Por ser um dos nutrientes muito importantes no corpo humano, verifica-se que a vitamina C pode ser obtida não apenas por meio da alimentação, mas também por meio de injeções. Embora a função seja a mesma, quais são os riscos e efeitos colaterais da injeção de vitamina C?
Confira a análise abaixo para descobrir a resposta.
Efeitos colaterais das injeções de vitamina C
A injeção de vitamina C é uma forma considerada bastante eficaz para que suas necessidades nutricionais e de vitaminas diárias sejam atendidas. Além disso, em certas condições, como doenças, aftas ou em processo de recuperação, injetar vitamina C é bastante útil.
Na verdade, esse método é bastante eficiente porque não precisa passar pelo processo digestivo e é absorvido diretamente pelo sangue. No entanto, é possível ter efeitos colaterais e riscos da injeção de vitamina C.
O efeito colateral mais comum da injeção de vitamina C no corpo é o aparecimento de dor e inchaço no local da injeção. No entanto, se você usar mais do que a dose segura de vitamina C, é claro que haverá efeitos colaterais de uma dose excessiva de vitamina C.
De acordo com um estudo de Lippincott Williams & Wilkins, injeções de vitamina C, especialmente mais de 30 gramas, podem causar pré-hipertensão na pessoa. A pré-hipertensão é uma condição em que uma pessoa tem pressão alta, mas ainda está dentro dos valores normais.
Além disso, existem vários outros efeitos colaterais que podem ocorrer se você tomar muita vitamina C, como:
- Na área
- Jogar fora
- Enjoativo
- Azia
- Dor de cabeça
- Dores de estômago
- Insônia
Os riscos de injetar vitamina C
Talvez aqueles de vocês que desejam injetar vitamina C em doses altas o suficiente precisem consultar um médico primeiro. Isso é para que você saiba quais são os riscos possíveis quando a vitamina C é injetada.
Por exemplo, se você tiver pedras nos rins, pode não querer tomar injeções de vitamina C. Isso ocorre porque há pessoas que apresentam insuficiência renal após injetar vitamina C.
Portanto, para aqueles que têm histórico de doença de pedra nos rins, não é recomendado o uso de altas doses de injeções de vitamina C.
Além disso, a vitamina C também pode aumentar a absorção de ferro dos alimentos que você consome. Se a vitamina C que você usa é muito alta, seu corpo pode absorver muito ferro e causar novos problemas de saúde.
Na verdade, se você tiver um histórico de anemia por deficiência de G6PD, altas doses de vitamina C podem representar um risco de hemólise.
Isso é evidenciado por um estudo de Relatos de Caso em Medicina que revelou que a injeção de vitamina C nessas condições poderia aumentar o risco de hemólise.
Interações medicamentosas
Para aqueles de vocês que desejam reduzir os efeitos colaterais e os riscos após injetar vitamina C, talvez seja necessário prestar atenção à interação da vitamina C com outras drogas.
Isso ocorre porque o uso de injeções de vitamina C junto com certos tipos de medicamentos pode tornar a urina mais ácida. Na verdade, a função dos medicamentos que você está tomando pode ser perdida quando você injeta vitamina C e aumenta o risco de efeitos colaterais, seja do medicamento ou da vitamina C.
Aqui estão alguns tipos de medicamentos que você precisa evitar ao usar injeções de vitamina C:
- flufenazina (Proxilina)
- salicilato de magnésio (Novasal)
- mexiletina (mexitil)
- Salsalat
Além disso, ao usar injeções de vitamina C e beber bebidas alcoólicas, verifica-se que há uma reação desfavorável do seu corpo. O consumo de álcool pode esgotar os nutrientes e dificultar a absorção de nutrientes pelo corpo, incluindo a vitamina C.
Como resultado, os benefícios e a eficácia da vitamina C injetada serão reduzidos ou não serão obtidos por causa do álcool.
Portanto, você precisa evitar o consumo de bebidas alcoólicas ao usar injeções de vitamina C para evitar os riscos e efeitos colaterais. Especialmente quando os níveis de vitamina C no corpo estão baixos.
Se você estiver tomando outros medicamentos ou estiver tomando medicamentos, consulte o seu médico antes de usar injeções de vitamina C em altas doses.
Dose segura de vitamina C
Depois de reconhecer os efeitos colaterais e os riscos que podem ser causados pela injeção de vitamina C, é uma boa ideia saber quanto é uma dose segura de injeções de vitamina C.
Normalmente, a dose de injeção de vitamina C para tratar a deficiência de vitamina C é de 200 mg uma vez por dia durante uma semana de tratamento. Se você estiver usando para cicatrização de feridas, a dosagem é de 1 grama uma vez ao dia durante 5 a 21 dias de tratamento.
Em caso de dúvida, peça ao seu médico que seja claro sobre a dose segura de injeções de vitamina C que você pode usar.
A injeção de vitamina C no corpo tem uma função bastante útil para a saúde do corpo, especialmente para a saúde da pele. No entanto, é melhor consultar um médico primeiro para descobrir quais são os efeitos colaterais e os riscos da injeção de vitamina C com base nas condições atuais.