Sintomas de piolhos púbicos, de coceira a irritação

Você sabe sobre piolhos púbicos? Os piolhos púbicos (Phthirus pubis), também conhecidos como piolhos genitais, são minúsculos insetos parasitas que vivem em pelos humanos grossos, incluindo os pêlos pubianos. Esse tipo de carrapato é transmitido por meio do contato físico, principalmente sexual. Então, quais são os sintomas ou características que aparecem quando expostos aos piolhos púbicos?

Por que eu peguei piolhos genitais?

Ao contrário dos piolhos comuns, os piolhos genitais não vivem na pele do cabelo, mas na área genital de uma pessoa.

Talvez você esteja se perguntando, de onde mais podem vir os piolhos genitais além do púbico?

Bem, embora os piolhos genitais sejam freqüentemente encontrados na área genital, esses parasitas também podem ser encontrados no cabelo de outras partes do corpo, como:

  • Axila
  • Peito
  • Estômago
  • Costas
  • Pêlos faciais (como barba, bigode, cílios e sobrancelhas).

Os piolhos púbicos não estão associados à higiene pessoal preguiçosa. Esse minúsculo parasita geralmente se espalha por meio do contato físico próximo com uma pessoa infectada.

As pulgas precisam de sangue humano para sobreviver. É por isso que esse parasita pode passar de uma pessoa para outra.

A forma mais comum de disseminação dos piolhos é através do contato sexual, incluindo sexo oral, vaginal ou anal.

O uso de preservativos e outras formas de controle de natalidade não a protegerá dos piolhos genitais. Outros tipos de contato físico próximo, como abraços e beijos na boca, também podem espalhar piolhos.

A propagação de piolhos através de toalhas, roupas ou cobertores é possível, mas é muito rara.

Um pouco diferente dos adultos, se houver piolhos genitais em crianças, isso pode indicar abuso sexual.

Quais são os sinais de que tenho piolhos púbicos?

Normalmente, os sintomas causados ​​pelos piolhos púbicos começam a aparecer cerca de 5 dias após a exposição de uma pessoa com a doença.

No entanto, há pessoas que nem mesmo sentirão nenhum sintoma, por isso não percebem que têm piolhos púbicos.

Existem também aqueles que podem não saber que têm piolhos púbicos porque pensam que seus sintomas são causados ​​por outras doenças.

Geralmente, aqui estão os sinais que você pode sentir quando tem piolhos púbicos:

1. Coceira

A principal característica de ter piolhos púbicos ou genitais é a coceira intensa. Isso geralmente se torna mais grave à noite, quando as pulgas estão se alimentando ativamente de sangue humano.

A causa da coceira não é causada pela picada, mas o resultado de uma reação alérgica ou hipersensibilidade da pele à saliva da pulga que atinge a pele antes da picada.

Na verdade, a coceira se limita à área afetada, geralmente na virilha. No entanto, a coceira também pode se espalhar para o abdômen, coxas e pernas.

Uma pessoa exposta a piolhos púbicos em outras partes do corpo também pode se queixar de coceira.

2. Irritação da pele

Você pode sentir irritação na pele, inflamação e vermelhidão. Esta condição da pele pode ser causada por coçar com muita força devido à coceira.

Coçar com muita força pode causar algumas manchas de sangue. Essas gotas ou manchas de sangue são geralmente vistas nas áreas afetadas da pele e na roupa íntima.

No entanto, você não precisa se preocupar porque essa condição geralmente desaparece em 1-2 dias.

3. Outros sintomas

Além dos dois sintomas principais mencionados acima, seus sinais de contrair piolhos púbicos também podem incluir:

  • Manchas escuras ou azuladas na pele onde vivem os piolhos púbicos. Essas manchas aparecem nas picadas de piolhos genitais.
  • Sensação de febre, letargia ou irritação (agitado em crianças).

Se você tiver vários sintomas ou características de piolhos genitais, deve consultar um médico imediatamente.

Como são os piolhos púbicos?

Os piolhos púbicos têm três formas: ovos, ninfas e adultos.

Citado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, as características de cada forma de piolho púbico são as seguintes:

Ovos de piolhos (lêndeas)

Os ovos dos piolhos, também conhecidos como lêndeas, são difíceis de ver e ficam bem presos à base do cabelo afetado pelos piolhos.

Essas lêndeas geralmente eclodem em cerca de 6 a 10 dias.

ninfa

As ninfas são piolhos imaturos que eclodem dos ovos. Se observadas pelo tamanho, as ninfas parecem piolhos púbicos adultos, mas são menores.

As ninfas dos piolhos púbicos levam cerca de 2 a 3 semanas após a eclosão para se tornarem piolhos adultos capazes de se reproduzir.

As ninfas são capazes de sobreviver sugando o sangue de humanos (hospedeiros).

piolhos adultos

Os piolhos púbicos adultos têm a forma de um caranguejo, mas são muito pequenos. Este parasita tem 6 patas com ambas as patas dianteiras do tamanho de garras.

Os piolhos genitais são frequentemente referidos como caranguejos ou caranguejos por causa dessas características. Além disso, os piolhos púbicos têm uma cor castanho-acinzentada.

Outra característica é que os piolhos fêmeas adultos têm um tamanho corporal maior do que os piolhos fêmeas machos. Esses piolhos fêmeas também produzem ovos enquanto se empoleiram na área púbica humana.

Assim como as ninfas, as pulgas adultas também precisam se alimentar de sangue para sobreviver. Se os piolhos púbicos caírem do corpo de uma pessoa, eles morrerão em 1-2 dias.

Quando devo consultar um médico?

Se você tiver alguma das características acima, deve consultar um médico imediatamente.

De acordo com a Clínica Mayo, aqui estão os sinais para estar atento e precisar de ajuda com:

  • Medicamentos de venda livre não matam os piolhos.
  • Está grávida.
  • Tem uma infecção de pele devido a coçar a área com coceira.

Você pode ir a uma clínica de saúde sexual ou comumente conhecida como clínica de medicina geniturinária (GUM). Isso geralmente é encontrado em hospitais ou centros de saúde.

Diagnóstico de piolhos púbicos

Os piolhos púbicos são geralmente fáceis de diagnosticar examinando a área afetada. O médico ou enfermeiro pode usar uma lupa para procurar sinais de piolhos.

Além de um exame físico, seu médico pode prescrever outros testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST) se você contrair piolhos púbicos por contato sexual.

Os piolhos não transmitem HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis, mas checar geralmente ainda é feito por precaução.

Seus parceiros sexuais nos últimos 3 meses também devem ser examinados e tratados.