Ele disse que o daltonismo faz uma pessoa ver apenas as cores preto e branco. Verdadeiro se o que se quer dizer é daltonismo total. Embora nem todo mundo tenha daltonismo total. A maioria dos casos de daltonismo são, na verdade, daltonismo parcial, o que é difícil distinguir entre vermelho, verde ou azul. Para determinar qual tipo você possui, você precisará fazer uma verificação daltônica. Como é o teste daltônico?
Diferentes tipos de teste daltônico
O daltonismo ocorre devido à diminuição da função ou perda de células cone na retina. Danos nas células cônicas da retina fazem com que o olho não consiga detectar as cores de maneira adequada.
Essa condição geralmente é causada por fatores genéticos ou hereditários. Certas doenças que atacam a função dos olhos e a exposição a produtos químicos prejudiciais também podem ser a causa dessa deficiência visual.
No entanto, muitos não percebem que são daltônicos porque estão acostumados a presumir que certas cores são iguais ao que seus olhos veem.
Na verdade, alguns empregos ou campos de estudo na faculdade exigem que alguém seja capaz de ver as cores com clareza.
Portanto, certos testes precisam ser feitos para determinar a condição do daltonismo.
Um teste comum é feito para o daltonismo parcial, reconhecendo padrões formados a partir de pontos coloridos, ou seja, o teste de Ishihara.
No entanto, existem pelo menos 4 tipos de testes que um oftalmologista precisa realizar para diagnosticar distúrbios da visão de cores.
1. Teste daltônico de Ishihara
Como o nome indica, o inventor do teste de daltonismo é Shinobu Ishihara, um oftalmologista japonês. Este teste é mais frequentemente usado para detectar daltonismo parcial, especialmente no daltonismo vermelho-verde.
O teste de Ishihara consiste em 24 páginas, contendo imagens na forma de pontos coloridos que formam um padrão numérico. O objetivo deste teste é ler os números compostos por pontos coloridos.
Durante o teste, você precisará fechar um olho enquanto lê os números e seu médico também pode pedir que você trace o padrão de pontos coloridos que compõem os números.
Nas imagens do teste de Ishihara existem números que só podem ser lidos por pessoas com visão normal.
No entanto, também existem imagens cujos números podem ser lidos por pessoas com olhos normais, pessoas com daltonismo parcial e pessoas com daltonismo total.
Se você tiver daltonismo parcial para o vermelho-verde, terá dificuldade em ler algumas páginas. Você terá uma resposta diferente das pessoas com visão normal.
Na verdade, você pode nem mesmo ver os números.
No entanto, algumas páginas devem ser lidas apenas por pessoas com daltonismo parcial.
Nesta seção, as pessoas com visão normal geralmente não veem números, enquanto as pessoas com daltonismo parcial veem números.
2. Hardy-Rand-Rittler (HRR)
Este teste de daltonismo foi descoberto pela primeira vez em 1945 e pode ser usado para detectar todos os tipos de daltonismo parcial (vermelho, verde e azul).
O teste HRR consiste em 4 partes principais e os resultados de cada teste serão usados para determinar que tipo de distúrbio de cor você tem.
Neste teste, você deverá observar várias formas na imagem, como um triângulo ou círculo.
Além de ser usado como um método de rastreamento do daltonismo, esse teste também pode ser usado para detectar a diminuição da visão das cores que acompanha algumas doenças oculares.
Um exemplo de doença ocular que pode ser detectada pelo teste de HRR é a neuropatia óptica.
3. Farnsworth-Munsell 100-hue (teste de matiz)
Ao contrário de outros testes de daltonismo, o teste de matiz consiste em 85 gradações de cores organizadas em 4 linhas. O teste é feito classificando as cores para que formem uma gradação.
O médico geralmente pedirá que você classifique as gradações das cores do arco-íris, ou seja, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e roxo.
Os resultados serão somados para verificar o quão severo ou claro é o distúrbio de cor.
Se você está tendo problemas para graduar essas cores, pode ter problemas de visão das cores.
Relatório do National Eye Institute, o teste de Hue geralmente é feito para detectar distúrbios da visão de cores para as qualificações profissionais de fotógrafos e designers gráficos.
4. Teste de daltonismo por anomaloscopia
Ao contrário de outros testes de daltonismo, este exame é realizado com um instrumento especial em forma de microscópio, ou seja, um anomalioscópio.
A verificação do daltonismo usando um anomalioscópio é o tipo mais preciso de teste de visão de cores.
Neste teste, você será solicitado a combinar as cores com as cores do anomaloscópio girando alguns botões no instrumento.
Na ferramenta existe um círculo dividido em duas cores, nomeadamente vermelho-verde e amarelo. Você precisa mostrar uma cor semelhante às duas metades do círculo.
Além da verificação do daltônico, o médico pode realizar um exame oftalmológico completo ou outros testes para determinar a causa exata do distúrbio da visão em cores.
Se o daltonismo for causado por certas doenças ou efeitos colaterais de drogas, os resultados do exame serão usados posteriormente como um guia para os médicos determinarem como tratar adequadamente o daltonismo.