Algumas pessoas têm medo de bolhas de sabão, colmeias e pequenos orifícios em esponjas de lava-louças. Isso pode até fazer seus corações dispararem e suarem profusamente. Este medo extremo é chamado tripofobia. Você também pode seguir teste de tripofobia para confirmar esta condição. Para saber mais sobre doenças mentais decorrentes desse tipo de fobia, consulte a explicação completa abaixo.
O que é isso tripofobia?
Tripofobia ou tripofobia é um tipo de fobia da forma de buracos criados pela natureza ou formas circulares, como bolhas. Esse medo inclui buracos ou bolhas que pululam na pele, carne, madeira, plantas, corais, esponjas, fungos, sementes secas e colmeias.
Arrepios vendo essa foto? Talvez você tenha tripofobiaSe tem fobia contra os pequenos orifícios que causam esses orifícios, você pode se sentir desconfortável e talvez até enjoado se precisar olhar para eles. Por exemplo, você pode sentir nojo e arrepios ao ver uma casca de morango com muitos orifícios minúsculos.
Quando forçado a ver os pequenos orifícios que causam esse desconforto, o sofredor tripofobia pensei que algo perigoso poderia estar escondido de dentro daqueles buracos. Na verdade, não são poucos os que têm medo de cair em um buraco.
Em casos graves, tripofobia pode desencadear ataques de pânico. Portanto, quando você tiver um desses tipos de transtornos de ansiedade, verifique imediatamente sua condição com um médico.
Quais são os sintomas de tripofobia?
Você pode não ter certeza se você tem tripofobia. Para isso, de fato, você pode viver teste de tripofobia para garantir que haja medo desses buracos minúsculos. No entanto, antes disso, existem alguns sintomas de fobias que você pode aprender sobre tripofobia, Incluindo:
- Medo excessivo, estresse e ansiedade ao ver pequenos orifícios.
- Nojo de náusea e vontade de vomitar ao ver pequenos buracos.
- Sinto arrepios toda vez que vejo pequenos orifícios em grande número.
- Comichão ao olhar para os pequenos orifícios.
- Ataques de pânico ao ver pequenos orifícios.
- A respiração é irregular e tende a ser mais rápida ao olhar para pequenos orifícios.
- O corpo estremeceu e começou a suar frio ao ver os pequenos orifícios.
Se você sentir algum dos sintomas mencionados acima, é melhor fazê-lo teste de tripofobia e consulte um profissional de saúde mental que possa ajudar a tratar a doença.
Quais causas tripofobia?
A fobia é um transtorno de ansiedade que geralmente surge devido a uma experiência ruim que aconteceu no passado. Essa experiência se relaciona com a coisa, situação, condição ou objeto que é temido. Por exemplo, uma fobia de cães resulta de uma mordida por um cachorro no passado.
No entanto, as fobias também podem ocorrer devido à sensação de que um objeto é perigoso, como fobias de cobras e fobias de aranhas. Normalmente, a sensação de estar ameaçado é o que está por trás de uma fobia. Então, qual é a causa tripofobia?
1. Medo de que piora lentamente
De acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science em 2013, tripofobia Isso pode acontecer porque o medo está piorando. Esse medo leva ao medo de ter uma doença de pele ou de ser infectado por uma determinada doença que causa um padrão de orifícios no corpo.
Se for baseado neste medo, as pessoas que experimentam a tripofobia terão mais probabilidade de mostrar sentimentos de repulsa e diversão ao ver o padrão do buraco do que sentimentos de medo. No entanto, o nojo e a diversão que sentiu foram tão extremos que o fez vomitar.
A espuma de sabão também pode ser um gatilho para a tripofobia2. Lembra de animais perigosos
A próxima razão que é a causa dessa fobia é o padrão de orifícios que lembra animais perigosos ou animais. Às vezes, quando vemos algo que tem uma forma ou padrão semelhante a outro objeto, tendemos a nos lembrar desse objeto.
Bem, a tripofobia também pode ocorrer porque esse padrão de orifício lembra os padrões de pele de animais peçonhentos, como cobras, ou os padrões de pele de outros animais que também são perigosos. Portanto, quando você vê o padrão de pequenos orifícios, sua mente dá a impressão de que o que está diante de seus olhos é aquele animal perigoso ou mortal.
3. Medo de contrair doenças
Outra possível causa para o surgimento tripofobia é o medo de contrair a doença. Isso é afirmado por um estudo de estudo colaborativo entre Tom Kupfer, um pesquisador de pós-graduação em psicologia na Universidade de Kent, no Reino Unido, e o co-autor An Trong Dinh Le, que é doutor em psicologia na Universidade de Essex.
Em um estudo publicado na revista Cognition and Emotion em 2017, esses pesquisadores relataram que ansiedade ou pânico intenso após ver bolhas de sabão ou pequenos orifícios em esponjas de lavar louça podem estar relacionados ao medo de ser infectado por parasitas e doenças infecciosas.
Na verdade, muitas doenças infecciosas produzem aglomerados de nódulos, saliências ou à risca forma redonda aleatória na pele. Por exemplo, varíola, sarampo, rubéola, escarlatina e infecções parasitárias como ácaros e carrapatos.
Portanto, se você sentir vontade de vomitar, formigamento, suores frios, desconforto e vários sintomas que levam a tripofobiamelhor fazer teste de tripofobia para confirmar sua condição. Se os resultados do teste mostrarem que você tem essa experiência, resolva imediatamente o problema consultando um médico.