Você tem algumas áreas de sua pele que parecem mais escuras do que o resto? Esta condição é clinicamente conhecida como hiperpigmentação. Então, quais são as causas e como tratar a hiperpigmentação da pele? Venha, descubra através da seguinte análise!
O que é hiperpigmentação da pele?
A hiperpegmentação é um problema de pele em que os melanócitos produzem melamina em excesso, o pigmento que determina a cor da pele, resultando em manchas de pele mais escuras do que a pele normal circundante.
Com base no gatilho, a hiperpigmentação da pele é dividida em vários tipos.
1. Melasma
Fonte: iS UniversityMelasma é uma condição caracterizada pelo aparecimento de hiperpigmentação na face. um tipo de hiperpigmentação da pele causada por alterações hormonais.
Geralmente, essa condição ocorre na gestante, visto que nesse período estão ocorrendo alterações hormonais. Essas mudanças afetam a produção de melanina.
No entanto, isso não significa que o melasma só possa ocorrer em mulheres; os homens também podem ter melasma. Além da gravidez, o melasma também pode ocorrer se você usar pílulas anticoncepcionais.
Além da face, o melasma também pode alterar a cor da pele em grande número em certas áreas, por exemplo, na barriga.
2. Lentigo
Lentigo é outro tipo de hiperpigmentação da pele que fica exposta ao sol.
Quando você sai e o sol está intenso, seu corpo produz automaticamente mais melanina para proteger sua pele da exposição ao sol de longo prazo.
Geralmente, essa condição ocorre no rosto e nas mãos. A hiperpigmentação da pele neste local geralmente aumenta ou aumenta com a idade.
O tamanho pode variar, variando de 0,2 a 2 centímetros. Lentigo é geralmente de cor escura, tem uma forma irregular e parece uma linha ou borda nítida, de modo que a pele parece listrada.
3. Doença de Addison
Existem também condições de saúde que podem causar hiperpigmentação, embora não sejam doenças de pele.
A doença de Addison é uma condição que ataca as glândulas supra-renais, mas pode causar hiperpigmentação em algumas partes do corpo. Essa doença geralmente causa hiperpigmentação em áreas que são facilmente expostas à luz solar.
Normalmente, a pele hiperpigmentada como resultado dessa doença está nas dobras cutâneas, lábios, joelhos e cotovelos, dedos dos pés e parte interna das bochechas.
Esta doença geralmente é caracterizada por náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso, dor abdominal, tontura e fadiga.
4. Inflamação da pele
A hiperpigmentação da pele também pode ocorrer devido à inflamação da pele. Normalmente, algumas partes da pele são de cor mais escura do que o resto da pele após a inflamação.
A inflamação da pele em questão inclui o aparecimento de acne, eczema, lúpus ou a ocorrência de uma lesão na pele. Geralmente, as pessoas que apresentam a causa da hiperpigmentação da pele neste são pessoas de pele escura.
5. Hiperpigmentação devido ao uso de drogas
Na verdade, o uso de medicamentos também pode ser causa de hiperpigmentação da pele. Isso inclui medicamentos antimaláricos ou antidepressivos tricíclicos. No caso do uso desses medicamentos, as diferentes cores de pele costumam ficar acinzentadas.
Por outro lado, o uso de medicamentos de aplicação tópica ou na pele também pode ser causa de hiperpigmentação, por isso deve-se ter mais cuidado ao usar vários medicamentos tópicos ou pomadas.
Como tratar a hiperpigmentação na pele
Embora existam muitas doenças que podem causar hiperpigmentação da pele, isso não significa que ela não possa ser tratada. Existem muitas maneiras pelas quais você pode se empenhar para lidar com essa condição.
1. Use protetor solar ao viajar
Se você tiver que ficar ao sol por longos períodos de tempo, você deve usar um protetor solar com FPS 30 ou superior.
O uso de protetor solar será muito útil para ajudar a prevenir a exposição ao sol, uma das causas da hiperpigmentação da pele.
2. Use pomada
O uso de medicamentos tópicos ou pomadas pode, de fato, ser a causa da hiperpigmentação da pele, entretanto, esses medicamentos também podem ser usados para tratá-la. Escolha medicamentos que contenham ingredientes como:
- ácido azelaico,
- corticosteróides,
- hidroquinona,
- retinóides, como tretinoína,
- ácido kójico e
- vitamina C.
3. Use aloe vera
Dado que a gravidez é a causa de um tipo de hiperpigmentação da pele, você pode usar aloe vera ou babosa para superar essa condição.
Por quê? A razão é que um dos estudos publicados pelo Journal of Cosmetic and Laser Therapy afirma que o uso de babosa pode ajudar a reduzir o melasma em mulheres grávidas.
Aloesin, uma das substâncias naturais encontradas em babosa tem o potencial de iluminar a pele hiperpigmentada, suprimindo a produção de melanina na pele.
Mesmo assim, ninguém conseguiu provar que o aloe vera pode realmente curar a hiperpigmentação da pele.
4. Use vinagre de maçã para hiperpigmentação da pele
Acredita-se que o vinagre de maçã também ilumine a pele hiperpigmentada. Para usá-lo, você pode misturar vinagre de maçã com água em um recipiente.
Em seguida, aplique nas áreas mais escuras da pele e deixe por dois a três minutos. Ao terminar, enxágue com água morna. Faça este método duas vezes por dia até obter os resultados esperados,
5. Use extrato de chá verde
Além de ser útil como antioxidante e no combate à inflamação, o extrato de chá verde também pode ser usado para tratar o melasma e reduzir as queimaduras solares. Você pode simplesmente ferver o chá verde por três a cinco minutos.
Folhas de chá verde que foram fervidas e deixadas em repouso até não estarem muito quentes. Quando estiver mais quente, esfregue o chá nas áreas escurecidas da pele. Faça esta etapa duas vezes ao dia até que a condição de sua pele melhore.
6. Use leite
Há muito se sabe que o leite clareia a pele devido ao seu conteúdo de ácido láctico.
Você pode usar o leite mergulhando um cotonete no líquido. Em seguida, esfregue o algodão na pele hiperpigmentada duas vezes ao dia. Faça isso regularmente.
Se você ainda tiver dúvidas sobre hiperpigmentação, consulte um dermatologista.