Adultos e adolescentes geralmente respiram cerca de 16-20 vezes por minuto quando estão parados. Você respirará com mais frequência quando estiver ativo, mesmo apenas entrando em casa para tomar uma bebida. Totalmente aproximado, você pode respirar até 17.000-30.000 vezes em um dia — ou mais. Nossos padrões de respiração são geralmente regulares, embora você também possa estar com falta de ar após o exercício. Mas se sua respiração é sempre irregular, mesmo quando você está deitado e não faz nada, deve ser cauteloso. A respiração irregular o tempo todo pode ser um sinal de uma condição chamada respiração de Cheyne-Stokes.
Padrão de respiração normal para adultos
Antes de entender o que é a respiração de Cheyne-Stokes, você precisa primeiro entender como é um padrão respiratório normal para o adulto médio.
Na respiração normal, você inspira e inspira por cerca de dois segundos. Durante a inspiração, haverá uma pausa (período de não respiração) de cerca de 2 segundos, que termina com a expiração de 2 segundos. A frequência respiratória normal em geral é de 16 a 20 vezes por minuto.
Além disso, a respiração normal deve:
- Lento, regular, apenas para dentro e para fora pelo nariz
- Respiração pelo diafragma (respiração torácica)
- Invisível (sem esforço físico para respirar)
- Não ouvi
- Não sem fôlego
- Sem som de suspiro
- Sem suspiro
- Sem respirar fundo
Respiração de Cheyne-Stokes, causas da respiração irregular durante o sono
A respiração de Cheyne-Stokes é uma condição de respiração irregular com um padrão repetitivo para cima e para baixo. Ao mesmo tempo, a respiração pode ser muito profunda e rápida (hiperventilação), que é seguida por uma respiração muito superficial e lenta - pode até parar completamente por alguns momentos, um sinal de apnéia.
Aqui está uma comparação dos padrões normais de respiração com a respiração de Cheyne-Stokes:
Comparação de padrões respiratórios normais (gráfico à esquerda) com os padrões de respiração de Cheyne-Stokes (gráfico à direita)Esse padrão continuará a se repetir, com cada ciclo de respiração levando normalmente de 30 segundos a 2 minutos e intercalado com uma fase de apnéia de 10 a 30 segundos entre os ciclos. A respiração de Cheyne-Stokes geralmente ocorre durante o sono.
Sintomas da respiração de Cheyne-Stokes
A respiração irregular durante o sono devido à respiração de Cheyne-Stokes é caracterizada por:
- Falta de ar ou falta de ar ao deitar.
- Grave falta de ar acompanhada de tosse à noite, o que interfere no sono.
- Sonolência excessiva durante o dia devido ao sono perturbado à noite.
Causas de respiração irregular típicas da respiração de Cheyne-Stokes
Os especialistas afirmam que o padrão respiratório irregular típico da respiração Cheyne-Stokes pode ocorrer como a maneira do corpo de lidar com vários problemas ou danos que ocorrem dentro do próprio corpo. Acredita-se que respirações curtas que ocorrem após uma respiração muito profunda aumentam o oxigênio e reduzem os níveis de dióxido de carbono.
A respiração de Cheyne-Stokes pode ser causada por muitas coisas, incluindo:
- O processo de morrer. A respiração irregular geralmente é uma marca registrada da morte, independentemente da causa da morte. Essa condição é a forma como o corpo responde a quaisquer mudanças físicas que ocorram nos últimos segundos de vida. Esse processo pode ser muito doloroso e exaustivo.
- insuficiência cardíaca congestiva, Ocorre quando o músculo cardíaco enfraquece, dificultando o bombeamento do sangue por todo o corpo, incluindo os pulmões, para uma respiração normal.
- Envenenamento por monóxido de carbono
- Hiponatremia (baixos níveis de sódio no sangue)
- Dormindo em grande altitude
- Devido a um golpe em uma determinada parte do corpo
- lesão cerebral
- Tumor cerebral
- Pressão intracraniana
- Falência renal
- Overdose de drogas
Como diagnosticar a respiração irregular de Cheyne-Stokes?
A respiração irregular devido à respiração de Cheyne-Stokes é muito difícil de diagnosticar com base apenas nos sintomas e no exame físico inicial. Portanto, seu médico geralmente irá aconselhá-lo a fazer uma polissonografia para registrar sua frequência cardíaca, frequência respiratória, ondas cerebrais, níveis de oxigênio no sangue, movimentos dos olhos e outros movimentos durante o sono.
Opções de tratamento para respiração cheyne-stokes
O tratamento respiratório Cheyne-Stokes será desenhado com base nos resultados do diagnóstico e na causa. A terapia pode incluir um regime de tratamento para insuficiência cardíaca (medicamentos prescritos, uso de marca-passos, cirurgia de válvula cardíaca), uso de máscara de oxigênio durante o sono e inserção de CPAP para dormir.
A pesquisa mostra que 43 por cento das pessoas que têm respiração irregular devido à respiração de Cheyne-Stokes experimentam uma redução dos sintomas depois de tomar CPAP.