Qual é a temperatura corporal normal de uma pessoa? Por que pode subir e descer?

A temperatura normal do corpo pode continuar a mudar ao longo do dia. Isso ocorre porque o corpo humano é capaz de alterar sua própria temperatura central de acordo com as estações e o ambiente ao redor. A temperatura corporal de uma pessoa saudável pode oscilar cerca de 0,5 ° C por dia, sendo mais baixa pela manhã e mais alta à tarde, dependendo de sua atividade naquele dia.

Isso significa que a temperatura corporal em constante mudança é, na verdade, uma parte natural do mecanismo de defesa do corpo. Mas é importante certificar-se de que a flutuação da temperatura corporal não seja o resultado de uma condição médica latente. Continue lendo para aprender mais sobre a temperatura normal do corpo humano e o que pode causar suas alterações.

Qual é a temperatura normal do corpo humano?

Fonte: Reader's Digest

A maioria das pessoas assume que a temperatura normal do corpo humano deve ser de 37ºC. No entanto, esse conceito é um tanto enganoso e foi desmascarado por muitos estudos médicos.

Um estudo publicado anos atrás no Journal of the American Medical Association descobriu a temperatura média normal para adultos é 36,7 ° C , em vez de ajustar 37 ° C. Em geral, o mundo médico concorda que a temperatura corporal normal varia entre 36,1 ° C a 37,2 ° C .

Embora o padrão também dependa muito de:

  • A condição física da pessoa.
  • Era.
  • Que atividades eles têm feito.
  • Hora do dia.
  • Qual parte do seu corpo está sendo medida - por exemplo, uma leitura de temperatura da axila geralmente mostra 0,5 ° C é mais baixo do que a temperatura corporal central.

Enquanto isso, a temperatura corporal tende a diminuir com a idade. Um estudo pertencente a pesquisadores do Winthrop University Hospital em Nova York descobriu que pessoas mais velhas têm uma temperatura corporal normal mais baixa do que o "padrão" acima. De 150 idosos com idade média de 81 anos, os pesquisadores descobriram que a temperatura corporal média nunca atingiu 37 ° C. Esses achados sugerem que, mesmo quando os idosos estão doentes, sua temperatura corporal pode não subir até atingir a temperatura que as pessoas reconhecem como febre (acima de 37ºC). Por outro lado, uma temperatura corporal muito baixa (abaixo de 35ºC) geralmente é um sinal de certas doenças.

Assim, o limite de temperatura corporal a ser considerada febre também será diferente para cada pessoa com base no horário do dia. A questão é que, para saber a temperatura corporal normal de uma pessoa, todas as variações do fator devem ser levadas em consideração.

O que faz com que a temperatura corporal flutue?

O corpo muda sua temperatura para se ajustar às mudanças em seu entorno. Você vai suar quando estiver em um ambiente quente para ajudar a manter o corpo fresco. Por outro lado, seu corpo tentará mantê-lo aquecido quando a temperatura ao seu redor estiver baixa. Para fazer isso, o cérebro enviará sinais por todo o corpo para fornecer mais sangue dos capilares às partes quentes do corpo. Essa resposta vai fazer você estremecer de calafrios. Tremer gera calor para que seu corpo possa manter a temperatura corporal.

A temperatura do seu corpo também pode mudar quando você fuma, bebe álcool e até mesmo quando mente. Aqui estão alguns outros motivos comuns por trás das flutuações normais na temperatura corporal:

1. Crescimento corporal

A temperatura corporal oscila comumente experimentada por bebês. A razão não é outra senão porque eles ainda estão em seu período de crescimento e desenvolvimento, de modo que os sistemas internos do corpo ainda não atingiram sua função ideal. A temperatura corporal do bebê pode aumentar alguns dias após o nascimento, mas cairá ligeiramente quando o bebê atingir a meia-idade.

2. Mudanças hormonais

A temperatura corporal é muito sensível aos níveis hormonais. Portanto, a temperatura da mulher pode ficar mais alta ou mais baixa durante a ovulação ou menstruação. O mesmo acontecerá após a menopausa. Por outro lado, as alterações metabólicas durante a gravidez causam um aumento na temperatura corporal.

3. Ritmo circadiano

A temperatura corporal pode variar de acordo com as mudanças no relógio biológico do corpo (ritmo circadiano). A temperatura corporal mais baixa geralmente ocorre nas últimas 2 horas antes de você acordar. Você também pode se sentir mais frio às vezes, independentemente da temperatura ambiente estável.

4. Febre

A febre é um sintoma comum, não uma doença independente. Você terá febre se houver uma infecção em seu corpo causada por um vírus ou bactéria. Em bebês e crianças, a febre geralmente aparece quando a temperatura corporal é superior a 37 graus Celsius. Enquanto isso, os adultos terão febre quando a temperatura corporal atingir 38-39 ° C.

A febre é um sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção, porque geralmente vírus e bactérias se multiplicam rapidamente no corpo a uma temperatura de 37º Celsius. Portanto, o corpo aumentará sua temperatura para se defender e evitar que esses patógenos desagradáveis ​​se multipliquem.

As doenças comuns que causam febre são gripe, dor de garganta, sinusite, pneumonia, tuberculose e infecções do trato urinário. Algumas outras doenças perigosas que podem causar febre são dengue, malária, inflamação do revestimento do cérebro (meningite) e HIV.

A febre também pode aparecer quando a criança termina a vacinação ou está prestes a crescer dentes. Se você ou seu filho estiverem com febre, você deve consultar um médico imediatamente para descobrir a origem da doença para que ela possa ser tratada adequadamente.

5. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma das muitas razões pelas quais sua temperatura corporal flutua. A glândula tireóide regula como as células do seu corpo utilizam a energia que recebem dos alimentos - um processo chamado metabolismo. Seu metabolismo pode desacelerar devido a certas doenças ou outros fatores. Esta é uma condição chamada hipotireoidismo. A temperatura do corpo cairá quando o metabolismo estiver lento e você sentirá frio. Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo são fadiga, constipação, dores musculares e humor deprimido.

6. Diabetes

O diabetes também tem uma relação com a temperatura corporal central. Os cientistas descobriram que, quando a insulina foi injetada em certas áreas do cérebro em ratos, ela causou um aumento na temperatura corporal e na taxa metabólica. Isso sugere que o diabetes pode afetar mais ou menos a temperatura do corpo e causar alterações.

Outro fato único sobre a temperatura corporal de uma pessoa

1. Fumar pode aumentar a temperatura corporal

Você sabia que fumar pode elevar a temperatura corporal? Na verdade, isso ocorre porque você está inalando a fumaça do cigarro. Sim, a temperatura na ponta do cigarro é de 95 graus Celsius. Bem, quando a fumaça é inalada pelo nariz e depois pelos pulmões, a temperatura nesses órgãos aumenta.

Quando seus pulmões estão quentes, esse órgão é incapaz de realizar uma de suas importantes funções de resfriar ou remover o calor do corpo. Em última análise, é isso que torna a temperatura corporal tão alta. Quando você parar de fumar, sua temperatura corporal voltará ao normal em cerca de 20 minutos.

A inalação da fumaça do cigarro por si só pode prejudicar os pulmões, especialmente se você for um fumante ativo todos os dias. Portanto, pare de fumar lentamente.

2. Mentir também faz com que a temperatura corporal aumente

Nos contos de fadas, as pessoas que mentem têm nariz comprido. Bem, no mundo real, seu nariz também muda quando você mente. Não é que o formato esteja ficando mais comprido, mas a temperatura do nariz está aumentando, relatado na página da Web do MD.

Pesquisadores espanhóis da Universidade de Granada ainda investigam esse fenômeno. Pensa-se que isso acontece por causa da resposta do corpo quando você mente. Quando alguém mente, surge a ansiedade e o medo de ser descoberto. Nessa altura, o seu corpo irá causar várias respostas, como o aumento da frequência cardíaca e o aumento da temperatura corporal. Eventualmente, a área ao redor do nariz e dos olhos ficará mais quente.

3. As baixas temperaturas fazem você dormir melhor

A temperatura corporal também pode afetar a qualidade do sono de uma pessoa. Quanto mais frio estiver, melhor será o seu sono. Momentos antes de os humanos adormecerem, o corpo abaixa sua temperatura em cerca de 1 a 2 graus. É essa mudança de temperatura que ajuda o corpo a entrar em um ciclo de sono.

Portanto, tomar um banho quente antes de ir para a cama é um remédio para insônia frequentemente recomendado. A razão é que, depois de tomar um banho quente, o corpo experimentará uma queda considerável na temperatura, estimulando assim a sonolência

Dr. Rachel Salas, médica, neurologista da Johns Hopkins University cita um estudo da National Sleep Foundation que afirma que a melhor temperatura ambiente para dormir é em torno de 18-22º Celsius. Downey e Heller também concordam com essa afirmação, dizendo que a faixa de temperatura de 18-22ºC pode ser sua referência ao definir a temperatura ambiente certa antes de dormir.

4. Saber a hora da morte de alguém

Quando uma pessoa morre, a temperatura corporal diminui lentamente. Bem, a temperatura corporal é freqüentemente usada por investigadores de cadáveres para estimar quando o corpo encontrado realmente morreu.

Os investigadores podem ter uma ideia de há quanto tempo o corpo está morto colocando a mão sob o braço do cadáver. Se seu corpo estava quente, significava que ele havia morrido algumas horas antes. Mas se estiver frio e úmido, está morto há pelo menos 18 a 24 horas.

Então, como manter a temperatura corporal normal quando chega o tempo frio?

Quando o tempo está quente, geralmente você pode superar isso mantendo-se hidratado, bebendo muitos líquidos e abrigando-se em um local fresco, como uma sala com ar-condicionado.

Então, como manter a temperatura corporal normal quando o tempo está frio? Você deve usar roupas grossas ou em camadas para evitar o frio. Na verdade, se o seu ar condicionado estiver ajustado para uma temperatura baixa, você se cobrirá com um cobertor grosso. Aqui estão algumas maneiras de aquecer o corpo quando sentir frio:

1. Não deixe você tremer

Tremer é sinal de que você está com frio e precisa aquecer o corpo o mais rápido possível. Quando a temperatura da sua pele cai, você estremece para evitar que a temperatura interna também caia.

Pessoas com hipotermia leve terão calafrios, mas aqueles com hipotermia moderada não. O corpo vai parar de tremer quando as contrações musculares não puderem mais gerar calor. Isso significa que, quando você parar de tremer, sua temperatura central irá despencar.

2. Coma muito

Comer mais quando sentir frio é uma boa maneira de manter o corpo aquecido. É importante manter o açúcar no sangue sob controle para que seu corpo possa fornecer a energia de que você precisa para se manter aquecido.

Coma alimentos que seu corpo digere lentamente, como alimentos gordurosos. Quando seu corpo digere alimentos, ele queima energia e você se sente mais aquecido. Portanto, se o alimento que você come demorar mais para ser digerido pelo corpo, você também se sentirá aquecido por mais tempo.

3. Beba muita água

Além da ingestão de alimentos, seu corpo também tolerará bem o frio se a ingestão de água pelo corpo for mantida. Um corpo bem hidratado também pode fornecer melhor calor. Beba água quente, que também pode lhe dar uma sensação de calor, embora isso não aumente a temperatura interna do corpo.

De acordo com o professor da Universidade da Pensilvânia, Michael Cirigliano, MD, a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, se a água quente tocar sua boca, você sentirá uma sensação de calor.

4. Ajuste seu corpo ao clima frio

O corpo tem mais capacidades do que você pode imaginar. O corpo possui um mecanismo especial para se manter aquecido. Pessoas que passam muito tempo em climas frios podem se tornar mais resistentes ao frio.

O mecanismo neste corpo ainda não é totalmente compreendido. No entanto, talvez a gordura corporal chamada gordura marrom (gordura marrom) desempenhe um papel nisso. A gordura marrom pode queimar mais energia e liberá-la na forma de calor corporal para mantê-lo aquecido.

5. Mantenha seu corpo seco

Um corpo suado ou roupas molhadas podem fazer você sentir mais frio. Portanto, se o tempo estiver frio, você deve usar roupas que possam absorver o suor. Se as roupas estiverem molhadas, você deve trocar de roupa imediatamente. Tente manter seu corpo seco.

6. Mantenha a temperatura corporal central quente

É aconselhável usar roupas fechadas. Você também precisará usar meias, luvas e um chapéu para manter a temperatura corporal central. Se você está com frio, a primeira coisa que sentirá é um calafrio nos pés e nas mãos, antes que ele se espalhe para outras partes do corpo.

Esta é uma forma de mecanismo corporal para manter a temperatura corporal central. Quando está frio, o suprimento de sangue é priorizado para fluir para partes vitais do corpo, então seus pés e mãos sentirão frio primeiro. Manter o corpo coberto é a melhor coisa que você pode fazer para se manter aquecido.