A dor abdominal reage aos músculos abdominais, órgãos do abdômen ou órgãos próximos ao estômago. Essa condição é comum e pode ser causada por muitas coisas. Conheça as várias doenças que costumam causar dores de estômago.
Várias causas de dor de estômago
Para dores abdominais que não desaparecem, você deve prestar atenção de onde exatamente vem a dor e se você tem algum outro sintoma relacionado à dor. Aqui estão algumas condições que costumam causar dor de estômago.
1. Constipação
A constipação é definida como dificuldade para evacuar ou não conseguir defecar por mais de três dias consecutivos.
Quando você não consegue evacuar, as fezes se acumulam no cólon. Se piorar, a parte inferior do abdômen pode inchar e causar dor.
A constipação pode ocorrer em qualquer idade. Para evitar a constipação, você deve beber muita água e alimentos ricos em fibras em sua dieta. O exercício regular também pode ajudar a suavizar a digestão.
2. Diarréia
A dor de estômago também pode ser causada por diarreia intensa em que o estado das fezes que sai tem uma textura aquosa e aquosa. Quando você tem diarreia, pode evacuar pelo menos três ou mais vezes ao dia.
Normalmente, a diarreia dura 1-2 dias. Alguns pacientes se recuperam dessa condição por conta própria.
No entanto, se durar mais de 3 dias, pode ser um sinal de infecção estomacal ou outra doença mais séria. Se for esse o caso, o paciente precisa de tratamento médico.
3. Gastroenterite ou cólica estomacal
A gastroenterite (também conhecida como cólica estomacal ou vômito) pode ser a causa da dor de estômago. Além da dor abdominal, os sintomas típicos que acompanham são diarreia, náuseas e vômitos. Essa doença geralmente é causada por bactérias ou vírus.
Alguns outros sinais e sintomas podem incluir febre e dor de cabeça. Se tiver algum destes sinais, deve informar o seu médico. Você pode precisar de atenção médica para tratar infecções e desidratação.
4. Apendicite ou apendicite
Se a dor for no lado inferior direito do abdômen, você pode estar com apendicite. O apêndice é uma rede de pequenas bolsas que se estendem desde o intestino grosso.
A apendicite ocorre quando o apêndice fica bloqueado por fezes ou outras substâncias estranhas e causa inflamação.
Os sintomas de apendicite, exceto a dor abdominal, incluem febre alta, perda de apetite, náuseas e vômitos. Se não for tratado, o apêndice pode romper e permitir que a infecção se espalhe. Portanto, contacte o seu médico se sentir algum destes sinais.
5. A infecção do trato urinário causa dor abdominal
Doença infecção do trato urinário ou infecção do trato urinário também pode ser a causa de dor abdominal. Isso ocorre porque essa condição pode evoluir para uma infecção renal (pielonefrite), em que um dos sintomas é dor abdominal.
Essa doença geralmente é causada por uma infecção bacteriana. As infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres do que em homens.
Para que a doença não progrida, você deve consultar um médico imediatamente se tiver sinais de infecção do trato urinário. Pode ser necessário tomar antibióticos para tratar a infecção.
6. Consumo de alimentos gordurosos
A dor de indigestão geralmente é causada por certos alimentos. Essa dor geralmente é sentida como um desconforto na parte superior do abdômen. Normalmente, a causa é o consumo de alimentos com alto teor de gordura em grandes porções.
Quando seu estômago não consegue segurar e digerir a comida, às vezes ela transborda e causa desconforto. Você pode arrotar com frequência e sentir um gosto amargo na boca.
A dor pode durar várias horas e o estresse pode piorá-la.
Vários sinais de uma digestão saudável e dicas para mantê-la
7. Doença do refluxo gastroesofágico
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição que ocorre quando o alimento no estômago é forçado de volta ao esôfago, o tubo que leva o alimento da boca ao estômago.
A comida em seu estômago se mistura com o ácido durante o processo de digestão. Quando o ácido do estômago sobe, o alimento é empurrado de volta para o esôfago.
Isso vai causar uma sensação de estômago quente na parte superior ou frequentemente conhecida como azia ou estômago. Você pode controlar a DRGE evitando alimentos picantes, grandes refeições e alimentos ricos em gordura.
8. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é um grupo de doenças que ocorrem no intestino grosso. Isso pode causar crises de cólicas estomacais, inchaço, diarreia e prisão de ventre. Essa condição é mais comum em mulheres do que em homens.
Você pode controlar os sintomas dessa doença evitando certos alimentos que podem causar dores de estômago. Esses alimentos podem incluir queijo, doces açucarados e alimentos processados.
Você deve comer mais vegetais, frutas e beber muita água. O exercício regular também é altamente recomendado.
9. A doença de Crohn causa dor de estômago
A doença de Crohn causa inflamação do revestimento do trato digestivo, resultando em sintomas como dor abdominal, diarreia intensa, perda de peso e fadiga.
A doença de Crohn é dolorosa e pode ser debilitante. Na verdade, às vezes pode levar a complicações fatais.
10. Intolerância alimentar
O corpo não é capaz de digerir certos tipos de alimentos pode ser uma das causas das dores de estômago. Essa condição também é conhecida como intolerância alimentar.
Uma das intolerâncias alimentares mais comuns é a intolerância à lactose. Nesse tipo de intolerância, o estômago é incapaz de digerir a lactose, um tipo de açúcar freqüentemente encontrado no leite e seus produtos.
Quando você come esses alimentos, as bactérias em seu intestino excretam mais gás. Esse acúmulo de gás eventualmente pressiona o estômago, causando dor.
11. Cálculos biliares ou cálculos renais
Pedras nos rins e cálculos biliares não são a mesma condição, mas podem causar problemas estomacais. Os cálculos biliares são depósitos duros que se formam na bile, enquanto os cálculos renais são pedras duras calcificadas que se formam nos rins.
Ambas as condições podem causar dor intensa. Para tratar essa condição, os médicos geralmente prescrevem medicamentos para dissolver essas pedras. Se a droga não funcionar, a pedra será removida do corpo por meio de cirurgia.
O que fazer quando você tem dor de estômago?
Quando você tem dor abdominal, deve verificar se também apresenta outros sintomas que indiquem uma doença. Para ter mais certeza, verifique sua condição com seu médico para descobrir a doença.
Se não for controlada, essa condição pode desencadear bloqueios no sistema digestivo e causar dores de estômago dolorosas. A detecção precoce de qualquer condição ajudará seu corpo a responder melhor ao tratamento.
Além disso, você também pode ajudar a prevenir dores de estômago:
- coma com moderação e coma devagar, sem pressa
- comer em horários regulares,
- evite o estresse, e
- Evite alimentos que podem causar dor de estômago, como alimentos fritos, alimentos picantes ou alimentos gordurosos.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a causa da dor abdominal, consulte o seu médico.