A defecação para a frente e para trás mais de três vezes ao dia com fezes aquosas é um sintoma de diarreia. Felizmente, essas doenças digestivas podem ser tratadas com tratamentos simples. Antes de ir ao médico, é uma boa ideia experimentar as várias maneiras de lidar com a diarreia a seguir.
Como lidar com os sintomas de diarreia em casa
Todas as pessoas no mundo podem ter diarreia pelo menos uma vez na vida. Independentemente do status e do sexo, o adulto médio pode ter diarreia 4 vezes por ano.
Os sintomas de diarreia que aparecem certamente interferem na sua rotina diária. No entanto, acalme-se primeiro. Aplicar as maneiras certas para lidar com a diarreia pode fazer com que sua condição melhore gradualmente por conta própria em dois ou três dias. Confira a lista abaixo.
1. Beba muitos líquidos
Muitos subestimam esse único problema digestivo. No entanto, se não for tratada rapidamente, a diarreia grave pode levar à desidratação, o que pode piorar a sua condição.
Beber com frequência não apenas ajuda na desidratação, mas também evita que o corpo perca mais líquidos. Beber muita água também é uma boa maneira de lidar com os próprios sintomas da diarreia.
A melhor fonte de líquidos quando você tem diarreia é a água. No entanto, você também pode beber bebidas esportivas ou fluidos SRO que podem ser comprados em farmácias sem receita médica.
Como tratar a diarreia bebendo uma solução SRO é mesmo considerado mais eficaz do que beber apenas água. O motivo é que o ORS contém eletrólitos e minerais mais completos.
Essa solução pode ajudar o intestino a absorver o excesso de líquido com mais eficiência, de modo que a textura das fezes seja mais densa. Os fluidos eletrolíticos também ajudam a aumentar a atividade neural do cérebro, a contração muscular e a criação de novos tecidos em seu corpo.
Como tratar a diarreia neste se torna muito importante, especialmente para bebês, crianças pequenas e idosos que estão tendo diarreia. Crianças pequenas e idosos estão incluídos na faixa etária em que é bastante difícil atender às necessidades de seus próprios fluidos corporais.
Eles ainda precisam da ajuda de um pai ou responsável para fazer isso ou lembrá-los de beber.
8 sinais e sinais de diarreia do bebê que os pais devem ter cuidado
2. Coma alimentos saudáveis com baixo teor de fibras
Alimentos inadequados realmente fazem os intestinos trabalharem mais, exacerbando os sintomas de diarreia. Escolha alimentos para diarréia que sejam ricos em carboidratos, mas pobres em fibras.
Alimentos com esse conteúdo nutricional são facilmente digeridos e absorvidos pelo estômago. Dessa forma, seus intestinos não precisam trabalhar muito para processar os alimentos.
Escolha também alimentos com sabor suave (suave e não muito temperado) para suprimir os sintomas de náusea e vômito que você pode sentir ocasionalmente.
A maneira de superar os sintomas da diarreia por meio de uma dieta como essa é chamada de dieta BRAT. A dieta BRAT pode ajudar a produzir fezes mais sólidas. Nesta dieta, as opções do menu de alimentos incluem:
- banana ou banana,
- arroz ou arroz (arroz integral ou arroz branco),
- molho de maçã ou purê de maçã, bem como
- torrada ou pão torrado (sem gordura).
Além dos quatro tipos de alimentos acima, existem outras opções de alimentação fibrosa que podem tratar a diarreia em casa, a saber:
- batata,
- manteiga de amendoim dan
- frango sem pele,
Como lidar com a diarreia com a dieta BRAT não deve ser feita por muito tempo. Você só tem permissão para fazer uma dieta com baixo teor de fibras por 2 a 3 dias, até que a frequência das evacuações pareça melhor.
3. Consumir bebidas, alimentos ou suplementos probióticos
Comer alimentos com baixo teor de fibras é uma forma de tratar os sintomas e também a diarreia. No entanto, este não é o único tipo de alimento que pode ser consumido.
Ocasionalmente, você pode comer alimentos ricos em probióticos, como iogurte ou tempeh, como forma de tratar a diarreia.
Os probióticos são bactérias benéficas para a saúde do sistema digestivo. A adição de boas bactérias probióticas pode ajudar o sistema imunológico a trabalhar de forma mais eficaz contra infecções que causam diarreia.
4. Evite alimentos que pioram a diarreia
A maneira de lidar com os sintomas da diarreia para que não piore é evitar certos tabus alimentares. Os alimentos a evitar incluem alimentos picantes, oleosos e adoçados artificialmente (doces, bebidas embaladas, etc.).
Esses alimentos geralmente não são digeridos e absorvidos adequadamente se você tiver diarreia. Café, refrigerantes, bem como leite e seus produtos processados, como sorvete, também devem ser evitados até que a diarreia seja curada.
A lista de alimentos e outras coisas que você deve evitar enquanto implementa formas de lidar com a diarreia em casa inclui:
- ervilhas,
- baga,
- brócolis,
- repolho,
- couve-flor,
- feijões,
- milho,
- vegetais de folhas verdes,
- ervilhas,
- pimentas,
- bebidas com cafeína, como bebidas energéticas,
- álcool também
- bebida muito quente.
Esses alimentos contêm gases, que podem causar inchaço e náuseas no estômago. As bebidas desta lista também podem irritar ainda mais o trato digestivo.
3 dicas para beber café que é seguro para o estômago se você tiver uma úlcera
5. Beba chá de camomila
Beber chá de camomila pode ser uma forma natural de tratar a diarreia que você pode tentar em casa, diz um estudo da Índia.
Estudos publicados em periódicos Relatórios de Medicina Molecular isso sugere que a camomila pode ajudar com inchaço, dores de estômago e náuseas causadas pela diarreia. O chá de camomila também é considerado bastante eficaz como uma forma de lidar com os sintomas leves de diarreia.
6. Coma em pequenas porções
Como lidar com a diarreia não se concentra apenas nas escolhas alimentares, mas também nas porções. Quando você tiver diarreia, não coma muito. Comer porções suficientes ou menores, mas geralmente é uma maneira segura de lidar com a diarreia.
O motivo é que seus intestinos continuam a ser forçados a trabalhar mais duro durante a diarréia. Se você aumentar a carga de trabalho dos intestinos comendo muito imediatamente, a diarreia levará mais tempo para curar.
7. Tome remédio para diarréia
A maioria dos casos de diarreia leve melhora após a aplicação das várias maneiras de tratar os sintomas mencionados acima.
Mas se a sua condição ainda não melhorar, não custa nada tentar tomar um remédio. A maioria das opções de medicamentos para diarreia pode ser comprada em farmácias ou drogarias sem a necessidade de resgatar uma receita.
Se os sintomas de diarreia ainda aparecerem após a ingestão do medicamento, não demore a consultar um médico. O limite máximo para você fazer remédios caseiros é de 2 ou 3 dias. Mais do que isso, ir imediatamente ao médico para obter um tratamento mais eficaz.
Claro, quanto mais cedo você receber cuidados médicos, melhor para sua saúde. Obter tratamento médico mais cedo pode prevenir a ocorrência de complicações perigosas da diarreia.
Se os medicamentos de venda livre não forem eficazes o suficiente, seu médico pode prescrever antibióticos, medicamentos antidiarreicos ou fluidos eletrolíticos, dependendo da causa da diarreia. Portanto, você deve primeiro consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento para diarréia.