Ter um bebê saudável e perfeito é certamente a esperança de todos os pais. Mesmo assim, às vezes existem algumas condições que podem fazer com que os bebês tenham defeitos de nascença. Dos vários tipos de defeitos congênitos em bebês, a síndrome de Down ou a síndrome de Down é um deles. Na condição de síndrome de Down, quais são as características observadas nos bebês? Para ser mais claro, conheça os sintomas da síndrome de Down ou síndrome de Down.
Quais são as características da síndrome de Down?
A síndrome de Down ou síndrome de Down é um distúrbio genético causado quando um bebê tem uma cópia extra do 21º cromossomo. Essa condição de defeito de nascença faz com que o bebê tenha atrasos no desenvolvimento físico, mental e intelectual do bebê.
Embora muitas vezes pareçam semelhantes, na verdade todos os bebês e crianças com síndrome de Down têm condições físicas e mentais que nem sempre são as mesmas.
Na verdade, os sintomas ou características da síndrome de Down ou da síndrome de Down podem ser diferentes para cada bebê e criança. Os vários sintomas ou características da síndrome de Down ou síndrome de Down são:
Sintomas ou características físicas em bebês com síndrome de Down
As características físicas da síndrome de Down em cada bebê e criança podem, de fato, variar. No entanto, os sintomas gerais da síndrome de Down são os seguintes:
- Rosto e nariz achatados
- Cabeça pequena
- Pescoço curto com excesso de pele nas costas
- Tônus muscular fraco ou não funcionando corretamente
- Tamanho pequeno da cabeça, orelhas e boca
- O olho se inclina para cima acompanhado por uma dobra de pele que se estende desde a pálpebra superior e cobre o canto interno do olho (fissura palpebral)
- Manchas brancas na parte colorida do olho (chamadas manchas de Brushfield)
- Mãos largas com dedos curtos
- Mãos e pés pequenos
- Existem sulcos profundos no primeiro e no segundo dedo do pé
Além disso, de acordo com o National Institute of Health, os sintomas de desenvolvimento físico em bebês e crianças com síndrome de Down tendem a ser mais lentos.
É claro que isso é inversamente proporcional à condição de bebês e crianças que não têm síndrome de Down. Tomemos, por exemplo, como a condição do tônus muscular da criança não é boa, os bebês com síndrome de Down geralmente demoram a aprender vários desenvolvimentos.
Bebês com síndrome de Down ou síndrome de Down podem sofrer atrasos em aprender a engatinhar, sentar-se sozinhos, ficar de pé sem se agarrar a eles e podem andar.
Além desses vários atrasos no desenvolvimento, bebês e crianças que apresentam sintomas da síndrome de Down ainda podem realizar atividades normais.
Na verdade, as características físicas ou sintomas experimentados por bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down tornam seu desenvolvimento um pouco mais longo.
No entanto, no final, bebês e crianças com síndrome de Down ainda podem atingir marcos de desenvolvimento ideais.
Sintomas ou traços intelectuais em bebês com síndrome de Down
Intelectual é a habilidade de pensar ou inteligência possuída por uma pessoa. Bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down geralmente apresentam sinais ou sintomas de deficiência cognitiva e problemas de raciocínio.
No entanto, esses problemas cognitivos geralmente variam em gravidade de leve a moderado e raramente estão associados a comprometimento cognitivo grave.
Alguns dos sintomas de distúrbios cognitivos e comportamentais comumente experimentados por bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down são os seguintes:
- O tempo para prestar atenção em algo tende a ser curto
- O comportamento tende a ser impulsivo
- Um pouco tarde para aprender algo
- O desenvolvimento da fala e da linguagem do bebê é mais lento
Em detalhes, aqui estão alguns problemas relacionados ao desenvolvimento intelectual que bebês e crianças com síndrome de Down podem experimentar:
Atraso no desenvolvimento motor
Quando o desenvolvimento do bebê no campo motor é atrasado, isso pode afetar outras coisas. Vários desenvolvimentos motores dos bebês incluem aprender a mover-se, aprender a rolar, aprender a engatinhar, aprender a sentar-se, aprender a andar, mesmo que seja um pouco tarde.
Nessa condição, o atraso no desenvolvimento motor acima pode afetar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, da linguagem e assim por diante. Seja o desenvolvimento motor grosso ou o desenvolvimento motor fino.
Atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem
De acordo com a Mayo Clinic, as habilidades de comunicação e linguagem dos bebês com síndrome de Down também podem ser prejudicadas. É o mesmo com outros desenvolvimentos intelectuais.
Bebês e crianças com síndrome de Down simplesmente precisam de mais tempo para desenvolver suas habilidades de fala e linguagem.
Atraso no desenvolvimento de números de reconhecimento
A maioria dos bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down tende a ter dificuldade em compreender números.
Mas, novamente, o atraso no desenvolvimento dessa habilidade ainda será alcançado pela criança, embora ela não tenha a mesma idade que seus amigos.
Atraso no desenvolvimento da memória verbal de curto prazo
A memória de curto prazo é um sistema de memória relacionado a informações que acabaram de ser aprendidas por um curto período de tempo.
Essa memória de curto prazo ajuda a apoiar a aprendizagem e as habilidades cognitivas do bebê para processar informações visuais e verbais.
Bebês e crianças com características ou sintomas da síndrome de Down tendem a ser mais capazes de processar informações obtidas visualmente do que verbalmente.
Sintomas mentais em bebês com síndrome de Down
Outras características ou sintomas em bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down estão mentalmente relacionados.
Alguns bebês e crianças com esses defeitos de nascença também podem ter problemas de comportamento, ter dificuldade em prestar atenção às coisas de maneira adequada e se interessar por certas coisas.
Isso ocorre porque bebês e crianças com síndrome de Down têm dificuldade de se controlar. Quer se trate de seus próprios sentimentos ou de outras pessoas.
Quando você deve ir ao médico?
Os defeitos congênitos da síndrome de Down em bebês geralmente podem ser diagnosticados durante a gravidez ou após o nascimento.
No entanto, se você tiver alguma dúvida em relação à gravidez ou ao desenvolvimento do seu filho, converse com seu médico.
Sem exceção, se você observar que seu filho tem um ou mais sintomas relacionados à síndrome de Down, não demore para consultar um médico.
Conforme explicado anteriormente, os sintomas ou características da síndrome de Down, também conhecida como síndrome de Down, podem afetar o processo de desenvolvimento do bebê.
Isso inclui o desenvolvimento do bebê no pensamento, na fala, na compreensão das coisas e na socialização com as pessoas em seu ambiente.
Bebês com síndrome de Down demoram mais para atingir cada marco de desenvolvimento.
No entanto, você realmente não precisa se preocupar porque bebês e crianças com síndrome de Down ainda se desenvolverão gradualmente.
Esse desenvolvimento geralmente ocorre com a idade, embora não na mesma idade que seus pares.
Seu filho com essa condição geralmente também precisa de ajuda extra para aprender a desenvolver suas habilidades.
No entanto, independentemente dos sintomas experimentados por bebês e crianças com síndrome de Down ou síndrome de Down, o tratamento precoce é a chave.
Ao fornecer tratamento adequado, os problemas médicos e vários desenvolvimentos de bebês e crianças com síndrome de Down podem ser muito melhores.
Isso também ajudará seu bebê a viver uma vida melhor mais tarde.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!