Espiral KB ou dispositivo intrauterino (DIU) é um tipo de contracepção que pode ser usado por mulheres para prevenir a gravidez. Ao usar o KB em espiral, há várias coisas que devem ser consideradas e evitadas para que coisas indesejadas não aconteçam. Quais são as condições para usar o KB em espiral e quais são as restrições ao usá-lo?
Condições para usar KB em espiral
A contracepção em espiral é um dispositivo contraceptivo em forma de T colocado no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos de planejamento familiar em espiral: planejamento familiar em espiral hormonal e não hormonal.
Os anticoncepcionais hormonais em espiral liberam o hormônio progesterona no corpo para engrossar o muco cervical, evitando que os espermatozoides fertilizem um óvulo.
Enquanto isso, os anticoncepcionais em espiral não hormonais têm a forma de cobre, o que impede o encontro de espermatozoides e óvulos. Nem todas as mulheres podem usar anticoncepcionais em espiral.
Mulheres com infecções pélvicas, grávidas, câncer cervical e sangramento vaginal não são recomendadas para usar este tipo de contracepção.
Além disso, as mulheres com alergia ao cobre não podem usar anticoncepcionais espirais não hormonais.
Enquanto as mulheres com doença hepática, câncer de mama ou que apresentam alto risco de desenvolver câncer de mama, não é recomendado o uso de anticoncepcionais hormonais em espiral.
Embora seja considerado seguro, há efeitos colaterais do uso de contraceptivos espirais, incluindo sangramento irregular por vários meses, períodos menstruais mais leves e mais curtos ou nenhuma menstruação.
Além disso, os efeitos colaterais que podem ocorrer incluem sintomas pré-menstruais, como dores de cabeça, náuseas, sensibilidade mamária e, possivelmente, problemas de pele.
Outros efeitos colaterais do uso de contracepção em espiral, a saber, contracepção em espiral que muda ou deixa o útero por acidente e sangramento intenso e infecção devido à contracepção em espiral que perfura a parede uterina.
Precauções a serem evitadas ao usar o controle de natalidade em espiral
Para evitar coisas indesejáveis, você deve prestar atenção aos seguintes tabus ao usar o KB em espiral:
1. Não faça sexo imediatamente
Basicamente, você pode ter relações sexuais assim que a contracepção espiral for instalada. No entanto, nem todos os tipos de controle de natalidade em espiral podem funcionar diretamente para prevenir a gravidez.
Você precisa esperar pelo menos 24 horas para que a KB em espiral comece a funcionar. No entanto, para o tipo de controle de natalidade em espiral hormonal, você precisa esperar até 7 dias.
Use preservativos para evitar a gravidez quando a contracepção em espiral não estiver funcionando ativamente.
2. Não puxe a rosca KB em espiral
Ao usar o anticoncepcional em espiral, você pode sentir um fio saindo da vagina.
Não se preocupe, o fio está aí para que o médico ou a enfermeira possam remover facilmente o controle de natalidade em espiral quando chegar a hora.
Mas lembre-se de que, quando sentir o fio, não puxe. Ao arrastá-lo, você pode mover a posição da KB espiral ou ela pode sair.
Se assim for, você deve voltar ao médico. Os médicos certamente sabem como instalar a contracepção em espiral certa.
3. Evite relações sexuais quando a espiral da contracepção mudar
Se você não consegue sentir o fio anticoncepcional em espiral ou se o fio anticoncepcional em espiral está mais curto ou mais comprido do que o normal, pode ser uma mudança na espiral anticoncepcional em seu útero.
Se isso acontecer, não faça sexo nem use preservativo durante as relações sexuais.
As posições de controle de natalidade em espiral que mudam não a impedirão de engravidar durante a relação sexual.
Procure o médico quando isso acontecer, para que ele possa consertar a KB espiral na posição correta.
Além dos tabus acima, as mulheres que usam o KB em espiral devem sempre manter as mãos e a vagina limpas, principalmente ao verificar a posição do fio de KB em espiral na vagina.
Você também deve verificar regularmente com o médico para certificar-se de que o KB em espiral ainda está instalado corretamente.
Discuta também com o médico se ocorrerem certas queixas após a instalação da contracepção espiral.
O médico irá fornecer conselhos sobre o tratamento, dar medicamentos ou considerar a possibilidade de alterar as opções anticoncepcionais.