Existem muitos tipos de doenças de pele, mas as mais comuns são a psoríase e a escabiose. Se você não está familiarizado com o nome sarna, que tal a sarna? Sim, sarna e sarna são a mesma condição. A psoríase e a sarna podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Além disso, os dois também apresentam os mesmos sintomas, como pele avermelhada e coceira. Embora os sintomas sejam os mesmos, a psoríase e a sarna são, na verdade, muito diferentes. Quais são as diferenças?
O que é psoríase e sarna?
Antes de saber a diferença entre psoríase e sarna, é uma boa ideia primeiro entender o significado das duas. A psoríase é uma doença de pele auto-imune crônica que freqüentemente surge e desaparece ou é recorrente.
A psoríase ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano as células saudáveis da pele. Como resultado, há um acúmulo de células cutâneas espessas na superfície da pele. psoríase não é uma doença contagiosa. Portanto, tocar nas lesões (pele quebrada / rachada) de pessoas com psoríase também não fará com que você contraia esta doença.
Em contraste com a psoríase, a sarna também conhecida como sarna, é um doença infecciosa da pele e é causado por um ácaro microscópico chamado Sarcoptes scabiei. Essa infecção começa quando o ácaro entra na pele e se reproduz ali.
Como resultado, a pele coçará muito devido a uma reação alérgica. A doença pode se espalhar rapidamente por meio do contato físico direto e do compartilhamento de roupas ou lençóis com uma pessoa infectada.
A diferença entre psoríase e sarna é baseada na causa
Embora ambos causem uma reação de coceira na pele, na verdade a psoríase e a sarna são muito diferentes quando vistas da causa. Aqui estão as diferenças entre psoríase e sarna com base na causa.
psoríase
Não foi descoberto exatamente o que causa a psoríase. No entanto, os especialistas suspeitam que a doença seja causada por um problema com o sistema imunológico com células T e outras células brancas do sangue. Em pessoas saudáveis, as células T normalmente se movem pelo corpo para combater substâncias estranhas, como vírus ou bactérias.
No entanto, em pessoas com psoríase, as células T atacam inadvertidamente as células saudáveis da pele. Além disso, as células T também se tornam hiperativas, desencadeando o aumento da produção de células da pele, as próprias células T e outras células brancas do sangue.
Essa condição torna as células da pele mais espessas e escamosas, que geralmente são de cor prateada. Às vezes, a pele também apresenta vermelhidão, pus e lesões na pele.
A psoríase geralmente aparece ou é desencadeada por várias condições, como:
- Infecções, como faringite estreptocócica ou pele
- Lesões na pele, como cortes ou arranhões, picadas de insetos e queimaduras solares graves
- Estresse
- Fumaça
- Consumo de álcool pesado
- Deficiência de vitamina D
- Certos medicamentos, como lítio para transtorno bipolar, betabloqueadores para hipertensão, medicamentos antimaláricos e iodetos.
sarna
Se a psoríase está relacionada à imunidade e autoimune, é diferente da escabiose. Na sarna, os ácaros sempre se escondem sob a pele. Normalmente, o ácaro fêmea põe ovos no túnel que ela fez. Após a eclosão, as larvas então se movem para a superfície da pele e se espalham por todo o corpo ou para outras pessoas por meio do contato físico.
Portanto, uma pessoa pode ser infectada com esta doença se for infectada por outra pessoa que a tenha. A escola é um dos locais com maior risco de transmissão da sarna às crianças.
Além do contato pele a pele, compartilhar toalhas, roupas de cama e outros equipamentos com uma pessoa infectada também faz com que você contraia a doença. No entanto, mesmo que alguns animais tenham esse tipo de ácaro, a doença não pode ser transmitida de animais para humanos.
Embora seja uma doença contagiosa, a sarna não é transmitida por meio de um aperto de mão ou abraço. Pode levar muito tempo para você ser infectado, porque os ácaros precisam de tempo para rastejar de uma pessoa para outra.
A diferença entre psoríase e sarna é baseada nos sintomas
psoríase
Embora os sintomas gerais da psoríase e da sarna sejam semelhantes, existem diferenças entre os dois. Os sinais e sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa. Mesmo assim, geralmente os sintomas de psoríase que aparecem incluem:
- A pele fica mais espessa e com textura irregular.
- Manchas vermelhas aparecem na pele com escamas prateadas.
- Pele seca e rachada que pode sangrar.
- Comichão, ardor ou dor na área infectada da pele.
- Apresenta rigidez ou inchaço nas articulações.
Todas as partes do corpo podem ser afetadas pela psoríase. No entanto, o couro cabeludo, rosto, cotovelos, mãos, joelhos, pés, tórax, parte inferior das costas, unhas e nádegas são geralmente os mais suscetíveis à psoríase.
sarna
Relatórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, sinais e sintomas de escabiose aparecerão 2 a 6 semanas após a exposição inicial. Se você tem histórico dessa doença, pode correr o risco de uma recaída mais rápida cerca de 1 a 4 dias após a exposição. Aqui estão alguns dos sinais e sintomas mais comuns da sarna.
Coceira
A coceira é o sintoma mais comum quando uma pessoa tem doenças de pele, como psoríase e escabiose. A coceira pode aparecer em qualquer parte do corpo. Quando você tem sarna, vai sentir muita coceira. Essa coceira vai piorar à noite. Não é à toa que as pessoas com sarna costumam ter problemas para dormir devido à coceira incômoda.
Irritação na pele
Pessoas com sarna geralmente também apresentam erupção na pele. Esta erupção causa pequenas saliências que freqüentemente formam um padrão semelhante a uma linha. Essas saliências também podem se parecer com espinhas e pequenas marcas de mordida avermelhadas. Na verdade, algumas pessoas também apresentam manchas escamosas, como eczema.
Ferida
A coceira causada pela sarna costuma ser insuportável. É por isso que as pessoas afetadas por essa doença costumam apresentar feridas na pele. Essas feridas aparecem como resultado de alguém coçar constantemente a pele.
Desenvolve-se em todas as partes do corpo
A psoríase e a sarna podem atacar todas as partes da pele. No entanto, para a sarna, existem vários locais que os ácaros geralmente preferem. Algumas das partes do corpo que são mais frequentemente afetadas estão entre os dedos, ao redor das unhas, cotovelos, pulsos, palmas das mãos e pés, axilas, joelhos, nádegas, linhas de cintura, pênis, pele ao redor dos mamilos e pele coberta com joalheria.
Crosta espessa na pele
Semelhante à psoríase, as pessoas com sarna geralmente apresentam crostas espessas na pele. Esta crosta tende a ser espessa, esfarelando-se ao toque e tem uma cor acinzentada. Às vezes, crostas aparecem em uma ou mais áreas do corpo, como couro cabeludo, costas ou pernas. Esta condição geralmente ocorre quando uma pessoa experimenta um tipo grave de sarna chamada escabiose norueguesa.
Pessoas com essa doença geralmente apresentam de 100 a 1.000 ácaros na pele. Enquanto geralmente a maioria das pessoas com sarna têm apenas 15 a 20 ácaros na pele.
Normalmente, a sarna norueguesa se desenvolve em pessoas com sistema imunológico fraco devido a certos problemas de saúde ou pais. A razão é que a doença aparece e vai piorar quando o corpo da pessoa não consegue lutar contra os ácaros. Sem resistência do corpo, os ácaros se multiplicam prolificamente.
A diferença entre psoríase e sarna é baseada em fatores de risco
psoríase
A psoríase afeta pessoas de todas as idades, independentemente do sexo, etnia ou estilo de vida. Alguns dos fatores que colocam uma pessoa em risco de psoríase incluem:
- Ter um histórico familiar de psoríase
- Ter uma infecção viral grave, como HIV
- Peguei uma infecção bacteriana grave
- Estresse
- Fumaça
- Sobrepeso ou obesidade
sarna
Como a psoríase, a sarna pode afetar pessoas de todas as idades, níveis de renda, níveis sociais e situações de vida. No entanto, o risco desta doença aumentará se você:
- Ter um sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos ou pessoas com HIV.
- Fazer sexo com pessoas infectadas.
- Estar no mesmo local com uma pessoa infectada por muito tempo, como em casas de repouso e outras instalações semelhantes.
A diferença entre psoríase e sarna com base no tratamento
Devido às diferentes causas e sintomas, o tratamento da psoríase e da sarna é diferente. Para isso, considere a seguinte explicação.
psoríase
Cuidado médico
Embora não seja contagiosa, a psoríase não tem cura. O tratamento administrado visa apenas reduzir os sintomas e melhorar a aparência da sua pele. É por isso que o tratamento da psoríase depende de:
- O tipo de psoríase que você tem
- Parte do corpo afetada
- Gravidade da psoríase
- Outros problemas de saúde que você tem
- O efeito da psoríase na sua vida social
O tratamento para a psoríase leve a moderada inclui a administração de pomadas ou hidratantes contendo esteróides, alcatrão de carvão, ácido salicílico, antralina, retinóides, a inibidores da calcinerina. Além disso, injeções de corticosteroides e terapia de luz ultravioleta (UV) também podem ser feitas para ajudar a aliviar os sintomas.
Para reduzir os sintomas que aparecem, o tratamento geralmente dura alguns meses a anos. No entanto, a maioria das pessoas é submetida ao tratamento com sucesso até que a pele esteja limpa após 1 a 12 meses de tratamento.
No entanto, quando você termina o tratamento, isso não significa que o problema de pele desapareça completamente. A psoríase é basicamente incurável (ao contrário da sarna) e os sintomas podem reaparecer. É por isso que, após o término do tratamento, é obrigatório evitar vários gatilhos e fatores de risco.
Cuidados domiciliares
Além de tomar medicamentos, alguns hábitos simples também podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase, como:
- Mantenha a pele limpa banhando-se diligentemente.
- Use um hidratante.
- Não beba álcool.
- Evite a exposição ao sol usando roupas e chapéus fechados.
Essas várias formas podem ajudar a aliviar a inflamação (vermelhidão), crostas e coceira causadas pela psoríase.
Além disso, existem vários tratamentos naturais que também são seguros e podem aliviar vários sintomas da psoríase. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias para ver sua eficácia, você pode tentar vários ingredientes naturais, como:
Babosa
O extrato de Aloe vera pode reduzir a vermelhidão, descamação, coceira e inflamação em pessoas com psoríase. Você só precisa aplicar polpa de aloe vera ou creme contendo aloe vera na pele inflamada sempre que necessário.
Óleo de peixe
Os ácidos graxos ômega 3 contidos no óleo de peixe podem reduzir a inflamação causada pela psoríase. Embora exija mais pesquisas, nunca é demais tentar tomar suplementos de óleo de peixe porque eles são considerados seguros.
sarna
Cuidado médico
Ao contrário da psoríase, vários medicamentos e recomendações médicas podem curar completamente a sarna. Normalmente, o seu médico irá prescrever um creme medicamentoso que deve ser aplicado por todo o corpo, do pescoço para baixo. Este medicamento deve ser deixado por pelo menos 8 horas ou na hora de dormir.
Em bebês e crianças, o tratamento é até recomendado para ser aplicado no couro cabeludo e no rosto. Embora este medicamento mate os ácaros rapidamente, a coceira pode não desaparecer completamente por várias semanas.
Os medicamentos prescritos para tratar a sarna incluem:
- Creme de permetrina a 5%, geralmente destinado a bebês com 2 meses ou mais e mulheres grávidas.
- Creme crotamiton 10%
- Loção de benzoato de benzila a 25%
- 5 a 10% de pomada de enxofre
- 1% loção lindano
Para tratar um tipo mais grave de sarna (sarna norueguesa), os médicos prescreverão um medicamento muito mais forte. Geralmente, seu médico prescreverá ivermectina. Esses medicamentos também são comumente prescritos para crianças e pacientes HIV-positivos.
Além disso, o médico também irá prescrever vários medicamentos complementares, como:
- Anti-histamínicos, para controlar a coceira e ajudar no sono.
- Loção de pramoxina, para controlar a coceira.
- Antibióticos, para eliminar a infecção.
- Creme esteróide, para reduzir a vermelhidão, inchaço e coceira.
Os médicos também costumam dizer a todos os membros da família e outras pessoas próximas ao paciente para usar o mesmo medicamento, embora não mostrem sinais de contrair escabiose. Isso é feito para evitar a propagação da sarna em sua família.
Este tratamento pode ajudar a eliminar os ácaros e os sintomas do corpo e a tratar qualquer infecção que tenha surgido. Durante os primeiros dias a uma semana, a erupção e a coceira podem piorar durante o tratamento. Em quatro semanas, geralmente a pele cicatriza completamente.
No entanto, se a condição da pele não melhorar em quatro semanas, é um sinal de que ainda há ácaros no corpo. Portanto, certifique-se de consultar um dermatologista novamente.
Cuidados domiciliares
Até o momento, não há tratamentos naturais ou à base de ervas comprovados para a sarna. Embora se diga que remédios à base de ervas como o óleo da árvore do chá ou o óleo de nim são capazes de tratar a sarna, não há estudos que provem sua eficácia. Portanto, é aconselhável continuar a consultar um médico.
Mas, para evitar o reaparecimento de ácaros e sarna, existem alguns hábitos que precisam ser seguidos. Obviamente, o mais importante é manter as roupas, cobertores, colchões e toalhas limpos para se livrar dos ácaros que possam grudar.
Lave todas as roupas, toalhas, tapetes e cobertores com água quente. A água quente pode matar os ácaros que vivem nas roupas e tapetes.
Além disso, você também é obrigado a limpar a casa regularmente, especialmente o tapete, que é um lugar favorito para os ácaros. Não espere meses para lavar o carpete em casa.Embora pareça limpo, é necessário lavá-lo regularmente. Porque os ácaros são pequenos animais invisíveis a olho nu.
Agora, sabendo a diferença entre psoríase e sarna, isso certamente será útil para ajudá-lo a determinar quais etapas tomar depois. No entanto, lembre-se sempre de consultar um médico.