O sêmen é uma parte importante do sistema reprodutor masculino. Mas, infelizmente, apenas alguns entendem realmente os meandros do sêmen. A maioria das pessoas se concentrará mais no esperma do que no sêmen. Na verdade, o sêmen masculino tem sua própria singularidade e características que o tornam diferente do esperma.
Conheça o sêmen de um homem e seu conteúdo
O sêmen é um fluido branco turvo produzido pelos homens durante a ejaculação. Citado de Centro de Andrologia O sêmen contém células espermáticas (espermatozóides), frutose, aminoácidos e várias enzimas que ajudam as células espermáticas a realizar a fertilização no útero.
O próprio esperma é o fluido das células reprodutoras masculinas que contêm cromossomos para produzir fertilização no óvulo e formar um zigoto.
O sêmen é produzido pelas vesículas seminais. Esse órgão reprodutor masculino está localizado na parte inferior da bexiga. A mistura de sêmen e esperma é branca turva. Isso se deve ao alto teor de proteína no sêmen.
Além de proteínas e células de esperma, o sêmen masculino também contém vários outros nutrientes, como ácido ascórbico, frutose, ferro, cálcio, magnésio, sódio, potássio, vitamina B12, calorias e água.
Diferença entre sêmen e esperma
Ainda há muitos casais que confundem sêmen e espermatozóides com a mesma coisa. No entanto, a diferença entre sêmen e esperma pode ser facilmente explicada por meio dos dois pontos a seguir.
- O sêmen é um líquido branco liberado pelo homem durante a ejaculação e o esperma faz parte do sêmen (sêmen) na forma de células reprodutivas masculinas para fertilizar o óvulo da mulher.
- O sêmen pode ser visto a olho nu na forma de um líquido branco e tem uma característica pegajosa, enquanto o líquido espermático que contém células reprodutivas é invisível e só pode ser visto ao microscópio.
Vários benefícios do sêmen para a saúde
Os benefícios do sêmen não são apenas para ajudar no processo de fertilização, existem vários outros benefícios que você e seu parceiro podem sentir a seguir.
1. Antidepressivo natural
Vários estudos descobriram que o sexo pode fazer humor alguém melhor.
Um estudo foi conduzido em 293 mulheres para provar se o esperma e o sêmen podem reduzir os sintomas de depressão.
Em pesquisa conduzida por Universidade de Nova York Verificou-se que mulheres que tinham certa quantidade de sêmen na corrente sanguínea não apresentavam sintomas de depressão. Isso foi obtido depois que eles fizeram sexo.
Além disso, este estudo também comparou mulheres que fizeram sexo usando preservativo com aquelas que não o fizeram. O resultado, mulheres que fazem sexo sem camisinha, apresentam sintomas de depressão muito menor do que aquelas que usam camisinha.
Mas isso não significa sexo melhor sem usar camisinha. Porque o sexo com preservativos pode proteger você e seu parceiro de vários riscos de doenças sexualmente transmissíveis.
2. Faça o sono mais sonoro
Os benefícios do sêmen também podem fazer você dormir mais profundamente. Não raro, a maioria dos casais vai dormir imediatamente após ter um orgasmo durante a relação sexual.
Isso ocorre porque o esperma e o sêmen contêm um composto químico chamado melatonina. A melatonina tem uma função no corpo de fazer você dormir profundamente e relaxar.
3. Reduz o risco de câncer de próstata
The Journal of the American Medical Association afirma que a ejaculação infrequente pode aumentar o risco de câncer de próstata.
Portanto, ejacular para secretar sêmen regularmente e não excessivamente pode realmente ajudar a reduzir o risco e prevenir o câncer de próstata.
4. Reduzindo a pressão arterial
Outros benefícios do sêmen também foram capazes de reduzir a pressão arterial. Isso pode ser sentido em mulheres que engolem sêmen.
As mulheres têm menor risco de pré-eclâmpsia quando engolem esperma. No entanto, isso não significa que esse fato seja absolutamente verdadeiro e precise ser feito. Para evitar o aumento da pressão arterial, você ainda deve consultar um médico e tomar medicamentos regularmente.
Uma coleção de fatos interessantes sobre o sêmen masculino
Em relação aos mitos que se desenvolvem em vários círculos, aqui estão alguns fatos importantes que você precisa saber.
1. Até 5% do sêmen é esperma
Cada vez que um homem ejacula, o sêmen produzido contém esperma. O número de espermatozoides contidos em cada ejaculação masculino é de cerca de 200 a 500 milhões.
Isso significa que o esperma consome aproximadamente 5% do volume total de sêmen produzido durante a ejaculação. Esse número pode variar dependendo da duração e do volume da ejaculação.
O sêmen serve para neutralizar o nível de acidez quando o esperma entra na vagina para que o esperma não morra e possa ir para o óvulo para fertilização.
2. O sêmen contém vários nutrientes
O sêmen é produzido pelas vesículas seminais, localizadas na parte inferior da bexiga masculina. A cor branca é turva devido ao alto teor de proteína no sêmen.
Além de proteínas e células de esperma, o sêmen contém vários outros nutrientes, como ácido ascórbico, frutose, ferro, cálcio, magnésio, sódio, potássio, vitamina B12, calorias e água.
3. Engolir sêmen não engorda
Talvez você já tenha ouvido o mito de que engolir sêmen vai engordar rapidamente porque o sêmen contém calorias.
As calorias são de fato parte do conteúdo do sêmen, mas engolir o sêmen não causa necessariamente ganho de peso.
Em uma ejaculação, existem apenas cerca de cinco calorias no sêmen de um homem. Essa quantidade de calorias equivale a comer um morango fresco.
4. A viscosidade do sêmen masculino está sempre mudando
Você não precisa se preocupar se a cada dia a espessura ou consistência do sêmen muda, porque isso é muito normal. Às vezes, o sêmen pode ser muito espesso como um gel, mas também pode ser líquido.
Existem vários fatores que afetam a consistência do sêmen, um dos quais é o conteúdo de água no corpo. Quanto mais líquidos você consome, mais aguado o sêmen pode se tornar.
5. O sabor do sêmen não é afetado pelos alimentos consumidos
Tendo um conteúdo razoavelmente alto de frutose, o sêmen masculino saudável tende a ter um sabor ligeiramente doce.
Mas se você é um fumante inveterado, seu sêmen provavelmente terá um sabor diferente. Isso se deve às toxinas produzidas pelos cigarros, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono.
Com base nisso, muitas pessoas acreditam que a comida ou bebida que você consome pode afetar o sabor do sêmen. Por exemplo, se você comer muitas frutas como melancia, kiwi ou abacaxi, seu sêmen também terá um sabor mais fresco.
No entanto, isso ainda é um mito. Até o momento, não há evidências científicas para apoiar essa suposição.
6. Alergia ao sêmen é muito rara
Normalmente, alguém afirma que é alérgico ao sêmen para evitar os pedidos de deglutição do sêmen de sua parceira.
A possibilidade de uma alergia ao sêmen masculino existe, mas essa ocorrência é muito rara. Os especialistas afirmam que os casos de mulheres alérgicas ao sêmen variam apenas de um a cinco por cento.
As alergias ao sêmen também podem ter um efeito imediato, como a pele ou partes do corpo que entram em contato com o sêmen que coçam, ficam vermelhas e incham.
7. O sêmen masculino pode transmitir doenças
Embora o sêmen masculino contenha uma variedade de bons nutrientes, esse sêmen também pode transmitir várias doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, clamídia, herpes e HIV.
Portanto, para evitar o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, sempre é aconselhável realizar atividades sexuais saudáveis, como usar preservativo e evitar ter múltiplos parceiros.