A gripe é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus. O método de transmissão da gripe é muito fácil, portanto, manuseio e tratamento adequados são necessários para superá-lo. A boa notícia é que existem muitas opções dos remédios para resfriado mais eficazes que podem fazer você se recuperar rapidamente, incluindo aqueles que podem ser comprados em farmácias sem receita médica.
A escolha mais eficaz de remédio para gripe na farmácia
Muitas pessoas não tratam imediatamente os sintomas da gripe porque pensam que a doença pode curar por conta própria. Embora pareça leve, a gripe realmente requer tratamento adequado.
Caso contrário, a gripe pode piorar e impedi-lo de ir à escola, trabalhar ou realizar várias atividades diárias. Na verdade, alguns tipos de gripe têm o potencial de causar danos se não forem tratados de maneira adequada.
Felizmente, existem muitos remédios para resfriado sem receita que podem ajudá-lo a se recuperar rapidamente. Os medicamentos abaixo também podem ser encontrados na farmácia ou supermercado mais próximo de sua casa.
1. Paracetamol
O paracetamol não é o remédio para resfriado mais eficaz, mas pode ajudar a aliviar os sintomas que acompanham a gripe. Normalmente, as pessoas com gripe apresentam uma série de sintomas, como febre, dor de cabeça e dores no corpo. O paracetamol pode ajudar a aliviar esses sintomas.
Esses medicamentos tendem a ser seguros e eficazes para todas as pessoas, incluindo crianças, adultos, mulheres grávidas e mães que amamentam. No entanto, se estiver a tomar outros medicamentos, é melhor consultar primeiro um médico.
2. Ibuprofeno
Assim como o paracetamol, o ibuprofeno também é um dos medicamentos mais eficazes para reduzir a febre e aliviar a dor leve a moderada da gripe. Você pode comprar este medicamento sem receita médica.
O ibuprofeno é um antiinflamatório não esteroidal (AINE). Este medicamento funciona de duas maneiras. Em primeiro lugar, o ibuprofeno serve para inibir a produção de certos compostos químicos que causam inflamação e dor. Em segundo lugar, essas drogas reduzem a inflamação no corpo, acelerando assim o processo de cura.
3. Anti-histamínicos
Outro remédio para resfriado que você pode comprar na farmácia é um anti-histamínico. Os anti-histamínicos são o remédio para resfriado mais eficaz se os sintomas de gripe que aparecem também forem exacerbados por alergias. Os anti-histamínicos são úteis para aliviar coriza, coceira na garganta, olhos lacrimejantes ou espirros.
A clorfeniramina e a bromfeniramina são dois exemplos de medicamentos anti-histamínicos para resfriado de venda livre. É importante saber que esses dois medicamentos anti-negros podem causar sonolência. Certifique-se de não operar máquinas ou dirigir veículos após tomar este medicamento até que os efeitos colaterais da sonolência desapareçam.
Como alternativa, você pode tomar outros tipos de anti-histamínicos, como fexofenadina, loratadina e cetrizina, que não deixam você com sono. Alguns medicamentos anti-histamínicos podem interagir com certos medicamentos. É por isso que primeiro consulte um médico antes de comprar este medicamento contra gripe em uma farmácia se você tiver histórico de doenças renais, hepáticas e asmáticas.
4. Descongestionantes
A congestão nasal causada pela gripe torna difícil respirar livremente. A congestão nasal causada pela gripe é causada pelos vasos sanguíneos nos seios da face que ficam inflamados e inchados. Juntamente com a produção excessiva de muco, isso torna ainda mais difícil respirar.
A boa notícia é que você pode comprar medicamentos descongestionantes contra a gripe em farmácias sem receita médica. Este medicamento para resfriado atua reduzindo o inchaço nas vias nasais e a produção de muco para que você possa respirar com mais facilidade.
O remédio para gripe na farmácia está disponível em várias preparações, incluindo pílulas, comprimidos, xaropes e sprays nasais. A pseudoefedrina e a fenilefrina são tipos de descongestionantes que podem ser usados como o remédio para resfriado mais eficaz.
No entanto, tenha cuidado. Assim como outras drogas, os descongestionantes também têm efeitos colaterais a serem observados. Os efeitos colaterais dos descongestionantes variam de leves a graves. Sonolência, tontura, boca e garganta secas, dor de estômago, prisão de ventre e dificuldade para dormir são alguns dos efeitos colaterais leves dos descongestionantes.
5. Expectorante
Além da congestão nasal, a gripe também pode desencadear tosse com catarro. Portanto, o remédio para resfriado mais eficaz para tratar os sintomas de tosse e resfriado é o expectorante.
As drogas expectorantes funcionam para derreter o muco da garganta quando ocorrem resfriados e tosses. Além disso, esse medicamento pode diluir o catarro que cobre os pulmões, de modo que seja mais fácil de expelir.
As drogas expectorantes contêm guaifenesina, que serve para aumentar o conteúdo de água no muco e torná-lo mais fino. Guaifenesina também atua fazendo você tossir, para que seja mais fácil expelir o catarro.
As drogas expectorantes estão disponíveis em xaropes ou em comprimidos. Você pode tomar este medicamento antes ou após as refeições de acordo com as instruções de uso listadas no rótulo da embalagem. Depois de tomar o medicamento, é aconselhável beber muita água. A ingestão adequada de líquidos pode ajudar a liberar o catarro e limpar as vias respiratórias.
O medicamento mais eficaz contra a gripe é um antiviral
Ainda há muitas pessoas que pensam que os antivirais e os antibióticos para a gripe são os mesmos dois tipos de drogas. Na verdade, os dois são diferentes. Os antibióticos são drogas que matam bactérias. Enquanto os antivirais são drogas para matar vírus.
A causa da gripe é uma infecção pelo vírus influenza. Assim, remédio para resfriado mais eficaz na verdade, antivírus ou antiviral, não antibióticos. Os medicamentos antivirais atuam inibindo o desenvolvimento do vírus no corpo, de forma que ele não cause sintomas mais graves.
Os medicamentos antivirais exigem receita médica. Você só pode comprá-los em farmácias resgatando uma receita. Esse tipo de medicamento não é vendido livremente em barracas, farmácias ou grandes supermercados.
Existem vários tipos de antivirais que os médicos podem prescrever para tratar a gripe. Oseltamivir, peramivir, zanamivir, baloxavir, rimantadina e amantadina são algumas das opções antivirais que os médicos geralmente prescrevem como o remédio para resfriado mais eficaz.
Para que o medicamento funcione com mais eficácia, um antiviral deve ser administrado pelo menos 48 horas (2 dias) após o aparecimento dos sintomas da gripe. Quando administrados no momento certo, os medicamentos antivirais podem acelerar o tempo de recuperação.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em seu site oficial diz que quanto antes um antivírus for administrado, melhor. Especialmente para pessoas que contraíram uma gripe grave e estão sob alto risco de desenvolver complicações graves de gripe.
Além de prescrever um medicamento antiviral, seu médico pode pedir-lhe para tomar uma vacina contra a gripe. A combinação desses dois tratamentos é considerada eficaz para ajudar a fortalecer o sistema imunológico do paciente contra infecções.
O que prestar atenção antes de usar medicamentos antivirais
Embora coroado como a forma mais eficaz de tratar a gripe ou gripe, é importante entender que esses vários antivirais ainda apresentam efeitos colaterais potenciais. Alguns dos efeitos reclamados com mais frequência são náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.
Além disso, as regras para a ingestão e dosagem de medicamentos antivirais para tratar a gripe podem ser diferentes para cada pessoa. O médico prescreverá a medicação de acordo com a idade e o estado geral do paciente. Em outras palavras, os tipos de medicamentos que serão usados na fase de prevenção e tratamento da gripe podem ser diferentes.
Certifique-se de consultar o seu médico e entender claramente como administrar o medicamento antes de tomar qualquer remédio para resfriado.
A gripe pode ser tratada com ingredientes naturais?
Embora existam muitas opções de medicamentos para resfriado sem receita no mercado, algumas pessoas preferem usar medicamentos contra gripe de ingredientes naturais porque são considerados mais seguros e têm efeitos colaterais mínimos.
Basicamente, esses ingredientes naturais não curam diretamente a gripe. Até agora, não há nenhuma evidência científica forte que prove que ingredientes naturais são capazes de combater o vírus da gripe.
No entanto, os especialistas acreditam que as substâncias ativas contidas em certas ervas podem ajudar a aliviar os sintomas do resfriado, como limpar o nariz e a garganta.
—