O caranguejo é um dos deliciosos frutos do mar que pode estragar a língua. Mas, infelizmente, muitos reclamam de tontura após comê-lo. Se você tiver isso, pode ser que seja alérgico a caranguejos.
O motivo é que as alergias alimentares podem causar tonturas que aparecem imediatamente ou várias horas após o consumo. Então, quais são os outros sintomas de uma alergia alimentar que também podem ocorrer?
Vários sintomas de alergia alimentar que podem aparecer
Basicamente, as reações alérgicas são desencadeadas por alimentos que contêm certos tipos de proteínas. Quando essas proteínas entram no corpo, o sistema imunológico as reconhece como substâncias perigosas que representam uma ameaça. Como resultado, o corpo produz anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE).
Os anticorpos se moverão em direção às células que liberarão histamina. A presença de histamina na corrente sanguínea é o que causa os sintomas de alergia após a ingestão desses alimentos, um dos quais é a tontura que você sente depois de comer caranguejo.
Normalmente, as alergias não causam apenas um sintoma, mas existem outros sintomas que o acompanham. Os vários outros sintomas que geralmente aparecem são coceira, falta de ar, dor de estômago ou inchaço em algumas partes do corpo, como lábios, rosto e garganta.
No entanto, as alergias também podem causar sintomas graves e fatais, o que é conhecido como anafilaxia. Se você experimentou esses sintomas, é claro, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
Você precisa saber, os sintomas experimentados por cada pessoa podem variar dependendo da causa da alergia alimentar. Nem sempre você sentirá os mesmos sintomas toda vez que tiver uma reação alérgica.
Causas alérgicas ocultas em sua comida
Sintomas leves de alergia alimentar
Normalmente, os sintomas de alergia podem ocorrer alguns minutos depois que o alimento entra no corpo. No entanto, também existem aqueles que apresentam os sintomas apenas algumas horas depois. A seguir estão alguns dos sintomas comuns de uma alergia alimentar.
1. Erupção vermelha
Um dos sintomas mais comuns que ocorrem após o consumo de um alérgeno alimentar é o aparecimento de uma erupção vermelha na pele. Esta erupção vermelha aparece devido à presença de histamina, que desencadeia uma inflamação sob a pele.
Em algumas pessoas, a erupção pode durar mais, dependendo da rapidez com que o sistema imunológico do corpo reage ao alérgeno da comida. Além disso, o aparecimento desses sintomas também é influenciado pelo tipo ou pela quantidade de desencadeadores de alergia alimentar que foram consumidos.
2. Coceira
O aparecimento de uma erupção vermelha, que é um sintoma, geralmente também é seguido por uma sensação de coceira na pele. A coceira ocorre porque o tecido da pele possui células especiais que funcionam para protegê-lo de substâncias estranhas. Nesse caso, essas células especiais atuam para proteger a pele dos alérgenos que entram no corpo.
Às vezes, essa reação de coceira também pode ocorrer em outras partes do corpo que não apresentam erupção na pele. Ao lançar o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), a coceira pode ser sentida no céu da boca, língua, lábios ou garganta.
Se você começar a sentir coceira e erupções na pele, não deve coçar imediatamente, pois isso vai piorar a coceira e durar mais tempo. Coçar a pele também aumenta o risco de lesões e infecções.
3. Náusea e vômito
A náusea e o vômito que você sente toda vez que ingere certos alimentos também podem ocorrer como sintomas de uma alergia alimentar. Essa reação vem na tentativa de protegê-lo, estimulando a eliminação do alimento alergênico.
O sistema imunológico humano que secreta anticorpos e histamina causará inflamação que será aceita pelo cérebro como um sinal de perigo para o corpo. O cérebro instruirá o corpo a expelir o alimento vomitando-o pela boca.
Além de náuseas e vômitos, você também pode sentir desconforto na forma de cólicas estomacais ou distensão abdominal que o incomoda.
4. Diarréia
Outro sintoma digestivo que pode resultar de uma alergia alimentar é a diarreia. Semelhante à explicação anterior, a histamina e os anticorpos liberados irão desencadear uma inflamação nos órgãos digestivos. Essa reação faz com que o sistema digestivo remova imediatamente o alérgeno do corpo até que ele se esgote.
5. Inchaço
O inchaço pode aparecer ao redor dos lábios, língua ou olhos. Este sintoma também é conhecido como angioedema. Esse inchaço também pode ocorrer na garganta. Tecido que incha devido à exposição ao alérgeno da comida causará estreitamento da cavidade.
Esses sintomas de alergia podem durar de um a três dias após o consumo do alimento que desencadeia a alergia. Às vezes, esse sintoma também é acompanhado de coceira.
6. Distúrbios respiratórios
Depois que ocorre inflamação no canal inflamatório pelo qual os alimentos passam, podem ocorrer sintomas como falta de ar. O sistema imunológico, que detecta alérgenos, produz histamina, o que faz com que as vias aéreas fiquem inflamadas e inchadas, e secretem muco.
Devido a essa reação, a garganta se contrai, impedindo que o ar entre e saia normalmente. Cada inspiração e expiração produzirão um som de assobio denominado sibilância.
Sintomas de uma alergia alimentar grave
Quando uma reação alérgica não é tratada imediatamente, os sintomas podem piorar com o tempo. Especialmente se você continuar a comer alimentos que contenham alérgenos e os comer em grandes quantidades, como resultado, seu sistema imunológico também liberará mais produtos químicos.
Os sintomas de alergia severa que se desenvolvem rapidamente também são chamados de anafilaxia. A anafilaxia faz com que o sistema imunológico do corpo libere grandes quantidades de produtos químicos que podem causar choque anafilático. Sua pressão arterial cai repentinamente, as vias aéreas também se estreitam e bloqueiam a respiração.
Na verdade, os sintomas experimentados são semelhantes aos sintomas leves, mas são de maior intensidade e podem ser debilitantes. Os sintomas de choque anafilático devido a alergias alimentares também são acompanhados por uma queda drástica da pressão arterial, enfraquecimento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar e tonturas que podem fazer com que perca a consciência.
O choque anafilático é certamente muito perigoso e pode ser fatal se não for tratado imediatamente porque pode parar a respiração ou os batimentos cardíacos. Pessoas com essa reação devem tomar uma injeção de epinefrina imediatamente e ir ao pronto-socorro.
A anafilaxia é mais provável de ocorrer em pessoas que já tiveram anafilaxia, pessoas que têm asma ou mais de um tipo de alergia e pessoas que têm outras condições, como doença cardíaca ou excesso de glóbulos brancos.
Alergias ou intolerâncias, qual é a diferença entre as duas?
Talvez algumas pessoas pensem que alergias e intolerâncias são a mesma coisa, considerando que existem alguns sintomas semelhantes, como náuseas, dores de estômago, vômitos e diarreia. No entanto, na verdade, alergias e intolerâncias são coisas diferentes.
A intolerância alimentar ocorre porque o corpo não possui enzimas especiais que podem digerir certos tipos de alimentos. A intolerância também pode ser causada pela doença celíaca, uma doença imunológica que impede a pessoa de comer alimentos que contenham a proteína glúten. O corpo é muito sensível aos produtos químicos dos alimentos que podem causar intolerância.
A diferença com os sintomas de alergia alimentar, os sintomas de intolerância alimentar aparecem lentamente e a maioria só ocorrerá após o consumo de grandes quantidades de alimentos. A intolerância alimentar não causa a morte, mas os sintomas podem fazer seu corpo se sentir mal e desconfortável e atacar mais o sistema digestivo.
Quando você deve consultar um médico?
Às vezes, uma reação alérgica passa por si mesma, mas se os sintomas piorarem, não hesite em fazer um check-out. Portanto, você deve visitar seu médico imediatamente enquanto a reação alérgica ainda ocorre para que o problema possa ser diagnosticado imediatamente.
Especialmente se os sintomas forem sentidos várias vezes após a ingestão de certos alimentos. É necessário fazer várias verificações para descobrir realmente se você tem alergia alimentar. Se você suspeitar que tem alergia, seu médico irá encaminhá-lo para mais exames.
Além disso, você também deve começar a ler os rótulos de informações sobre os ingredientes contidos em um alimento ou bebida que será consumido. O seu médico pode aconselhá-lo sobre os primeiros socorros que você deve fazer se ingerir acidentalmente um alérgeno.
Conheça também os sintomas que podem aparecer com atenção. Se você tem uma alergia grave, sempre tenha uma injeção de epinefrina à mão, para o caso, e vá ao pronto-socorro imediatamente quando os sintomas surgirem. Lembre-se de que essas injeções devem ser adquiridas com receita médica.