As emoções desempenham um papel importante quando você pensa e se comporta. As emoções que você sente o tempo todo influenciam suas decisões e ações, ajudando você a sobreviver, evitar o perigo e compreender a si mesmo e aos outros. Bem, para realmente entender as emoções, os tipos de emoções e suas funções em sua vida, considere a seguinte revisão.
Diferentes tipos de emoções básicas que têm seus próprios benefícios
Todo mundo tem um nível diferente de gerenciamento das emoções, mas, na verdade, existem algumas emoções básicas que realmente temos. É esse tipo básico de emoção que influencia o comportamento de uma pessoa.
1. Felicidade
De todos os tipos de emoções, a felicidade é a emoção que a maioria das pessoas deseja e busca. Essa emoção é definida como um estado emocional agradável, como sensação de satisfação, alegria e bem-estar. A felicidade pode ser expressa de várias maneiras, como por meio de:
- Expressão facial sorridente
- Tom de voz alegre e divertido
- Linguagem corporal que parece relaxada ou animada
Sentimentos de felicidade levam a pessoa a ser grata e a compreender melhor a si mesma e aos outros. A felicidade é um exemplo de emoções positivas que desempenham um papel importante na saúde física e mental. Um deles é prolongar a vida.
Por outro lado, se você não se sentir feliz, como ansiedade, estresse, depressão e solidão pode ter um impacto negativo em sua saúde e diminuir sua qualidade de vida.
2. Tristeza
O oposto da felicidade, muitas pessoas não querem tristeza. Essas emoções são caracterizadas por sentimentos de decepção, desesperança, desinteresse e mau humor. Como qualquer emoção, a tristeza pode vir a qualquer momento e é vivida por todos de vez em quando.
Em alguns casos, as pessoas que sentem tristeza prolongada e intensa podem se transformar em depressão. A tristeza pode ser expressa de várias maneiras, incluindo:
- Humor sombrio
- Cale-se
- Letárgico e sem inspiração
- Afastar-se de outras pessoas
- Choro
O nível de tristeza sentido por cada pessoa varia, dependendo da causa e de como a pessoa lida com sua tristeza.
No entanto, sentir tristeza não é totalmente ruim. Essas emoções podem levá-lo a compreender e saber como se levantar, curar-se e refletir para não ficar triste ou decepcionado novamente no futuro.
3. Medo
O medo é uma emoção poderosa que desempenha um papel importante na sua sobrevivência. Quando você sente essas emoções, seus músculos ficam tensos, seu coração bate mais rápido e sua mente fica mais alerta.
Por exemplo, quando em estado de perigo, o medo surge e elicia uma resposta para se defender, como correr ou pedir ajuda a outra pessoa. Portanto, todos estão equipados com este tipo de emoção para que possam responder quando estão em perigo.
O medo pode incluir uma variedade de expressões, como:
- Expressões faciais de medo; amplie seus olhos e abaixe sua cabeça
- Tentar se esconder, fugir ou ousar enfrentar ameaças
- Suores corporais, frequência cardíaca e respiração muito rápida
O medo geralmente surge quando a ameaça é imediata. Essa emoção vai crescer e fomentar um senso de coragem, de modo que o tornará mais resistente ao se deparar com a mesma condição.
4. Enojado
A repulsa é caracterizada pela aversão, seja ver, cheirar, provar ou ouvir algo, de modo que você se esforça ao máximo para evitá-lo. Mesmo que soe ruim, essa emoção pode aumentar a auto-estima para manter a limpeza, de modo que o corpo evite a transmissão de doenças.
A repulsa geralmente é expressa de várias maneiras, como:
- Afaste-se de objetos que são considerados nojentos
- Reações físicas, como náusea e vontade de vomitar
- Expressões faciais que franzem a testa, estreitam os olhos e enrolam os lábios para cima
5. Zangado
Assim como o medo, a raiva é necessária para se proteger e responder às ameaças. Essa emoção é caracterizada pela frustração, sentimento de que você não se encaixa com outras pessoas. A raiva costuma ser mostrada com várias expressões, como:
- Tom de voz áspero ou gritando
- Corpo suado e rosto vermelho
- O comportamento se torna agressivo, como bater, chutar ou arremessar objetos
Embora muitas vezes seja considerada uma emoção negativa, a raiva pode na verdade motivá-lo a agir e encontrar soluções para as coisas que o estão incomodando.
A raiva considerada ruim é a raiva incontrolável, excessiva, expressa de forma prejudicial a si mesmo ou aos outros. Essa raiva torna difícil para uma pessoa tomar decisões racionais e pode até ter um impacto negativo na saúde.
6. Chocado ou surpreso
Surpreso ou surpreso pode ser classificado como emoções positivas, emoções negativas e também neutras. Essa condição geralmente ocorre muito brevemente devido a algo inesperado. Sem você saber, essas emoções acabam sendo importantes para o comportamento de uma pessoa. Por quê?
Porque ficar surpreso ou surpreso pode motivar alguém a ficar mais calmo e aprender a controlar a si mesmo e suas emoções. Existem várias maneiras de expressar surpresa ou surpresa, incluindo:
- Resposta física ao pular ou recuar
- Fazendo sons de gritos, berros ou suspiros
- Outras respostas, lute ou corra
- Expressões faciais levantam sobrancelhas, arregalam os olhos ou abrem a boca
7. Outras emoções
As emoções anteriores ocorreram com você com mais frequência do que algumas dessas emoções, como sentir-se consolado, envergonhado, orgulhoso, culpado ou humilhado.
Essas emoções podem imitar outras emoções, o que significa que nem sempre são necessariamente descritas com a mesma expressão. Por exemplo, sentir-se envergonhado pode ser demonstrado olhando para baixo com medo, corando como raiva e tentando desviar o olhar com nojo.