Os benefícios das azeitonas são conhecidos desde tempos imemoriais. Normalmente, os benefícios desta fruta são tomados na forma de azeite processado. No entanto, acontece que as azeitonas não só podem ser transformadas em óleo, mas também podem ser consumidas diretamente. Para saber a resenha completa, veja a explicação a seguir, sim!
Nutrição de azeitona
Azeitonas ou Olea europea é uma fruta nativa da África, da Ásia temperada e do sul da Europa. As azeitonas foram então espalhadas para a Austrália e o Havaí através do cultivo.
As azeitonas contêm 115-145 calorias por 100 gramas (g) ou cerca de 59 calorias para 10 azeitonas (assumindo um peso médio de azeitona de 4 g).
Este conteúdo consiste em 75-80% de água, 11-15% de gordura, 4-6% de carboidratos e uma pequena quantidade de proteína.
Site da Food Data Central dos EUA O Departamento de Agricultura declara que 100 g de azeitonas contêm o seguinte conjunto de nutrientes:
- Proteína: 1,03 g
- Gordura: 15,32 g
- Carboidratos: 3,84 g
- Fibra: 3,3 g
- Açúcar: 0,54 g
- Cálcio: 52 mg
- Ferro (Fe): 0,49 mg
- Magnésio (Mg): 11 mg
- Fósforo (P): 4 mg
- Potássio (K): 42 mg
- Sódio (Na): 1556 mg
- Zinco (Zn): 0,04 mg
- Cobre (Cu): 0,12 mg
- Selênio (Se): 0,9 g
- Tiamina: 0,021 mg
- Riboflavina: 0,007 mg
- Niacina: 0,237 mg
- Vitamina B-6: 0,031 mg
- Folato: 3 g
- Beta-caroteno: 231 g
- Luteína + zeaxantina: 510 g
- Vitamina E: 3,81 mg
- Vitamina K: 1,4 g
Além de conter carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, as azeitonas contêm alto teor de gordura, que é 11-15 por cento.
No entanto, você não precisa se preocupar, porque o teor de gordura nas azeitonas é uma boa gordura.
O ácido graxo mais abundante dessa fruta é o ácido oleico, que inclui ácidos graxos monoinsaturados e representa 74% de todas as azeitonas.
O ácido oleico está associado a vários benefícios à saúde, como redução do inchaço, redução do risco de doenças cardíacas e combate ao câncer.
Benefícios das azeitonas
Azeitonas podem ser usadas como óleo para cozinhar, óleo para tratar a beleza facial, óleo para nutrir o cabelo e outros.
No entanto, os benefícios reais das azeitonas não podem ser obtidos apenas na forma de azeite. Esta fruta verde ou roxa também é benéfica se comida diretamente.
Os benefícios das azeitonas vêm de seu conteúdo nutricional, vitaminas, minerais e compostos orgânicos, incluindo ferro, fibra, cobre, vitamina E, compostos fenólicos, ácido oleico e vários antioxidantes.
Os vários conteúdos das azeitonas podem ajudar a atender às necessidades nutricionais diárias do corpo.
Além disso, as azeitonas também têm um baixo índice glicêmico. Aqui está uma lista de benefícios para as azeitonas que você precisa saber:
1. Combate a infecção
As azeitonas são muito ricas em antioxidantes, como oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol, ácido oleanólico, quercetina.
As azeitonas podem reduzir o dano oxidativo no corpo e ajudar a combater infecções causadas por bactérias.
2. Melhorar a saúde do coração
As azeitonas contêm ácido oleico, que tem benefícios para melhorar a saúde do coração ao:
- regular os níveis de colesterol,
- proteger o colesterol LDL da oxidação, e
- e pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Como se sabe, colesterol alto e pressão alta são fatores de risco para doenças cardíacas.
O conteúdo de hidroxitirosol nas azeitonas também pode proteger o coração.
Esses antioxidantes atuam como anticoagulantes para diluir o sangue, reduzindo assim as chances de coágulos sanguíneos e bloqueando o fluxo sanguíneo.
3. Melhorar a saúde óssea
A osteoporose é caracterizada por uma diminuição da massa óssea e da qualidade óssea. Isso pode aumentar o risco de fraturas.
As taxas de osteoporose são mais baixas nos países mediterrâneos (que comem azeitonas) do que em outros países europeus.
Isso levou os pesquisadores a especular que as azeitonas podem ser uma barreira protetora para os ossos.
Vários compostos encontrados em azeitonas e azeite de oliva mostraram ajudar a prevenir a perda óssea em animais experimentais.
4. Previna o câncer
O alto teor de antioxidantes e ácido oleico nas azeitonas traz benefícios para a redução do risco de câncer.
Isso foi comprovado em pesquisas publicadas em Jornal de química agrícola e alimentar .
O estudo descobriu que as azeitonas podem interferir no ciclo de vida das células cancerosas da mama, do cólon e do estômago.
No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar isso.
5. Cuidar da saúde da pele
Não é segredo que o azeite é conhecido por ser bom para o tratamento da saúde da pele.
Isso foi comprovado por vários estudos, incluindo estudos sobre o efeito do azeite de oliva na cicatrização de feridas em pacientes com diabetes tipo 2.
Pesquisa em Journal of Diabetes & Metabolic Disorders mostram resultados interessantes.
De acordo com este estudo, o uso de azeite de oliva combinado com cuidados regulares com a pele é eficaz para ajudar na cicatrização de feridas nos pés de diabéticos.
Dicas para consumo seguro de azeitonas
Os benefícios das azeitonas são, de fato, mais frequentemente percebidos através do óleo processado, como você normalmente encontra no mercado.
No entanto, não há nada de errado em aproveitar os benefícios das azeitonas comê-las diretamente, como adicionar pedaços dessa fruta às saladas.
Além de saladas, você pode processar outros alimentos e adicionar uma mistura de azeitonas picadas para adicionar aroma e sabor aos pratos.
Se você não quiser comê-lo imediatamente, pode usar azeite de oliva processado que é misturado a vários lanches de acordo com seu gosto.
O azeite de oliva pode adicionar um sabor delicioso a uma variedade de lanches. Acompanha bem todos os alimentos crus, como saladas.
O azeite também pode ser adicionado à maionese ou outros molhos.
Este ingrediente alimentar é muito adequado para ser processado a altas temperaturas, como salteados, sopas quentes, assados, fritos, devido à sua estabilidade.
Isso se deve à estrutura dos ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes e ao efeito protetor dos tocoferóis e polifenóis que eles contêm.
Vendo da explicação acima, pode-se concluir que as azeitonas são realmente ricas em benefícios para a saúde.
No entanto, não hesite em contactar o seu médico se sentir quaisquer sintomas de preocupação após consumir esta fruta.