Existem protuberâncias nos testículos? Estas são 7 doenças que o causam

Encontrar caroços nos testículos parece ser uma das coisas mais assustadoras para os homens. A razão é que os testículos têm um papel vital no desenvolvimento e na função sexual do homem. Existem várias causas possíveis para caroços testiculares, incluindo lesões, defeitos de nascença, infecção e outros fatores.

Várias causas para o aparecimento de caroços nos testículos

1. Varicocele

Este tipo de caroço testicular é o tipo mais comum em homens. Normalmente, esse caroço está acima dos testículos ou no lado esquerdo do escroto. As varicoceles são causadas por veias dilatadas nos testículos ou escroto. De acordo com Weill Cornell Medical College, essa condição geralmente afeta um em cada sete homens. Os sintomas de vercocele são geralmente vistos quando a pessoa chega à puberdade, quando o fluxo sanguíneo aumenta e enche os testículos.

2. Hidrocele

Uma hidrocele é um acúmulo de fluido que ocorre na membrana que protege o testículo. A Mayo Clinic estima que hidroceles ocorrem em um ou dois em cada 100 meninos recém-nascidos. Os pacientes geralmente apresentam sintomas apenas aos 40 anos de idade. Bebês prematuros têm maior risco de desenvolver hidrocele.

3. Cisto epididimal

Os cistos epididimários ocorrem quando o epidídimo - o tubo que funciona para transportar os espermatozoides dos testículos, é preenchido com um líquido que se instala de modo que não pode drenar. Essa forma de caroço testicular é tão comum que não é perigosa. A maioria dos cistos epididimários geralmente desaparece por conta própria.

4. Torção testicular

A torção testicular ocorre quando o testículo fica dobrado, geralmente devido a uma lesão ou acidente. Essa condição ocorre mais comumente em meninos entre as idades de 13 e 17, mas pode afetar homens de qualquer idade. A torção testicular é uma emergência médica que requer ação e tratamento imediatos.

5. Hérnia

A hérnia é uma doença que ocorre quando uma parte de um órgão ou tecido (como parte do intestino) se projeta em áreas incomuns. Esta parte do órgão emerge através do tecido muscular fraco ou tecido circundante de forma que uma protuberância ou caroço aparece.

6. Verrugas

As verrugas genitais são caracterizadas pelo aparecimento de pequenos caroços carnudos como a couve-flor. As verrugas genitais geralmente aparecem no escroto, no corpo e na ponta do pênis e no ânus. Esta doença não é uma ameaça séria à saúde porque geralmente não causa dor. Mas nunca tente se livrar dessas verrugas sozinho, porque para se livrar delas você precisa consultar um médico para evitar infecções.

7. Câncer de testículo

O câncer testicular é o câncer que se desenvolve nos testículos dos homens. Alguns caroços podem indicar crescimento de câncer testicular. Mas apenas um médico pode determinar se o nódulo é canceroso ou não. O câncer de testículo é um tipo de câncer bastante raro, esta doença geralmente ocorre em adolescentes e em homens com mais de 30 anos.

Como tratar caroços nos testículos?

O tratamento para inchaço e caroços testiculares depende da causa subjacente. A razão é que alguns caroços e inchaços vão melhorar com o tempo, desde que não causem queixas significativas e não sejam uma característica do câncer.

No entanto, se você tiver queixas que continuam e não vão embora, consulte imediatamente um médico para determinar a causa do caroço no testículo que você está tendo. O médico fará um exame físico observando a parte do testículo, vendo e sentindo o tamanho e a posição do inchaço.

A maioria dos nódulos testiculares pode ser diagnosticada imediatamente durante um exame físico, mas, em muitos casos, o médico fará mais exames para confirmar o diagnóstico por meio de exames de sangue, ultrassom, tomografia computadorizada, biópsia e assim por diante.

Também é uma boa ideia começar a verificar regularmente os dois testículos de forma independente, pelo menos uma vez por mês. Além disso, não se esqueça de manter os órgãos genitais limpos, trocando regularmente a cueca e usando cuecas macias e não muito apertadas.