Assim como os esforços para perder peso, pode-se dizer que engordar o corpo é tão difícil para algumas pessoas que já são muito magras. É provavelmente por isso que muitos preferem usar a forma instantânea, tomando drogas para engordar o corpo, as pílulas KIANPI. Mas será que engordar o corpo dessa forma é realmente seguro e sem efeitos colaterais?
O que são pílulas KIANPI, pílulas de gordura corporal?
Os comprimidos KIANPI são medicamentos para engordar o corpo, formulados a partir de ingredientes tradicionais à base de ervas. Essas pílulas aumentam o apetite, otimizam o trabalho do trato digestivo, maximizam a absorção de nutrientes e estimulam o sistema imunológico geral. Os fabricantes de medicamentos, Kweilin Drug Manufactory, afirmam que este medicamento para engordar pode aumentar o peso corporal de 2 a 3 quilos em apenas uma semana, sem acúmulo excessivo de gordura.
Para atingir o resultado desejado, o medicamento deve ser tomado duas cápsulas antes de ir para a cama à noite. As pílulas KIANPI destinam-se ao consumo por pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos e não são recomendadas para utilização enquanto conduz, nem durante a gravidez e lactação.
Quais são os ingredientes das pílulas KIANPI?
Alguns dos ingredientes principais usados para fazer esta droga de engorda corporal incluem dong quai (Angelica sinensis), raiz de panax ginseng e ba ji tian (Morinda officinialis).
Dong quai é uma planta da família do ginseng frequentemente usada como um medicamento fitoterápico para tratar uma série de doenças, como ejaculação precoce, síndrome pré-menstrual (TPM), prisão de ventre, dor nas articulações e hipertensão. Dong quai contém efeitos estrogênicos e pode afetar os hormônios no corpo. Dong quai também contém cumarina, que confere a esse medicamento seu efeito de diluir o sangue. Em uma cápsula, os comprimidos KIANPI contêm 20 miligramas de extrato de dong quai.
Ba ji tian, também conhecido pelo nome latino Morinda officinialis, é uma planta da família da amoreira. A raiz de Baji tian é usada há gerações na medicina tradicional chinesa para fortalecer ossos e articulações, tratar a infertilidade, melhorar as irregularidades menstruais e outros problemas de saúde sexual. Baji tian também é usado para aliviar dores nas costas e perda de massa muscular. Esta planta contém aminoácidos, beta sitosterol e cálcio. Em uma cápsula, as pílulas KIANPI contêm 22 miligramas de extrato de bajitian.
Panax ginseng também é conhecido como ginseng vermelho coreano. O ginseng vermelho tem sido usado na medicina tradicional chinesa como um suplemento de aumento de energia que também funciona para melhorar a saúde do coração, tratar a impotência e aumentar a excitação sexual em mulheres na pós-menopausa. Em uma cápsula, as pílulas KIANPI contêm 28 miligramas de extrato de raiz de panax ginseng.
Como as pílulas KIANPI atuam na engorda do corpo?
Dos três ingredientes ativos principais contidos nas pílulas KIANPI, o hormônio estrogênio parece desempenhar um papel importante por trás dessa alegação de benefícios de engorda. O estrogênio é um hormônio importante para o desenvolvimento sexual e reprodutivo humano. Embora conhecido como o hormônio sexual feminino, o estrogênio também pertence aos homens e é igualmente importante na manutenção das funções do corpo.
As mulheres produzem estrogênio nos ovários (e na placenta durante a gravidez), enquanto os homens produzem estrogênio nos testículos. As glândulas supra-renais e células de gordura também produzem estrogênio. Os níveis de estrogênio geralmente diminuem com a idade, especialmente para mulheres na pós-menopausa. O corpo das pessoas que são muito magras tem muito pouca gordura, o que faz com que seus corpos não tenham níveis de estrogênio.
Espera-se que as pílulas KIANPI atuem para aumentar o hormônio estrogênio em um corpo muito magro. Assim, um aumento no estrogênio pode aumentar a formação de gordura corporal que, por sua vez, pode engordar o corpo. Altos níveis de estrogênio têm sido associados à formação de gordura nos quadris, abdômen e coxas.
Quais são os perigos de tomar pílulas KIANPI para engorda corporal?
A Food and Drugs Administration (FDA) alerta os consumidores para não comprar ou usar pílulas KIANPI para ganhar peso. Testes de laboratório nos Estados Unidos relataram que este medicamento que engorda contém dexametasona, um corticosteroide comumente usado para tratar inflamação, e ciproheptadina, um medicamento anti-histamínico usado para tratar reações alérgicas.
O uso impróprio de corticosteroides pode prejudicar a capacidade do corpo de combater infecções, causando picos dramáticos nos níveis de açúcar no sangue, lesões musculares e sintomas psiquiátricos. Quando os corticosteroides são tomados por um longo período ou em altas doses, eles podem bloquear a ação das glândulas supra-renais e causar sintomas de abstinência quando interrompidos repentinamente.
Em algumas pessoas, o uso de corticosteroides por um longo prazo pode causar um rosto de lua, uma condição que faz com que o rosto gire devido ao acúmulo de gordura nas laterais do rosto. Outros efeitos colaterais comuns do uso de corticosteroides incluem acne, ginecomastia (aumento das mamas em homens), redução temporária dos testículos e dor nas articulações.
Por outro lado, os anti-histamínicos podem causar sonolência e afetar o estado de alerta mental. Esta é a razão pela qual os comprimidos KIANPI não devem ser tomados enquanto você dirige.
Na Indonésia já está proibido
Esta droga de engorda corporal atua aumentando os níveis de estrogênio no corpo. O que precisa ser entendido, os níveis de estrogênio estão muito altos tem sido associado a um risco aumentado de câncer de mama.
E, embora a gordura nos quadris e nas coxas seja inofensiva, é uma história diferente com a gordura da barriga. O acúmulo de gordura na barriga tem sido associado ao diabetes, doenças cardíacas, derrame cerebral e até mesmo a alguns outros tipos de câncer. Além disso, os ingredientes dos medicamentos que não estão listados no rótulo podem causar efeitos colaterais graves quando combinados com outros medicamentos.
Não apenas isso. Para serem distribuídos na Indonésia, os suplementos dietéticos e medicamentos fitoterápicos devem obter a aprovação oficial da Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos da República da Indonésia (BPOM RI) para comprovar sua eficácia e segurança. No entanto, em 2015, a BPOM anunciou que as pílulas KIANPI eram uma das 54 marcas de medicamentos fitoterápicos perigosos porque continham produtos químicos medicinais e não tinham um número de licença de distribuição da BPOM.