciente receberá tratamento intensivo no hospital. O mesmo ocorre com pessoas com transtorno bipolar e esquizofrenia.

Eles serão recomendados para seguir a psicoterapia, mais especificamente a terapia cognitivo-comportamental. Em pacientes com transtorno bipolar e esquizofrenia que realizaram ações com risco de vida, eles geralmente precisam ser submetidos a tratamento intensivo em um hospital até que sua condição melhore.

Pacientes com transtorno bipolar geralmente também receberão medicamentos para suprimir os sintomas, como:

  • Estabilizadores do humor para reduzir episódios de mania ou hipomania, como divalproato de sódio (Depakote), carbamazepina (Tegretol, Equetro, outros) e lamotrigina (Lamictal).
  • Antidepressivos e ansiolíticos, como os benzodiazepínicos. Porém, o uso dessa droga deve ser monitorado, pois, em longo prazo, pode causar dependência aos benzodiazepínicos.
  • medicamentos antipsicóticos, como olanzapina (Zyprexa), quetiapina (Seroquel), aripiprazol (Abilify), ziprasidona (Geodon), lurasidona (Latuda) ou asenapina (Saphris).

Os medicamentos antipsicóticos, como o aripiprazol (Abilify), a clorpromazina e a risperidona (Risperdal Consta, Perseris) são os únicos medicamentos prescritos para o tratamento da esquizofrenia.

As drogas eufóricas mencionadas acima podem causar efeitos colaterais. Portanto, seu uso deve estar de acordo com as recomendações do médico, tanto na dose quanto no horário de beber. Se você tiver efeitos colaterais incômodos, consulte o seu médico.