6 benefícios do agrião para ajudar a manter um corpo saudável

A folha de alface é geralmente comida crua como salada, transformada em pão ou misturada em saladas. Porém, você sabia que existem outros tipos de alface? Ou você já tentou? Sim, ele é um agrião que pode ser comido diretamente como vegetais frescos ou fervido primeiro.

Para não ficar atrás da alface em geral, são vários os benefícios do agrião que são bons para a saúde, sabe. Vamos ver mais na análise a seguir.

Conheça o conteúdo nutricional do agrião

Fonte: COOP Stronger Together

Se a alface é geralmente conhecida por seu tamanho largo de folha, de cor verde claro, então as folhas de agrião têm um diâmetro menor com uma cor verde escura. Tal como acontece com outros tipos de vegetais que armazenam uma infinidade de boas propriedades, você também pode obter os benefícios do agrião gratuitamente.

O agrião está equipado com vários nutrientes importantes que irão aumentar ainda mais a adequação de nutrientes no corpo. De acordo com os Dados de Composição de Alimentos da Indonésia pertencentes ao Ministério da Saúde da Indonésia, 100 gramas (gr) de folhas de alface podem contribuir com até 17 calorias de energia, 2,2 gramas de carboidratos, 3,1 gramas de proteínas e 0,7 gramas de fibra.

Não basta parar por aí, com certeza você obterá uma variedade de vitaminas e minerais ao comer esta alface. Minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco e vitaminas B adicionais, vitamina C e vitamina K também tornam esta folha de alface mais rica em nutrientes.

A partir de agora, não hesite em comer folhas de agrião, além de frescas, saudáveis ​​para o corpo.

Uma série de benefícios do agrião para a saúde

Além de despertar o apetite, o agrião também oferece uma variedade de bons benefícios que você não deve deixar passar.

1. Alto teor de antioxidantes

Fonte: Reader's Digest

Cada vez que você come agrião, adicionou alguns antioxidantes que estão nele. Os antioxidantes são compostos cujo trabalho é proteger o corpo dos radicais livres prejudiciais. Muita exposição aos radicais livres, o risco de causar várias doenças crônicas que são perigosas.

Embora os antioxidantes sejam realmente produzidos pelo corpo, não custa otimizar a quantidade por meio de fontes diárias de alimentos. Principalmente porque a quantidade de antioxidantes produzidos pelo corpo é pequena.

Mais especificamente, o agrião tem mais de 40 tipos de flavonóides, que são antioxidantes comumente encontrados nas plantas. A quantidade também é relativamente alta em comparação com outros tipos de vegetais, por isso é considerada eficaz para neutralizar os efeitos dos radicais livres.

2. Previna o ataque de câncer

Outros benefícios do agrião não são menos interessantes porque contêm fitoquímicos e isoticianatos. Há muito se sabe que esses dois compostos ajudam a reduzir o risco de câncer, protegendo as células do corpo, bloqueando compostos carcinogênicos que causam doenças e prevenindo o crescimento e a disseminação de tumores.

Na verdade, vários estudos relatados na página Healthline provaram que os compostos de isotiocianatos nas folhas de agrião são capazes de prevenir os cânceres de cólon, próstata, pulmão e pele.

Reforçado por outros estudos em Toxicologia e Farmacologia Aplicada, que os isotiocianatos e os compostos de sulforafano, ambos presentes nas folhas de agrião, podem suprimir o aparecimento de células cancerígenas da mama.

3. Reduzindo a pressão arterial

Um estudo de 2013 publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, descobriu que alimentos contendo nitrato, como o agrião, mostraram dilatar os vasos sanguíneos, bem como melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos rígidos.

Além disso, o teor de nitrato nas folhas de alface também é capaz de aumentar a quantidade de óxido nítrico no sangue. É por isso que a pressão alta diminuirá gradualmente.

4. Protege a saúde do coração

Acredita-se que vários nutrientes importantes nos vegetais são bons para manter a saúde do coração, e o agrião não é exceção. O beta-caroteno, a zeaxantina e a luteína são alguns dos compostos antioxidantes da família dos carotenóides contidos no agrião.

O consumo desses três compostos está frequentemente associado à prevenção de doenças cardíacas e hipertensão. Além disso, grandes quantidades de compostos carotenóides também podem reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame, de acordo com o Mediators of Inflammation Journal.

Para aqueles que buscam manter um coração saudável, esse tipo de alface pode ser a escolha certa de alimento porque geralmente ajuda a diminuir o colesterol corporal, que afeta diretamente a função cardíaca.

5. Manter a saúde óssea

Na verdade, esse tipo de alface contém uma série de vitaminas e minerais que são supostamente capazes de fortalecer e manter a função óssea. Começando com vitamina K, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Aqui, a vitamina K serve para acelerar a absorção de cálcio, reduzir a excreção de cálcio na urina e como um componente da osteocalcina, que é uma proteína que forma o tecido ósseo saudável.

Juntamente com o papel de outros minerais que fortalecem ainda mais a capacidade e saúde óssea como um membro do movimento do corpo.

6. Olhos saudáveis

Não apenas a vitamina A pode manter a saúde ocular, a vitamina C também tem a mesma contribuição. Pesquisa publicada no Acta Ophthalmologica Journal explica que o teor de vitamina C no agrião pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver catarata.

Além da catarata, os compostos antioxidantes luteína e zeaxantina presentes no agrião impedem o desenvolvimento da degeneração macular. A degeneração macular é um distúrbio ocular que pode afetar a capacidade de ver.

Esta doença pode atacar com a idade, que ocorre principalmente quando uma pessoa tem mais de 60 anos.