Escabiose ou sarna é uma doença infecciosa da pele causada por ácaros microscópicos Sarcoptes scabiei. Quais são as características da sarna e que formas de problemas de saúde são comumente experimentados? Confira a discussão sobre as características e sintomas da sarna (sarna) com base no tipo e desenvolvimento da doença abaixo!
Sinais e sintomas de sarna por tipo
Os sintomas da sarna são frequentemente confundidos com impetigo ou eczema. No entanto, as infecções de pele causadas por esses ácaros apresentam sintomas diferentes de outras doenças infecciosas da pele.
Os sintomas da sarna também não aparecem imediatamente após os ácaros entrarem no tecido cutâneo. Para pessoas que nunca foram infectadas com ácaros, o corpo leva muito tempo para reagir até que os sintomas apareçam. Os ácaros que causam sarna, em média, incubam primeiro por 2 a 6 semanas antes de finalmente se multiplicar na pele.
Você pode não apresentar nenhum sintoma por um longo tempo, mas ainda pode transmitir a escabiose a outras pessoas por meio do contato físico próximo e prolongado.
No entanto, se esta for a enésima vez que você tem sarna, os sintomas podem aparecer mais rapidamente.
1. Sintomas de sarna em geral
Um sinal de que os ácaros estão pondo ovos ativamente na pele é o aparecimento de pápulas ou pequenos orifícios medindo 0,1-1 cm, geralmente nas dobras da pele.
Esta característica da sarna é difícil de reconhecer porque ocorre na pele. Enquanto isso, os sintomas de escabiose na superfície da pele são geralmente marcados por uma erupção na forma de manchas vermelhas proeminentes (nódulos) que são freqüentemente encontrados em:
- entre os dedos
- sob a axila
- área do quadril
- ao redor do pulso
- dentro do cotovelo
- único
- ao redor do peito
- em torno dos órgãos genitais masculinos
- bunda
- cotovelo
Além disso, outras partes da pele que ficam úmidas devido à exposição frequente a roupas apertadas ou joias também são mais suscetíveis à infecção de ácaros.
Antes que a erupção apareça, a primeira reação do corpo a uma infecção por ácaros é a coceira. Este distúrbio pode ser muito perturbador porque a coceira às vezes pode ser tão insuportável que interfere no repouso ou torna difícil para o paciente dormir.
Como resultado de coçar a pele afetada com muita freqüência, ela pode ficar irritada, a pele pode ficar seca e descamada.
2. Sintomas de sarna em bebês
Crianças e bebês também podem contrair essa doença infecciosa de pele, até mesmo a sarna pode se espalhar, cobrindo a maior parte da pele. Então, há uma diferença entre os sintomas da sarna em adultos com crianças e bebês?
Como acontece com os adultos, as características da sarna em crianças também são marcadas pelo aparecimento de nódulos vermelhos e disseminados. A diferença é que os sintomas da sarna em crianças ou bebês são mais frequentemente encontrados nas palmas das mãos e pés e no couro cabeludo.
As infecções por ácaros na pele podem ser muito desconfortáveis para o seu filho. Como resultado, eles se tornam mais agitados, têm menos apetite ou problemas para dormir.
3. Características da sarna nodular
De acordo com um estudo publicado em Relatórios atuais de doenças infecciosas, 7 por cento de todos os casos de sarna são escabiose nodular. Em comparação com outros tipos de escabiose, a forma nodular da escabiose nodular é mais redonda com uma textura mais lisa.
Esta característica da sarna é caracterizada por nódulos ou nódulos medindo 2 a 20 mm que aparecem em áreas muito finas da pele, a saber:
- em torno dos genitais
- bunda
- virilha
- axila
4. Características da sarna com crosta
A sarna crostosa, também conhecida como sarna norueguesa, é uma doença em que existem milhares a milhões de ácaros que infectam a pele. Portanto, esta forma de sintomas de sarna é tão grave e altamente contagiosa.
Este tipo de sarna é geralmente encontrado em pessoas que reduziram drasticamente as condições do sistema imunológico, como em pessoas com HIV ou doenças autoimunes, após serem submetidas a quimioterapia, tratamento com imunossupressores ou transplantes de órgãos.
A marca registrada da sarna crostosa é caracterizada por sintomas chamados dermatite psoríase, tais como:
- Saliências brancas na pele.
- Superfície da pele escamosa.
- A distribuição dos sintomas pode se espalhar por todo o corpo.
- Coceira insuportável.
- O declínio do estado de saúde do corpo.
5. Características das complicações da sarna
Coçar a pele afetada continuamente pode quebrar a camada protetora da pele, tornando a pele suscetível à infecção por bactérias que vêm do ambiente externo. Uma das complicações que podem surgir é o impetigo.
O impetigo ocorre quando a bactéria estreptocócica (estreptococos) infecta a superfície da pele, causando erupção na pele vermelha e cheia de líquido. Essa erupção vermelha pode aparecer em qualquer parte do corpo. No entanto, ocorre com mais frequência ao redor do nariz, boca e ao redor das mãos e pés.
Depois de romper, a erupção deixará a pele com crosta amarela e marrom.
Quando é necessário checar os sintomas da sarna com o médico?
Se você tiver as características da sarna descritas anteriormente, consulte imediatamente um dermatologista. A razão é que não existem medicamentos sem receita ou OTC que possam ser obtidos nas farmácias que sejam úteis para o tratamento desta doença. O tratamento médico ainda é a etapa mais eficaz no tratamento da sarna.
Também existe a possibilidade de você confundir os sintomas da sarna com psoríase, eczema ou dermatite. Com um diagnóstico definitivo de um médico, você pode se submeter a um tratamento e cuidados adequados para a pele afetada pela escabiose.
Quais são os sinais de que a sarna foi curada?
Por meio de tratamento médico e da aplicação de medidas preventivas adequadas, os sintomas da sarna irão diminuir gradualmente em 2 a 4 semanas. Embora a erupção vermelha quase tenha desaparecido, a coceira geralmente persiste nas próximas semanas.
Nas fases iniciais do tratamento, não raramente, os sintomas da sarna pioram ainda mais. Isso indica que a infecção do ácaro está reagindo contra o tratamento. Por outro lado, se os seus sintomas não melhorarem mesmo após o tratamento, deverá consultar o seu médico novamente.
O médico providenciará outro tratamento para a sarna, a saber, o tratamento sistêmico que combina o uso de medicamentos orais e tópicos. Contate imediatamente um médico no centro de saúde mais próximo, quando as características da sarna aparecerem:
- O aparecimento de novas erupções cutâneas em diferentes partes do corpo.
- Inflamação em outras partes do corpo que não cicatriza há muito tempo.
- A ocorrência de inchaço na pele inflamada que é acompanhada de dor.
- Febre alta acima de 38 graus Celsius