7 sintomas de febre tifóide em adultos a serem observados

A febre tifóide ou tifóide é uma doença causada por uma infecção bacteriana Salmonella typhi. Esta doença pode ocorrer em adultos que vivem em ambientes sujos, onde a qualidade da água e as instalações de saneamento são precárias. Então, quais são os sintomas do tifo em adultos?

Quando os sintomas de febre tifóide aparecem em adultos?

Bactérias Salmonella typhi Propaga-se facilmente a partir de alimentos ou água potável suja que você consome.

No entanto, os sintomas da febre tifóide geralmente não aparecem imediatamente após você comer ou beber algo que foi contaminado com a bactéria Salmonella typhi.

Os sintomas da febre tifóide em adultos só aparecem após o período de incubação da bactéria.

O período de incubação é o intervalo de tempo desde o momento em que a bactéria entra pela primeira vez no corpo (por meio de comida ou bebida) até o aparecimento dos primeiros sintomas.

Os sintomas geralmente começam a aparecer entre 7 e 14 dias após a exposição à bactéria. O mais tardar, os sintomas serão sentidos 30 dias depois.

No entanto, se o seu sistema imunológico estiver fraco, os sintomas podem aparecer em 3 dias.

Quais são os sintomas do tifo em adultos?

Os sintomas de febre tifóide em adultos podem durar de três a quatro semanas ou mais.

A intensidade dos sintomas também pode variar. Há muitos que sentem muitos sintomas leves; há também aqueles que só sentem um pouco, mas se sentem pesados.

Por outro lado, cerca de 1 em 300 pessoas infectadas com a bactéria que causa a febre tifóide não apresentam sintomas, mas ainda podem transmiti-la a outras pessoas.

1. Febre

O sintoma mais comum de tifo em adultos é a febre.

A febre é na verdade uma resposta inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico está lutando contra uma infecção.

Esse processo de resistência faz com que o sistema imunológico produza glóbulos brancos, anticorpos e outras substâncias boas que são transportadas pela corrente sanguínea até o hipotálamo para aumentar a temperatura corporal.

Normalmente, a temperatura corporal aumenta lentamente na primeira semana em que você está exposto aos sintomas de febre tifóide. No entanto, a febre que é um sintoma da febre tifóide costuma piorar à noite.

Quando você tem febre, também pode continuar a suar profusamente.

Em adultos, os sintomas de febre tifóide às vezes também são acompanhados por dores de cabeça.

Assim como a febre, a dor de cabeça também é uma manifestação de um processo inflamatório causado pelo funcionamento do sistema imunológico.

2. Dor de estômago

Quando as bactérias entram e infectam os intestinos, os sintomas que você pode sentir são dor abdominal.

A dor de estômago ocorre quando as células do revestimento protetor do intestino são infectadas pela bactéria Salmonella. Como resultado, o intestino produzirá uma resposta inflamatória e provocará dor.

Os sintomas deste tifo podem ser acompanhados por uma sensação de cãibras que indica sintomas de prisão de ventre.

3. Constipação

Os sintomas de prisão de ventre em adultos com febre tifóide são causados ​​por movimentos intestinais retardados devido à infecção bacteriana Salmonella.

No entanto, a prisão de ventre, que é um sintoma de tifo, também está associada à febre.

Pessoas que sofrem de febre tifóide têm tendência à desidratação. Na verdade, o intestino precisa de água suficiente para amolecer as fezes de modo que possam ser expelidas pelo ânus.

O corpo que carece de fluidos não funcionará de maneira ideal para digerir os alimentos e processá-los como fezes.

É por isso que você estará mais sujeito à constipação quando tiver tifo.

4. Diminuição do apetite

A diminuição do apetite também é uma manifestação da resposta inflamatória no corpo.

O sistema imunológico estimula o cérebro a liberar uma substância química chamada leptina, que reduz o apetite.

Por outro lado, essa diminuição do apetite também atua impedindo que mais bactérias entrem pelos alimentos.

Quando você come menos, está fornecendo menos alimento para as bactérias em seu corpo. No final, as bactérias famintas morrerão mais rápido.

Os sintomas de diminuição do apetite geralmente indicam que o corpo está se recuperando do tifo e geralmente ocorre apenas brevemente em adultos.

Mesmo assim, você ainda precisa comer, mesmo que não tenha apetite. O motivo é que o corpo ainda precisa de energia para combater as bactérias que causam o tifo.

Portanto, é aconselhável continuar fazendo refeições saudáveis ​​e balanceadas, mas podem ser em porções menores e com freqüência.

5. Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são sintomas de febre tifóide em adultos como uma forma de inflamação do sistema digestivo.

Quando a bactéria que causa a febre tifóide infecta as paredes do estômago e dos intestinos, o sistema imunológico responde ao ataque enviando sinais ao cérebro para causar náusea.

O cérebro então aciona os órgãos digestivos para produzir mais líquido, o que deixa o estômago desconfortável. Como resultado, você sente náuseas e pode vomitar.

Em outras palavras, náuseas e vômitos são a reação natural do corpo para expelir toxinas e bactérias do sistema digestivo.

Quando você deve ir ao médico?

Você deve consultar um médico imediatamente se:

  • Experimentando de 1 a 4 dos sintomas acima, especialmente febre que não desce por mais de 3 dias
  • Você acabou de viajar para uma área propensa a tifo
  • Você acabou de se recuperar da febre tifóide não muito tempo atrás
  • Você experimentou os sintomas acima por mais de 3 dias

Consulte um médico imediatamente se sentir os sinais acima. A febre tifóide pode causar desidratação, que pode ser fatal para o corpo.

Como os médicos diagnosticam a febre tifóide?

Os médicos geralmente diagnosticam os sintomas do tifo em adultos realizando um exame físico básico e rastreando o histórico médico até o momento.

Inicialmente, você pode ser questionado sobre quais sintomas está experimentando e se viajou recentemente para uma área vulnerável Salmonella typhi.

Para confirmar o diagnóstico, o médico realizará os seguintes testes:

  • Exames de sangue, geralmente com o teste Tubex
  • Teste de amostra de fezes
  • Teste de urina

Essas amostras do seu corpo serão examinadas ao microscópio para procurar a bactéria que causa a febre tifóide.

No entanto, geralmente a bactéria tifóide nem sempre pode ser detectada diretamente com um tipo de teste.

Portanto, pode ser necessário concluir toda a série de testes acima para que seu médico possa fornecer um diagnóstico mais preciso.

Se o resultado for positivo para febre tifóide, o médico também pode aconselhar outros membros da família a fazer um teste semelhante para impedir a propagação da infecção.

Em seguida, o médico pode determinar o tratamento e o plano de tratamento corretos para sua condição, incluindo se você precisa ser hospitalizado ou pode ser tratado em casa.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌