A asma é uma condição que não pode ser curada. No entanto, o tratamento da asma ainda precisa ser feito regularmente para ajudar a controlar os sintomas da asma, para que eles não voltem ou apareçam com frequência. A seguir estão vários medicamentos para asma prescritos por médicos e que você pode comprar nas farmácias sem receita.
A escolha do medicamento para asma do médico
O tratamento da asma no médico é geralmente dividido em duas categorias, a saber, tratamento de longo e curto prazo. Certifique-se de sempre seguir as instruções do médico para que o medicamento possa funcionar da melhor forma e prevenir os efeitos colaterais.
1. Tratamento de asma de longo prazo
A maioria das pessoas com asma, especialmente aquelas de natureza crônica, são aconselhadas a seguir uma terapia medicamentosa de longo prazo.
Isso é importante para controlar a gravidade dos sintomas da asma, prevenir sua recorrência e reduzir o risco de desenvolver complicações da asma.
Vários tipos de medicamentos para asma de longo prazo, incluindo:
corticosteróides inalados
Os corticosteroides são medicamentos que bloqueiam ou reduzem a inflamação das vias aéreas que podem desencadear os sintomas da asma, como tosse e falta de ar. Com este medicamento, a frequência de recaídas de asma pode ser reduzida e você pode respirar mais facilmente todos os dias.
Os corticosteroides inalatórios são recomendados como tratamento de longo prazo para asma devido ao risco mínimo de efeitos colaterais do que os corticosteroides orais.
Os medicamentos corticosteroides comumente usados no tratamento de asma de longo prazo incluem:
- fluticasona
- budesonida
- flunisolida
- ciclesonida
- beclometasona
- mometasona
- furoato de fluticasona
Pode ser necessário continuar a usar este medicamento para asma por alguns dias a algumas semanas para que os efeitos tenham efeito.
Embora geralmente efeitos colaterais muito raros, às vezes os corticosteroides inalados podem causar irritação na boca, garganta e infecções fúngicas na boca.
Modificadores de leucotrieno
Modificadores de leucotrieno é um tipo de medicamento oral (que bebe) para a asma que atua contra os leucotrienos. Os leucotrienos são substâncias liberadas pelos glóbulos brancos nos pulmões que causam o bloqueio do fluxo de ar.
Este medicamento oral é indicado para asma causada pelos efeitos colaterais de certos medicamentos, atividade física extenuante ou asma persistente grave.
Drogas pertencentes à classe modificadores de leucotrieno é:
- montelucaste
- zafirlukast
- zileuton
Todos esses medicamentos ajudam a aliviar os sintomas da asma, incluindo tosse e dificuldade para respirar, por até 24 horas.
Em certos casos, esses tipos de drogas podem acarretar o risco de efeitos colaterais psicológicos, como alucinações, sintomas depressivos e ansiedade excessiva. Consulte imediatamente um médico se sentir uma reação incomum.
Beta agonistas de longa ação
Tratamento para asma que se enquadra na categoria beta agonista de longa duração é um broncodilatador. Os broncodilatadores são terapias que usam medicamentos para aumentar a capacidade do pulmão de absorver oxigênio. Dessa forma, você pode respirar com mais suavidade e facilidade.
Os medicamentos comumente usados na terapia broncodilatadora incluem salmeterol e formoterol. Os broncodilatadores devem ser combinados com corticosteróides inalados. Este medicamento para asma geralmente só será administrado se os sintomas não melhorarem após a administração de corticosteróides inalados.
Vários tipos de combinação beta agonistas de longa ação com corticosteróides inalados são:
- fluticasona e salmeterol
- budesonida e formoterol
- mometasona e formoterol
- fluticasona e vilanterol
Este medicamento geralmente é usado para controlar os sintomas da asma desencadeados por exercícios ou atividades físicas extenuantes.
Teofilina
Teofilina ajuda a relaxar os músculos inflamados ao redor das vias aéreas (brônquios) para que você possa respirar mais facilmente.
Para algumas pessoas, esse medicamento pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça, vômitos e vômitos e dores de estômago. No entanto, esses efeitos colaterais podem ser evitados ajustando a dose.
2. Tratamento de asma de curto prazo
Além do tratamento de longo prazo, as pessoas com asma também precisam de terapia de curto prazo. Além disso, se você tem asma intermitente, seu médico recomendará um tratamento de curto prazo.
A terapia medicamentosa para asma de curto prazo visa aliviar ataques repentinos de asma imediatamente. Este medicamento pode tratar os sintomas de asma aguda quando o ataque ocorre novamente.
Esse medicamento age mais rápido, o que leva apenas alguns minutos e dura de 4 a 6 horas. No entanto, este medicamento não é recomendado para uso rotineiro ou diário.
A medicação de curto prazo para asma é apenas como primeiros socorros. Os seguintes tipos de medicamentos para asma de curto prazo são mais frequentemente prescritos pelos médicos:
Inalador beta 2 agonista de curta ação
Este inalador é um tipo de broncodilatador que atua rapidamente para interromper os sintomas de asma na recorrência de um ataque.
A primeira escolha de medicamentos para asma neste grupo, a saber:
- Albuterol
- Pirbuterol
- Levalbuterol
Aula de drogas beta agonista de curta ação Pode ser usado usando um inalador de mão (portátil) ou um nebulizador.
Ipratopium
O ipratrópio é mais amplamente usado para tratar enfisema e bronquite crônica. No entanto, também pode ser usado como terapia broncodilatadora de ação rápida.
Sua função é relaxar imediatamente os músculos das vias respiratórias, que se contraem quando ocorre um novo ataque de asma. Portanto, você pode usar este medicamento quando os sintomas da asma estão apenas começando a aparecer.
Corticosteroides orais e intravenosos
Se os seus sintomas de asma não podem ser controlados com medicamentos inalados, seu médico pode prescrever esteróides orais, como prednisona e metilprednisolona.
Os medicamentos esteróides orais devem ser usados apenas por um curto período de tempo e apenas para tratar tipos graves de ataques de asma. Normalmente, os médicos prescrevem drogas esteróides orais por apenas 1-2 semanas.
Isso ocorre porque os esteroides orais podem causar efeitos colaterais graves se usados por um longo prazo. O risco de efeitos colaterais pode incluir ganho de peso, hipertensão, fraqueza muscular, facilidade para machucar e assim por diante.
Se você acha que precisa tomar medicamentos de curto prazo mais de 2 dias por semana, converse com seu médico imediatamente. O seu médico pode alterar o seu plano de ação para a asma de acordo com a sua condição atual.
3. Medicamentos para asma alérgica
Este tratamento é dedicado a lidar com alergias que desencadeiam ou causam asma. Portanto, esse medicamento geralmente é administrado apenas às vezes ou quando o corpo reage a certos gatilhos (alérgenos).
Os tipos de medicamentos administrados para tratar as alergias desencadeadoras de asma são:
Injeções de alergia (imunoterapia)
A imunoterapia é uma classe de medicamentos para asma que aumentam ou suprimem o sistema imunológico para reduzir a sensibilidade do corpo aos alérgenos.
Durante os primeiros meses, a injeção será administrada geralmente uma vez por semana. Às vezes, também pode ser administrado apenas uma vez por mês. Pode levar vários anos para que o sistema imunológico se torne mais resistente ao alérgeno.
Se você não pode evitar os gatilhos da asma, converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar imunoterapia como medicamento para controlar os sintomas da asma.
Outro remédio para alergia
Além das injeções, as alergias que desencadeiam a asma também podem ser tratadas com sprays e medicamentos orais. Isso inclui anti-histamínicos, descongestionantes, corticosteróides e cromoglicato.
Além de serem eficazes no alívio de reações alérgicas, como urticária, os anti-histamínicos também podem ser usados como forma de tratar a tosse causada pela asma. Este medicamento funciona bloqueando os efeitos da liberação de histamina.
A histamina é uma substância química que produz uma resposta inflamatória no corpo, inclusive nas vias aéreas.
Cetirizina, difenidramina e loratadina são alguns dos anti-histamínicos mais comuns. No entanto, lembre-se de que a maioria dos medicamentos anti-histamínicos tem efeitos colaterais que o deixam sonolento depois de tomá-los.
Portanto, certifique-se de não operar máquinas ou dirigir após tomar este medicamento para a tosse para asma.
Este medicamento para alergia pode ser comprado sem receita médica na farmácia para aliviar os sintomas de asma que surgirem. No entanto, não é recomendado substituir o medicamento principal prescrito por um médico.
4. Tratamento biológico
Relatórios da página da Mayo Clinic, os medicamentos biológicos são geralmente administrados em conjunto com a terapia medicamentosa de longo prazo. A função dos medicamentos biológicos é tratar doenças ou outros problemas de saúde que causam inflamação nos pulmões que desencadeiam o aparecimento dos sintomas de falta de ar.
Com a ajuda de medicamentos biológicos, pode-se controlar a asma grave causada por outras condições de saúde. Um deles é o omalizumab.
Este medicamento é usado para tratar a asma desencadeada por alergias aéreas. O omalizumabe é geralmente administrado por injeção a cada 2-4 semanas. Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 12 anos.
Tipos de meio de inalação para introdução de medicamentos para asma
O uso de medicamentos para asma por inalação é considerado mais eficaz porque pode enviar o medicamento diretamente para o trato respiratório.
No entanto, os medicamentos inalados, tanto de curto como de longo prazo, requerem a ajuda de ferramentas especiais para converter medicamentos líquidos em vapores. Dessa forma, a droga pode entrar diretamente nos pulmões.
Os aparelhos respiratórios mais comuns usados por pessoas com asma são inaladores e nebulizadores. Os inaladores e os nebulizadores atuam no controle dos sintomas e no alívio de ataques recorrentes de asma.
Aqui estão as etapas de como usar um inalador e nebulizador para o tratamento da asma.
1. Inaladores
Como medicamento para asma, existem muitos tipos de inaladores com diferentes dosagens e funções. Mas, basicamente, como usar o inalador de forma correta e mais eficaz é o seguinte:
- Sente-se ou levante-se enquanto usa o inalador.
- Agite bem o inalador antes de inalar.
- Inale imediatamente lentamente assim que pressionar o inalador.
- Prenda a respiração por pelo menos 10 segundos após a inalação.
- Se você precisar fazer mais de uma inalação por dose, espere alguns minutos entre cada inalação. Se você estiver tomando um broncodilatador de ação rápida, faça um intervalo de 3-5 minutos. Para outros tipos, dê uma pausa de 1 minuto.
- Inspire e expire lentamente entre cada baforada.
Bocal O inalador (o funil no qual você coloca a boca) precisa ser limpo após cada uso. Seque naturalmente. Não use um pano para secar.
Contanto que você use este dispositivo conforme as instruções do seu médico, os inaladores são muito eficazes no controle da asma e têm efeitos colaterais mínimos.
2. Nebulizador
Se o inalador for um dispositivo respiratório na forma de um pequeno spray, o nebulizador é uma máquina alimentada por bateria ou eletricidade.
Os nebulizadores geralmente vêm com um tubo que tem uma máscara na extremidade para você usar ao inalar o medicamento.
Os nebulizadores são mais comumente usados como tratamento para asma crônica ou casos graves de asma, tanto em crianças quanto em idosos. Isso ocorre porque o vapor produzido pelo nebulizador é muito, muito pequeno, de modo que a droga será capaz de ser absorvida pelo pulmão-alvo mais rapidamente.
Em geral, como usar um nebulizador é o seguinte:
- Lave as mãos com sabão em água corrente para evitar que os germes entrem nos pulmões pelas mãos que tocam o nebulizador.
- Prepare o medicamento a ser usado. Se o medicamento foi misturado, despeje-o diretamente no recipiente do medicamento nebulizador. Caso contrário, insira-os um a um usando uma pipeta ou seringa.
- Adicione soro fisiológico se necessário e conforme prescrito pelo médico.
- Conecte o recipiente do medicamento à máquina e também a máscara ao topo do recipiente.
- Coloque a máscara no rosto de forma a cobrir o nariz e a boca. Certifique-se de que as bordas da máscara estão bem vedadas com o rosto, para que nenhum vapor de medicamento escape pelas laterais da máscara.
- Ligue a máquina, inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca.
- Você pode terminar quando não sair mais vapor. Isso é um sinal de que o medicamento acabou.
Como usar um nebulizador, em média, leva cerca de 15-20 minutos.