Índice de Apgar, teste obrigatório para avaliar a condição do bebê recém-nascido

O Apgar Score é uma avaliação simples realizada por médicos para garantir o estado geral de saúde do bebê após o nascimento. Esta avaliação ajuda o médico a determinar se o bebê está em boas condições ou precisa de atenção médica.

Se o seu bebê obtiver uma pontuação baixa após a avaliação, significa que ele precisa de cuidados especiais. Entretanto, se o seu bebé obtiver uma pontuação elevada, significa que está em boas condições e não necessita de tratamento médico específico. Confira a explicação completa do Índice de Apgar abaixo.

O que é o índice de Apgar?

Apgar score ou Apgar Score é um método criado em 1952 por um anestesiologista americano, dr. Virginia Apgar. Este método é usado para avaliar o estado de saúde dos bebês com 1 minuto e 5 minutos após o nascimento. Em alguns casos, o Índice de Apgar também pode ser feito aos 10, 15 e 20 minutos após o nascimento do bebê.

A palavra Apgar, além do sobrenome de seu criador, também é uma sigla para UMAaparência (cor da pele), Púlcera (frequência cardíaca), Grima (reflexo de movimento) UMAatividade (atividade muscular), e Rinspiração (respiração). Sim, o Apgar Score possui cinco critérios de avaliação em uma escala de 0 a 2. Posteriormente, são somados os escores de cada critério. Pois bem, o resultado dessa soma serve de referência para determinar o estado de saúde do bebê.

Critérios de avaliação da pontuação de Apgar

O Apgar Score tem um determinado valor para indicar a condição do recém-nascido. Os valores que aparecem serão diferentes para cada bebê. Conforme explicado acima, a avaliação é feita com base na frequência cardíaca, respiração, atividade muscular, reflexos e cor da pele do bebê. Os critérios de pontuação para cada um dos critérios do Apgar Score são:

Atividade (atividade muscular)

  • Se o bebê move suas pernas e braços espontaneamente após o nascimento, a pontuação dada é 2
  • Se o bebê fizer apenas alguns movimentos ao nascer, a pontuação é 1
  • Se o bebê não se move assim que nasce, a pontuação dada é 0

pulso (frequência cardíaca)

  • Se o coração do bebê bater pelo menos 100 vezes por minuto, a pontuação dada é 2
  • Se o coração do bebê bater menos de 100 vezes por minuto, a pontuação dada é 1
  • Se o coração do bebê não bater, a pontuação dada é 0

Aparência (cor da pele)

  • Se toda a pele do corpo for avermelhada, a pontuação dada é 2
  • Se a pele do bebê for avermelhada, mas as mãos e os pés forem azulados, a pontuação dada é 1
  • Se toda a pele do bebê for azulada, acinzentada ou pálida, a pontuação dada é 0

Careta (reflexo de movimento)

  • Se o bebê chora, tosse ou espirra e se retrai quando o médico dá a estimulação, a pontuação dada é 2
  • Se o bebê fez uma careta, chorou fracamente quando o médico deu o estímulo, a pontuação dada foi 1
  • Se o bebê não chora ou mesmo não responde quando o médico dá a estimulação, a pontuação dada é 0

Respiração (respiração)

  • Se o bebê chorar imediatamente alto e forte, a pontuação dada é 2
  • Se o bebê apenas geme, a pontuação dada é 1
  • Se o bebê não chorar ou ficar em silêncio, a pontuação dada é 0

Feita a avaliação, as pontuações obtidas são somadas. Os números que emergem da soma dos cinco critérios acima irão descrever a condição do bebê após o nascimento. Este número também determina se o seu bebê precisa de cuidados médicos imediatos ou não.

Como ler o índice de Apgar

As pontuações de Apgar variam de 0 a 10. Bebês com pontuação acima de 7 são geralmente considerados normais e não requerem procedimentos médicos especiais. Embora 10 seja a pontuação mais alta, apenas alguns bebês conseguem obtê-la. A maioria dos bebês recebe 8 ou 9.

Um índice de Apgar baixo não significa que seu bebê seja anormal. Na verdade, essa condição informa à equipe médica que seu bebê precisa de cuidados médicos imediatos. Algumas ações médicas que os médicos geralmente realizam para ajudar a estabilizar a condição do bebê são aspirar muco ou fornecer oxigênio para que o bebê possa respirar melhor. O médico também pode realizar várias outras ações para que o funcionamento dos órgãos do bebê com problemas funcione de maneira mais otimizada.

Outras coisas que você deve saber sobre o Índice de Apgar

Na verdade, bebês que são perfeitamente saudáveis ​​às vezes têm pontuações mais baixas do que o normal, especialmente nos primeiros minutos de vida de um recém-nascido. Um índice de Apgar ligeiramente baixo no primeiro minuto após o nascimento do bebê é uma condição normal. Especialmente se a mãe deu à luz uma gravidez de alto risco, fez uma cesariana ou deu à luz um bebê prematuro.

Após avaliar o estado do bebê no 1º minuto, o médico irá reavaliar no 5º minuto após o parto. Se o índice de Apgar do seu bebê não aumentar ou não chegar a 7, isso significa que ele precisa de cuidados mais intensivos. Seu bebê também será monitorado de perto por uma equipe de médicos. Essa condição geralmente é vivenciada por bebês com problemas cardíacos e pulmonares. Enquanto alguns outros bebês precisam de mais tempo para se ajustar ao novo ambiente fora do útero.

Observe que o Índice de Apgar é um método desenvolvido apenas para facilitar os médicos na avaliação da condição geral do bebê após o nascimento. Os resultados da avaliação do Apgar Score não são uma referência para prever a saúde, o comportamento ou mesmo a inteligência do bebê no futuro.