O óleo de capim-limão tem muitos benefícios para a saúde, desde o tratamento de diarreia, estresse até náuseas irritantes. Não apenas inalado, existem várias outras maneiras de você tentar tirar proveito desse óleo essencial. Aqui está a revisão.
Como usar o óleo de capim-limão
1. Usando um difusor
Planejando usar óleo de capim-limão como aromaterapia? O aroma calmante do capim-limão pode ajudar a aliviar o estresse, a fadiga e as dores de cabeça. Experimente usar um difusor para obter os benefícios.
Para aromaterapia, você pode misturar óleo de capim-limão com outros óleos essenciais, como gerânio, hortelã-pimenta, lavanda ou limão. O método é fácil, você só precisa colocar 2 a 3 gotas de óleo de capim-limão no difusor.
2. Usando uma bacia cheia de água
Se você não tiver um difusor, uma alternativa fácil e barata para inalar esse óleo essencial é usar uma bacia com água morna. Encha uma bacia com água morna e coloque 3 gotas desse óleo nela.
Você pode inalar o vapor gerado da bacia diretamente. Além disso, essa mistura também pode ser usada para molhar os pés por 10 a 15 minutos para aliviar a dor e o cansaço.
3. Como óleo de massagem
Para torná-lo um óleo de massagem, você não deve aplicá-lo diretamente na pele. Os óleos essenciais são óleos que precisam ser diluídos antes do uso.
Você pode misturar óleo de capim-limão com um óleo veicular, como óleo de amêndoa doce, jojoba ou abacate.
Misture seis gotas de óleo de capim-limão com 1/2 colher de chá de óleo de base. Só então você pode usá-lo para ser aplicado diretamente na pele.
Você também pode aplicá-lo primeiro no antebraço para verificar se há uma reação alérgica ou não. Se houver vermelhidão, queimação ou coceira, não aplique este óleo em outras partes da pele.
4. Mistura no banho
Você também pode misturar este óleo essencial no banho. Adicione 6 a 12 gotas desse óleo em uma banheira com água. Sinta a sensação de frescura do aroma da erva-cidreira durante o banho.
Os riscos e efeitos colaterais do óleo de capim-limão
Por ser um óleo essencial, o óleo de capim-limão pode causar reações alérgicas ou irritação quando aplicado diretamente na pele. Portanto, você deve diluí-lo antes de usar.
Também é uma boa ideia fazer um teste cutâneo para verificar se há reações alérgicas antes de usá-lo em todo o corpo como um óleo de massagem. Você também não deve aplicar este óleo em áreas próximas às membranas mucosas e aos olhos.
Além disso, ao contrário do capim-limão original, o óleo essencial deste extrato da planta pode ser tóxico quando ingerido. Portanto, tome cuidado ao misturar para não engoli-lo cru.
É uma boa ideia consultar um médico primeiro se você planeja usar óleo de capim-limão como tratamento complementar. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles de vocês que estão em:
- Ter diabetes ou baixo nível de açúcar no sangue
- Problemas respiratórios, como asma
- doença hepática
- Atualmente em quimioterapia
- Mulheres grávidas e lactantes
Embora seja feito de ingredientes naturais, o óleo de capim-limão pode ter um efeito negativo em algumas pessoas com certas condições.