Lavar o rosto em geral parece simples. Molhe o rosto primeiro, despeje o sabonete facial e esfregue-o na superfície do rosto e depois enxágue bem. No entanto, a maneira correta de lavar o rosto não é necessariamente a mesma para todas as pessoas.
Como lavar o rosto adequadamente de acordo com o tipo de pele
Antes de começar a limpar o rosto, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o seu tipo de pele. A pele saudável é dividida em oleosa, seca, mista e normal. Além disso, existe outro tipo de pele chamada pele sensível.
Além de reconhecer seu tipo de pele, entenda também os problemas de pele que você tem. Isso evita mais problemas devido a certos ingredientes dos sabonetes faciais que podem não ser adequados para a sua pele.
Depois disso, você pode começar a lavar o rosto seguindo as orientações descritas abaixo.
1. Pele oleosa
Lave as mãos antes de tocar no rosto. Se suas mãos estiverem sujas, bactérias ou poeira podem aderir à pele, causando acne. Não se esqueça de amarrar o cabelo quando estiver comprido.
Limpe o resto primeiro Maquiagem ou sujeira aderida ao limpador de leite e toner no primeiro estágio. Aplique a loção na pele do rosto uniformemente com movimentos de massagem e, em seguida, limpe com um cotonete umedecido com toner.
Lave o rosto com um sabonete facial especial para peles oleosas. Limpe cuidadosamente, especialmente em Zona T consistindo na testa, nariz e queixo. Em seguida, enxágue com água até sentir que todo o sabão foi removido.
Você também pode usar uma esponja facial ou cotonete para limpar o limpador restante do rosto. Lavar o rosto com água fria pode fechar os poros abertos e aumentar a circulação sanguínea.
Seque o rosto com uma toalha ou esfregue suavemente. Use uma toalha especial para o rosto, não a mesma toalha usada para o banho. Não esfregue diretamente na pele do rosto.
Enquanto seu rosto ainda estiver meio úmido, use um toner para remover qualquer resíduo invisível de maquiagem, poeira e sabão. O toner também funciona para hidratar a pele, reduzir os poros, remover a oleosidade e suavizar a pele.
Não se esqueça de usar um hidratante depois que o toner começar a secar. Escolha um hidratante para pele oleosa que seja não comedogênico, sem óleo e à base de água ou gel.
2. Pele seca e sensível
Ao contrário da pele oleosa, os proprietários de pele seca e sensível só precisam lavar o rosto uma vez por dia. Isso ocorre porque lavar o rosto com muita frequência pode corroer a oleosidade natural, tornando a pele seca e com risco de irritação.
Certifique-se de lavar as mãos antes de tocar o rosto. Em seguida, limpe o resíduo Maquiagem e sujeira no rosto da mesma forma que limpar a pele oleosa. Usar limpador e toner como a primeira etapa limpeza dupla.
Lave o rosto com um sabonete especial para peles secas e sensíveis. Os sabonetes para esse tipo de pele geralmente contêm óleos, ceramidas, glicerina e esfoliantes químicos que são mais suaves para a pele. O sabão também pode não ter muita espuma.
Esfregue o sabonete em todo o rosto em movimentos circulares. Depois disso, enxágue com água morna ou fria. É melhor não usar água morna porque a alta temperatura da água pode ressecar a pele.
Quando não houver mais nenhum resíduo de sabão, seque o rosto da mesma forma que você secaria um rosto oleoso. Use uma toalha de rosto especial com um material mais macio, batendo levemente, não esfregando.
A pele seca e sensível precisa de umidade extra. Portanto, aplique imediatamente o hidratante para pele seca e sensível assim que terminar de lavar o rosto. Escolher hidratante Contém óleo mineral, glicerina e ceramidas.
Uma coisa que não deve ser deixada para trás é o toner. Um bom tônico para pele seca é aquele que não contém álcool e contém glicerina, ácido hialurônico ou outros agentes hidratantes. O toner pode hidratar a pele e ajudar na absorção do produto.
3. Pele normal e mista
Na verdade, os donos de pele normal não precisam de uma maneira especial de lavar o rosto, desde que sua pele não apresente certos problemas. Basta seguir as etapas como de costume, usando sabão, toner, limpadore hidratante para pele normal.
Enquanto isso, aqueles com pele mista podem lavar o rosto da mesma forma que a pele oleosa. Concentre-se em limpar a parte mais oleosa do rosto, que geralmente é encontrada na pele Zona T.
Escolha um sabonete facial que contenha hidratantes como ceramida, glicerina ou ácido hialurônico. Embora sua pele tenda a ser oleosa, a pele mista também tem áreas mais secas, especialmente ao redor das bochechas e sob os olhos.
Seque o rosto com uma toalha macia. Em seguida, use um tônico sem álcool para equilibrar o pH da pele e mantê-la hidratada. Complete sua rotina de cuidados com a pele usando soro, hidratante e protetor solar.
Erros ao lavar o rosto que ocorrem com frequência
Você já lavou o rosto várias vezes, mas não obteve os resultados desejados? Isso pode ter acontecido porque você cometeu vários erros ao limpar o rosto. Aqui está uma lista dos erros mais comuns.
1. Não lave as mãos
Não são poucos os que ainda se esquecem de lavar as mãos antes de limpar o rosto. Na verdade, tocar o rosto com as mãos sujas pode transferir bactérias e sujeira para os poros do rosto. Como resultado, a pele do rosto está coberta de acne.
2. Não limpe seu rosto primeiro
Antes de lavar o rosto, é importante remover o nome falso da maquiagem Maquiagem no rosto primeiro. Use um limpador sem álcool ou um que seja adequado ao seu tipo de pele antes de lavar o rosto com sabonete, como de costume.
3. Uso excessivo de sabonete facial
Não use muito sabão ao lavar o rosto, pois os produtos químicos podem irritar a pele. Você só precisa de uma quantidade de sabonete do tamanho da ponta de um dedo. Se mais do que isso, o uso de sabonete pode realmente deixar a pele irritada e seca.
4. Basta escolher lavagem facial
Certas substâncias na lavagem facial podem ser muito agressivas para a sua pele. É melhor evitar limpadores faciais que contenham detergentes agressivos, como lauril sulfato de sódio (SLES), lauril sulfato de sódio (SLS), mentol ou álcool.
5. Esfregar a pele com muita força
Esfregar a pele com muita força ao lavar o rosto não garante que sua pele ficará mais limpa. Pelo contrário, isso pode causar irritação, danos à pele sensível, inflamação caracterizada por uma erupção vermelha na pele.
Este impacto também pode ocorrer devido ao uso de toalhas ásperas. Portanto, use uma toalha de rosto especial com um material mais macio. Seque o rosto dando tapinhas, não esfregando.
A quantidade de produtos de limpeza facial usados não é garantia de uma pele limpa e sem sujeira. Lavar o rosto de maneira inadequada para o seu tipo de pele também pode causar novos problemas para a pele.
Sempre preste atenção às diretrizes corretas de limpeza facial para que a pele do seu rosto obtenha seus benefícios. Se você tiver problemas de pele, tente parar de usar o produto por um tempo para determinar se a causa é a lavagem do rosto.