O excesso de produção de ácido estomacal causará distúrbios digestivos. Isso pode ser causado por hábitos inadequados ou certos problemas de saúde, como gastrite ou DRGE. Felizmente, o refluxo ácido pode ser aliviado com medicamentos.
Conheça o tipo de medicamento para refluxo ácido
Embora necessário, o ácido estomacal também pode causar problemas quando em quantidade excessiva. Este líquido ácido, se constantemente em excesso, pode causar lesões na mucosa do estômago, estômago e até mesmo no esôfago.
Esta condição pode causar sintomas de úlcera, que vão desde azia, distensão abdominal, náuseas, azia (azia).azia), até o gosto amargo na boca.
O número de sintomas, bem como as causas subjacentes, é claro, tornam a escolha de medicamentos para o refluxo ácido muito diversa. O medicamento será administrado de acordo com a condição subjacente e a gravidade da queixa.
Em termos gerais, existem dois tipos de medicamentos, a saber: em cima do balcão (OTC) ou sem receita e medicamentos que requerem uma receita especial de um médico.
Escolha de medicamentos de ácido gástrico sem receita na farmácia
Drogas para úlceras geralmente são utilizadas para reduzir sintomas como azia e tratar a inflamação do esôfago (esofagite). Medicamentos OTC (em cima do balcão) ou conhecidos como medicamentos sem receita são tipos de medicamentos vendidos sem receita médica.
Esse tipo de remédio para ácido estomacal costuma ser fácil de encontrar nas farmácias ou mesmo nas barracas. Existem três tipos de medicamentos sem receita que podem ser usados para tratar o ácido do estômago, incluindo os seguintes.
1. Antiácidos
Os antiácidos são um dos medicamentos de venda livre usados para neutralizar o ácido estomacal. Alguns antiácidos contêm simeticona, um ingrediente que ajuda a eliminar o excesso de gases no corpo.
Exemplos de medicamentos antiácidos são Mylanta®, Malox®, Rolaids®, Gaviscon®, Gelusil® e Tums®. No entanto, tomar medicamentos antiácidos isoladamente não é capaz de curar a inflamação da garganta devido ao aumento do ácido gástrico.
O uso excessivo de antiácidos pode causar efeitos colaterais como prisão de ventre, diarréia, cólicas estomacais e, às vezes, problemas renais. Por isso, certifique-se de sempre seguir as instruções de consumo listadas no rótulo do medicamento.
2. Bloqueadores do receptor H-2
Medicamento bloqueadores do receptor de histamina-2 (H-2) atua especificamente para reduzir o aumento da produção de ácido estomacal, que pode causar úlceras. Exemplos desse tipo de droga são cimetidina (Tagamet®), ranitidina (Zantac®) e famotidina (Pepcid®).
Quando comparado, o desempenho do medicamento Bloqueadores do receptor H-2 não tão rápido quanto antiácidos. Pelo lado bom, a medicina Bloqueadores do receptor H-2 Isso pode durar mais tempo no corpo para ajudar a aliviar as queixas devido a úlceras.
A diminuição da produção de ácido gástrico no corpo pode durar até cerca de 12 horas após a ingestão deste medicamento. Existem dois tipos de dosagem de drogas Bloqueadores do receptor H-2, nomeadamente dosagens baixas que podem ser adquiridas ao balcão e as doses elevadas requerem receita médica.
3. Inibidores da bomba de prótons (PPI)
Os inibidores da bomba de prótons (PPIs) podem ser comprados sem receita em farmácias em doses mais fortes do que os antiácidos e bloqueadores do receptor H2. Exemplos desse tipo de medicamento são o omeprazol (Prilosec®, Zegerid®) e o lansoprazol (Prevacid 24 HR®).
Os medicamentos IBP atuam de forma muito eficaz para reduzir o aumento do ácido gástrico, especialmente para restaurar a DRGE, que é uma das causas das úlceras. Você pode perguntar ao farmacêutico as regras para tomar o medicamento.
Evite tomar esses medicamentos fora das instruções fornecidas. Além disso, se os sintomas de ácido gástrico não mudarem após duas semanas de uso de medicamentos sem receita, consulte imediatamente um médico.
Medicamento para ácido estomacal prescrito por um médico em uma farmácia
Se a sua doença do refluxo ácido não desaparece com medicamentos de venda livre, seu médico pode prescrever medicamentos que são mais eficazes no tratamento do refluxo ácido. Medicamentos médicos para ácido estomacal geralmente não são muito diferentes dos vendidos em farmácias.
No entanto, as doses contidas nesses medicamentos prescritos são geralmente mais fortes do que os medicamentos sem receita. Exemplos de medicamentos para ácido estomacal em farmácias que exigem receita médica incluem os seguintes.
1. Bloqueadores do receptor H-2 com receita
Bloqueadores do receptor H-2 quem usa uma receita geralmente pode aliviar a azia e tratar o refluxo ácido. Exemplos são famotidina, nizatidina, cimetidina e ranitidina.
O conteúdo da droga pode suprimir a produção de ácido, especialmente após a ingestão. Portanto, este medicamento deve ser tomado 30 minutos antes das refeições. Você também pode tomar este medicamento antes de dormir para suprimir a produção de ácido à noite.
Essas drogas são geralmente bem toleradas pelo organismo. Mas tome cuidado, quando consumido em longo prazo pode causar um risco aumentado de deficiência de vitamina B12.
Outro efeito colateral do uso desta droga é que pode causar dores de cabeça, dor de estômago, diarreia, náuseas, dor de garganta, coriza e tontura.
2. Inibidores da bomba de prótons (PPI) por prescrição
Os medicamentos IBP obtidos por meio de receita médica geralmente contêm doses mais altas do que os medicamentos IBP vendidos sem prescrição médica. Exemplos são esomeprazol, lansoprazol, omeprazol, pantoprazol, rabeprazol e dexlansoprazol.
Tipos de medicamentos IBP podem ajudar a restaurar úlceras e doenças subjacentes, por exemplo, úlceras gástricas ou DRGE.
Este medicamento atua diminuindo os níveis de ácido estomacal no corpo, bem como bloqueando as células que atuam como fluidos produtores de ácido.
Os IBPs devem ser tomados uma hora antes da refeição. Embora esses medicamentos sejam geralmente bem tolerados, eles também podem causar diarreia, dores de cabeça, náuseas e deficiência de vitamina B12.
Por isso, é aconselhável que você preste atenção às regras de uso deste medicamento antes. Normalmente, este medicamento é recomendado para ser tomado com o estômago vazio ou antes de comer.
3. Medicamentos para fortalecer o esfíncter esofágico inferior
O baclofeno é um medicamento antiespástico e relaxante muscular que atua no fortalecimento do esfíncter esofágico inferior (esôfago). Ao beber, espera-se que a válvula esofágica inferior possa relaxar com menos frequência.
Uma válvula esofágica afrouxada pode facilitar o deslocamento do ácido gástrico para o esôfago. No final, essa condição pode desencadear uma sensação de queimação no peito acompanhada de dor, que é conhecida como azia.
Azia geralmente idêntico em pessoas com DRGE, que é uma das várias doenças que causam úlceras. No entanto, é importante observar que os efeitos colaterais do bacoflen podem causar fadiga e náuseas.
4. Medicamentos procinéticos
Os medicamentos procinéticos são geralmente prescritos pelos médicos para ajudar o sistema digestivo a se esvaziar mais rápido. Além disso, esta droga atua fortalecendo os músculos da parte valvar do esôfago para que não relaxe facilmente.
Os tipos de medicamentos procinéticos que devem ser obtidos por meio de receita médica incluem o betanecol e a metoclopramida. Embora se acredite que funcione com eficácia no tratamento de úlceras causadas pelo ácido estomacal, essa droga ainda tem efeitos colaterais.
Esses efeitos colaterais incluem náuseas, depressão, ansiedade, fadiga, fraqueza, diarréia e anormalidades nos movimentos físicos do corpo.
Obedeça sempre as regras de utilização deste medicamento e consulte o seu médico se estiver a tomar certos medicamentos regularmente. A razão é que as drogas procinéticas não devem ser tomadas descuidadamente com outros tipos de drogas.
5. Antibióticos (medicamentos para o ácido gástrico devido à infecção bacteriana)
Os antibióticos não devem ser tomados descuidadamente. É por isso que os antibióticos só podem ser obtidos por meio de receita médica e dependendo da causa subjacente de sua condição.
Se o aparecimento de uma úlcera for causado por bactérias Heliobacter pylori, um novo antibiótico será prescrito. Assim como a tarefa dos antibióticos em geral, como medicamento para tratar o ácido estomacal, os antibióticos são úteis para matar bactérias.
Exemplos de antibióticos como drogas para o ácido do estômago incluem amoxicilina, claritromicina, metronidazol, tetraciclina e levofloxacina. O tipo, a dose, a duração do uso dos antibióticos também serão considerados pelo médico.
Em certos casos, o médico pode prescrever antibióticos por duas semanas junto com outros medicamentos redutores de ácido estomacal, como os medicamentos IBP.
6. Medicamentos que protegem o revestimento do intestino e do sistema digestivo
Em certos casos, o médico pode prescrever medicamentos que protegem o revestimento do intestino e o sistema digestivo.
Essas drogas são chamadas de agentes citoprotetores, cuja função é ajudar a manter os tecidos protetores do sistema digestivo e intestinos. Exemplos dessas drogas são o sucralfato e o misoprostol, que só podem ser obtidos por recomendação de um médico.
Que tipo de medicamento para ácido gástrico deve ser escolhido?
Talvez muitas vezes você ainda esteja confuso sobre qual tipo de medicamento é bom para tratar o ácido estomacal. Na verdade, isso depende de quão freqüentes e graves as úlceras estomacais você experimenta.
Se os sintomas de refluxo ácido não forem frequentes ou graves, os medicamentos de venda livre podem ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido.
No entanto, se você estiver usando medicamentos de venda livre com ácido por mais de duas semanas e não sentir nenhuma melhora nos sintomas, converse com seu médico imediatamente. Porque, isso pode realmente piorar os sintomas se não for tratado imediatamente.
Algumas pessoas podem usar uma combinação de medicamentos de venda livre com medicamentos de ácido estomacal de um médico. No entanto, isso nem sempre é uma coisa boa a se fazer. A combinação desses tipos de medicamentos pode causar certos efeitos colaterais, como diarréia ou prisão de ventre.
Portanto, é recomendável que você sempre consulte seu médico primeiro, a fim de obter o melhor remédio para tratar a doença do refluxo ácido.
É importante prestar atenção às possíveis interações medicamentosas
Se você toma apenas um tipo de medicamento ácido gástrico para restaurar úlceras, isso pode não ser um problema. No entanto, se houver vários tipos de medicamentos tomados em conjunto, deve-se atentar para a possibilidade de interação entre esses medicamentos.
Aqui estão alguns motivos pelos quais é importante sempre descobrir os riscos das interações antes de tomar qualquer tipo de medicamento.
- As interações medicamentosas podem afetar o modo como atuam, bem como alterar o nível dessas drogas no sangue.
- As interações medicamentosas podem aumentar o risco de efeitos colaterais e envenenamento.
- As interações medicamentosas podem piorar seu estado de saúde atual, em vez de curá-lo.
Com base nisso, descobrir que tipos de medicamentos podem ser tomados em conjunto e quais não devem ser combinados parece ser obrigatório. Porque, ao fazer isso, você pode reduzir o risco de ter problemas de saúde mais graves.
Os médicos ou farmacêuticos geralmente primeiro se certificam de que a combinação de medicamentos para aliviar a úlcera que são administrados é segura. No entanto, nunca é demais verificar e fazer esse hábito em qualquer tipo de medicamento que deseja tomar.
Também deve informar o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar medicamentos sem receita regularmente, incluindo vitaminas, suplementos dietéticos ou suplementos de ervas para tratar o ácido gástrico. Certifique-se de que as vitaminas e os suplementos sejam seguros para serem tomados com medicamentos contra o ácido estomacal.
Não hesite em fazer mais perguntas ao seu médico ou farmacêutico, se tiver dificuldade em compreender as instruções de uso listadas no rótulo do medicamento.
Além disso, as interações entre vários tipos de medicamentos também correm o risco de causar efeitos colaterais graves, que vão desde problemas de saúde mais graves, lesões, até consequências fatais.
Mesmo assim, na verdade, nem todos os medicamentos tomados juntos sempre resultam em interações. O motivo é que existem vários tipos de medicamentos que podem funcionar melhor no corpo quando tomados com alimentos, bebidas ou outros tipos de medicamentos.
Como prevenir os efeitos negativos das interações medicamentosas
As seguintes ações devem ser tomadas se você não quiser sentir os efeitos negativos das interações medicamentosas.
- Envie uma lista de todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que você tem tomado regularmente recentemente.
- Informe o seu médico ou farmacêutico sobre quaisquer mudanças no estilo de vida que esteja fazendo. Por exemplo, exercícios, ingestão de alimentos, dieta e ingestão de álcool.
- Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre as possíveis interações medicamentosas com a combinação de medicamentos que está tomando.
O risco de interações medicamentosas pode aumentar com o aumento do número de medicamentos que devem ser tomados. Você precisa consultar um médico ou farmacêutico, para eliminar um ou mais medicamentos que não sejam tão necessários.