Úlcera Causas: 10 coisas que você pode não perceber

A úlcera costuma estar associada a hábitos alimentares tardios. Acredita-se que o estômago vazio desencadeie a produção de ácido gástrico em excesso, causando sintomas de azia. Na verdade, a causa das úlceras não se deve apenas a uma dieta confusa.

Que condições podem causar úlceras estomacais?

Condições médicas que causam úlceras estomacais

A úlcera na verdade não é uma doença específica, mas um conjunto de sintomas que indicam um problema ou doença no sistema digestivo. Os sintomas incluem dor abdominal, flatulência, náuseas, vômitos e assim por diante.

Em geral, a seguir estão várias condições médicas que podem causar úlceras.

1. Problemas com o trato digestivo

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, vários problemas digestivos que costumam causar úlceras são os seguintes.

  • Gastrite (inflamação do estômago). Gastrite é a inflamação do revestimento interno do estômago devido a infecção bacteriana, ácido gástrico ou outras causas.
  • Doença do refluxo gastroesofágico (GERD). A DRGE é uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago, causando dor na boca do estômago.azia) e irritação esofágica.
  • Síndrome do intestino irritável (SII). A SII é uma doença que causa contrações musculares no intestino grosso abaixo do ideal, causando diarreia ou prisão de ventre.
  • Úlcera estomacal. Uma úlcera péptica indica uma ferida ou um pequeno orifício na parede do estômago, que geralmente é causado por gastrite grave.
  • Pancreatite. A pancreatite é uma condição em que o pâncreas fica inflamado, causando infecção, dano ao tecido ou até mesmo sangramento.
  • Câncer de estômago. O câncer começa com o crescimento de tumores ou células cancerosas malignas na parede do estômago.

2. Infecções bacterianas que causam úlceras

A infecção por Helicobacter pylori é uma das causas mais comuns de distúrbios digestivos. Essas bactérias podem causar gastrite, infecção gástrica, a úlceras gástricas devido à gastrite que piora.

Bactérias H. pylori ataca o revestimento do estômago e do intestino delgado superior, causando sintomas na forma de dor abdominal. Outros sintomas que geralmente aparecem são flatulência, arrotos frequentes, perda de apetite e náuseas ou vômitos.

3. Doença autoimune

Embora relativamente raras, as doenças autoimunes também podem causar úlceras. As doenças autoimunes ocorrem quando seu sistema imunológico ataca células saudáveis ​​em seu próprio corpo, em vez de lutar contra substâncias estranhas que causam doenças.

Nesse caso, as células imunológicas realmente atacam o revestimento da parede do estômago, que é saudável e não é problemático. Como resultado, as células que constituem o revestimento da parede do estômago ficam inflamadas ou mesmo danificadas.

4. Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade não causam úlceras diretamente. No entanto, essa condição pode afetar a saúde do corpo. O estresse e a ansiedade que não são controlados adequadamente podem piorar os sintomas de indigestão.

Quando o corpo está estressado, a produção do hormônio prostaglandina diminui. Esse hormônio protege a parede do estômago de uma atmosfera excessivamente ácida. A diminuição da quantidade de prostaglandinas torna a parede do estômago mais suscetível à erosão.

Maus hábitos causam úlceras estomacais

Além das condições médicas, as úlceras também podem ser causadas por hábitos pouco saudáveis. Aqui estão uma série de hábitos que podem estimular a produção de ácido estomacal, causando sintomas de úlcera.

1. Deite-se imediatamente após comer

Se você se deitar ou dormir imediatamente após comer, isso pode fazer com que os alimentos e o ácido gástrico subam para o esôfago. Como resultado, você pode sentir náuseas, dor abdominal ou dor no peito e no abdômen.

Para que esse hábito não se torne a causa de úlceras, dê um intervalo de tempo de cerca de 2 a 3 horas depois de comer, quando quiser dormir. Também se acostume a não comer perto da hora de dormir para evitar a possibilidade de uma úlcera.

2. A porção da refeição é muito grande

Comer em grandes porções pode aumentar a produção de ácido estomacal. Quando você come muito, o estômago também recebe pressão excessiva porque se estica rapidamente. Isso é o que causa úlceras estomacais.

Em vez de comer três grandes refeições por dia, tente comer 4-5 refeições menores. Dessa forma, você ainda pode obter ingestão nutricional sem o risco de desenvolver uma úlcera.

3. Beber álcool em excesso

O hábito de beber álcool em excesso pode causar irritação e erosão do revestimento estomacal. Como resultado, o estômago se torna mais suscetível a danos decorrentes da exposição contínua ao ácido gástrico.

Essa condição pode eventualmente causar distúrbios digestivos na forma de gastrite. Se esse hábito não for alterado ou a inflamação não for tratada adequadamente, a gastrite pode causar úlceras gástricas.

4. Fumar causa úlceras

Fumar pode relaxar a força do músculo esfíncter esofágico inferior. Esse músculo impede que o conteúdo do estômago suba para o esôfago. Se os músculos do esfíncter enfraquecem, o ácido do estômago pode subir e causar azia.

Além disso, fumar também retarda o tempo de esvaziamento gástrico e reduz a produção de saliva, que é um neutralizador natural do ácido estomacal. O líquido ácido eventualmente se acumula no estômago, causando azia.

5. Coma certos alimentos e bebidas

Quando os sintomas de uma úlcera aparecerem, preste atenção aos alimentos e bebidas que você consumiu com frequência recentemente. Certos alimentos e bebidas podem realmente desencadear a recorrência de úlceras e vários outros problemas digestivos.

Se você costuma sentir essa condição, deve evitar os seguintes alimentos e bebidas que causam úlceras.

  • Comida apimentada. Embora não desencadeie a produção de ácido, alimentos condimentados ou contendo alho podem piorar os sintomas da úlcera.
  • Alimentos ricos em gordura. Alimentos ricos em gordura podem diminuir o tempo de esvaziamento do estômago, fazendo com que o ácido gástrico corra o risco de subir para o esôfago.
  • Frutas ácidas. Laranjas, limões, tomates e semelhantes podem piorar os sintomas da úlcera.
  • Certas bebidas. Bebidas com gás, gaseificadas e com cafeína são causas muito comuns de azia.

Efeitos de certas drogas

Os medicamentos podem realmente aliviar a dor no corpo. No entanto, certos tipos de medicamentos também podem ser a causa de úlceras estomacais. Um deles é um analgésico da classe dos antiinflamatórios não esteroidais (AINE).

O uso prolongado de AINEs, como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, pode diluir a camada de muco que protege o estômago. Isso tornará o estômago mais facilmente irritado devido à exposição contínua ao ácido gástrico.

Além dos AINEs, outros tipos de drogas com potencial para causar úlceras são:

  • estrogênio e anticoncepcionais orais,
  • drogas esteróides,
  • certos antibióticos,
  • medicação para doenças da tireóide, e
  • medicamentos contendo nitratos.

Antes de tomar regularmente certos medicamentos, certifique-se de consultar o seu médico. Informe o seu médico sobre quaisquer problemas médicos que você tenha, especialmente aqueles relacionados ao seu sistema digestivo.

Se for comprovado que a úlcera é causada pelo uso de medicamentos, pergunte ao seu médico quais são os medicamentos mais seguros para o seu estômago. Seu médico também pode considerar outros métodos de tratamento para você.

Úlcera é um conjunto de sintomas que indicam problemas de digestão. Existem muitos fatores que podem causar úlceras, desde o estilo de vida, condições médicas pré-existentes até os efeitos de medicamentos.

Sabendo a causa, será mais fácil para você prevenir a recorrência da úlcera no futuro.