Funções do osso da palma e seus problemas de saúde •

Você pode realizar uma variedade de atividades com as mãos, como segurar um objeto com força, levantá-lo ou passar um fio fino por um pequeno orifício de tricô. Acontece que o bom funcionamento das mãos está intimamente relacionado às estruturas que compõem as palmas, como ossos e músculos. Quer saber mais sobre a função dos ossos e músculos da palma da sua mão? Aqui está a revisão completa.

Anatomia e função dos ossos das palmas

Fonte: National Center for Biotechnology Information

Suas mãos são compostas de tendões, fibras nervosas, vasos sanguíneos, músculos, ossos, gordura e pele. Graças a essa estrutura, você pode fazer muitas coisas com as mãos. De acordo com a página do Johns Hopkins Medicine, existem 3 tipos de ossos que constituem os seus ossos, a saber:

1. Osso do carpo (carpo / carpo)

Em sua mão, existem 8 ossos do carpo que o compõem. Este osso está localizado na área do pulso (veja a foto) com uma forma irregular. Os ossos do carpo são organizados em duas fileiras, a saber, proximal e distal.

Na fileira proximal estão o osso escafoide, osso semilunar, triquetrum e osso pisiforme (osso sesamoide que fica dentro do tendão do flexor ulnar do carpo). Enquanto na linha distal existem ossos do trapézio, ossos do trapézio, ossos do capitato e ossos do hamato.

A função dos ossos do carpo na palma da sua mão é permitir que o pulso se mova e gire verticalmente.

2. Ossos metacarpais (metacarpo / carpal)

Os ossos metacarpais estão no centro da palma da mão. A superfície desse osso forma uma cavidade em torno de sua extremidade, permitindo que os músculos interósseos se fixem.

Existem 5 ossos metacarpais na palma da sua mão, cada um dos quais com um número atribuído. O polegar tem o primeiro osso metacarpo, o dedo indicador tem o segundo osso metacarpo e assim por diante até o dedo mínimo.

A função básica dos ossos metacarpais da palma da mão é atuar como uma ponte entre o punho e os dedos, formando o esqueleto da mão.

3. Ossos dos dedos (falanges)

A função dos ossos dos dedos é dar estrutura à palma da mão. Cada osso do dedo consiste em 3 ossos formadores, e apenas o polegar tem 2 ossos formadores.

Os ossos dos dedos têm 3 articulações que permitem que os dedos se dobrem ou estiquem em uma direção. O polegar é o único osso da palma que pode girar porque tem uma articulação carpometacarpal em forma de sela.

Não só os ossos, músculos e tendões também têm um papel importante para realizar a função dos dedos da palma da mão. Existem mais de 30 músculos em sua mão e tendões finos, como os tendões extensores para alongamento e os tendões flexores para dobrar os dedos.

Além disso, também há nervos em suas mãos. Primeiro, o nervo ulnar que move os músculos da mão e capta a sensação na área sob o dedo mínimo e na lateral do dedo anular.

Em segundo lugar, o nervo mediano também é responsável pelo movimento muscular e captura as sensações na área da palma da mão, exceto nos dedos mínimo e anular. Terceiro, o nervo radial que ativa o alinhamento dos dedos e capta a sensação nas costas da mão.

Função prejudicada dos ossos e articulações das palmas

Os ossos, tendões, fibras nervosas e vasos sanguíneos das palmas são protegidos apenas por uma fina camada de músculo e gordura. Portanto, a área da mão, incluindo os dedos, é facilmente ferida. Além disso, você costuma usar as mãos para mover excessivamente ou tocar em objetos potencialmente perigosos.

A seguir estão alguns dos problemas de saúde que interferem na função dos ossos, articulações ou músculos da palma da mão que são comuns.

1. Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição que ocorre devido à pressão no nervo mediano. Esse nervo passa por uma estrutura em forma de túnel no pulso, comumente chamada de túnel do carpo.

Quando o nervo mediano é comprimido, você pode sentir formigamento, fraqueza, dormência ou dor desde o pulso até a palma da mão. Esta condição pode resultar de uma fratura (osso quebrado) ou inflamação e inchaço devido ao reumatismo.

Para lidar com a função nervosa prejudicada devido a fraturas ou inflamação das palmas das mãos, os médicos geralmente prescrevem analgésicos como o ibuprofeno e corticosteróides. Além disso, as pessoas com essa condição também precisam evitar atividades extenuantes que envolvam os dedos para suprimir os sintomas.

2. Contratura de Dupuytren

A contratura de Dupuytren é uma mudança na mão que se desenvolve ao longo dos anos. Essa alteração na mão se deve ao espessamento da camada de tecido conjuntivo localizada sob a pele das palmas, e ao puxar de mais um ou dois dedos, de modo que os dedos ficam dobrados.

Inicialmente, a pele das palmas vai engrossar e enrugar. Então, um caroço se formará devido a um pedaço de tecido, que se torna muito sensível ao toque, mas é indolor. Em seguida, os dedos se dobrarão lentamente.

O tratamento para a contratura de Dupuytren pode incluir cirurgia para remover o tecido espessado, injeção de clostridium histolyticum colagenase e terapia com agulhas.

3. Anormalidades congênitas da mão

A função dos ossos, músculos, tendões ou nervos na palma da mão também pode não funcionar corretamente devido a anomalias congênitas. Isso inclui muitas condições, como:

  • Clubhand. Encurtamento do osso do polegar ou mesmo nenhum osso do polegar. Também pode ocorrer na área óssea ao redor do dedo mínimo.
  • Sindaltili. A condição de dois ou mais dedos presos de forma que pareça o pé de um pato.
  • polidactilia. Excesso de dedos ou dedos duplicados, o que faz com que dois ou mais dedos sejam iguais.

O tratamento para essa deformidade óssea do dedo inclui cirurgia e terapia para melhorar a função dos dedos.