6 sintomas de osteoporose com os quais você deve estar atento

O processo de diminuição da densidade óssea para porosa geralmente ocorre de forma lenta e não apresenta certas características físicas. Isso faz com que os sintomas de perda óssea ou osteoporose sejam geralmente difíceis de reconhecer. Normalmente, esta doença só é conhecida quando o paciente apresenta uma fratura. Portanto, preste atenção às seguintes características dos ossos porosos para ficar mais alerta.

6 sintomas de perda óssea (osteoporose)

O osso, como parte do sistema locomotor, consiste em tecido vivo que pode continuar a se renovar sempre que houver dano. No entanto, conforme você envelhece, o processo de formação de novo tecido ósseo fica mais lento. Como resultado, os ossos ficam fracos e quebradiços rapidamente.

Aqui estão alguns sintomas de osteoporose que muitas vezes aparecem nos estágios iniciais, mas muitas vezes não são percebidos:

1. Uma postura curvada

Um dos sintomas de perda óssea que precisa ser considerado é a postura que está cada vez mais curvada com o tempo. Normalmente, essa condição ocorre quando há uma fratura na coluna vertebral.

Após uma fratura vertebral, suas costas tendem a arquear ou dobrar para a frente. Infelizmente, isso pode acontecer lentamente sem perceber. Portanto, se você sentir algum desses sintomas de osteoporose, consulte imediatamente um médico para verificar as condições de saúde óssea.

2. A altura está ficando menor

Os sinais de osteoporose que ainda estão relacionados aos sintomas anteriores são a diminuição da altura. Quando sua coluna enfraquece e quebra facilmente, você pode perder altura. Na verdade, os sintomas da osteoporose podem ocorrer mesmo que seu corpo não esteja curvado.

É verdade que com a idade, a altura irá diminuir lentamente. No entanto, quando você tem osteoporose, esse processo ocorre mais rapidamente. Portanto, nunca é demais verificar sua altura regularmente.

Se a sua altura diminuiu mais de 3 centímetros (cm), isso pode ser um sinal de osteoporose que você precisa confirmar com seu médico. Se esta condição não for tratada imediatamente, sua saúde óssea pode piorar.

3. Dor nas costas sem motivo

Outro sintoma de perda óssea é a dor nas costas que ocorre sem motivo aparente. A dor nas costas não é o que costuma acontecer, mas aparece de repente ou é muito dolorosa.

O motivo é que esses sintomas de dor nas costas podem ser um sinal de que você terá uma fratura da coluna vertebral devido à osteoporose. O problema é que, em pacientes com osteoporose, as fraturas vertebrais podem ocorrer repentinamente ou como resultado de coisas triviais, como se curvar para pegar um objeto que caiu no chão ou espirrar.

Essa dor nas costas pode até mesmo fazer com que os pacientes com osteoporose não consigam se mover, porque a dor é insuportável. Portanto, verifique o seu estado de saúde com o seu médico e peça um exame minucioso para garantir o estado dos seus ossos.

4. Os ossos quebram facilmente

Como afirmado anteriormente, as características ou sintomas de uma doença óssea porosa chamada osteoporose são ossos que se quebram facilmente devido a algo que pode ser considerado bastante trivial.

Se você tiver mais de 50 anos e tiver uma fratura devido a atividades ou movimentos leves, pode ser um sinal de que seus ossos estão enfraquecidos.

As áreas do osso que são mais frequentemente quebradas como um sintoma de osteoporose são:

Coluna vertebral

As fraturas da coluna vertebral tendem a ser mais comuns quando uma pessoa tem osteoporose. Essas fraturas podem causar uma dor terrível e levar a uma postura curvada (cifose). Mesmo assim, às vezes as fraturas da coluna vertebral podem simplesmente acontecer sem quaisquer sinais ou sintomas óbvios.

osso do quadril

A fratura de quadril é o sintoma mais comum de osteoporose em pessoas com 75 anos ou mais. As fraturas de quadril geralmente requerem hospitalização e cirurgia.

O processo de cura é bastante longo e pode até fazer com que a pessoa tenha dificuldade ou mesmo que não consiga se mover. Mesmo após o tratamento, ainda há uma grande chance de a coluna se fraturar novamente no futuro.

Pulso

Um pulso quebrado é um dos sintomas mais comuns de osteoporose após uma queda.

Um pulso quebrado pode dificultar o movimento da mão. Especialmente se a fratura ocorrer no lado da mão dominante.

Quer se trate de uma coluna, pulso ou cintura quebrada, nada deve ser considerado levianamente. Essa condição precisa de mais exames e tratamento, porque tem o potencial de ocorrer devido à osteoporose.

Se você for diagnosticado com esta doença de perda óssea, certifique-se de tomar um medicamento para osteoporose prescrito por seu médico para prevenir fraturas que são mais perigosas para sua saúde.

4. As gengivas encolhem

De acordo com o NIH Osteoporose and Related Bone Disease National Resource Center, a osteoporose pode estar relacionada à saúde de seus dentes e gengivas. Porque os dentes e as gengivas são sustentados pelo osso maxilar. Portanto, quando a osteoporose atinge, o osso maxilar perde sua densidade, de modo que a linha da gengiva parece encolher.

Os maxilares frágeis estão intimamente relacionados aos sintomas de osteoporose nessa área. Se você notar alguma mudança em suas gengivas, verifique com seu dentista para mais detalhes. Os médicos geralmente realizam radiografias dentárias para ver qual perda óssea está ocorrendo.

A partir dos resultados do raio-X, o dentista pode concluir o problema que você está enfrentando. No entanto, se descobrir que o raio-X da boca não está claro, o médico fará vários exames de acompanhamento para se certificar de que você tem osteoporose ou não.

5. Força de preensão fraca

Pesquisa publicada na revista Orthopedic Surgery encontrou evidências de que o enfraquecimento da força de preensão está relacionado à perda óssea.

Quando você sentir esses sintomas, não tome isso como garantido. Uma ou duas vezes ainda pode ser considerado razoável. No entanto, se isso acontecer continuamente, você também precisa estar atento e consultar um médico.

Esta condição pode ser um sintoma de osteoporose precoce que precisa ser observada e é frequentemente ignorada, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

A força de preensão enfraquecida pode levar a problemas maiores, nomeadamente fraturas. A razão é que, quando o aperto de uma pessoa enfraquece, ela terá dificuldade em manter o equilíbrio.

A pegada forte e a pegada são a maneira certa de prevenir quedas. Portanto, consulte imediatamente um médico para garantir a condição e prevenir a gravidade da osteoporose se ela atingir você.

6. As unhas são fracas e quebradiças

Talvez você não perceba que unhas fracas e quebradiças indicam uma saúde óssea que não é mais ideal. Por que é que?

Basicamente, as unhas e os ossos são feitos do mesmo mineral, o cálcio. Se suas unhas parecerem mais fracas e fracas do que o normal, isso pode ser um sinal de que seu corpo não está recebendo cálcio suficiente ou que não está mais absorvendo cálcio como antes.

Osteopenia, distúrbios ósseos, sinais de osteoporose

Osteopenia é uma diminuição da densidade óssea abaixo dos limites normais. Este distúrbio ósseo é considerado um dos sintomas da osteoporose. Se piorar, a osteopenia pode progredir para osteoporose, que é uma condição em que os ossos sofrem perda óssea.

Semelhante à osteoporose, uma das doenças que podem causar a osteoporose também não apresenta sintomas especiais. Não é de admirar que muitas pessoas com osteopenia acabem tendo osteoporose.

Mesmo assim, na verdade, a osteopenia nem sempre leva à osteoporose. Além disso, se a doença osteopenia for tratada imediatamente, a prevenção da osteoporose foi realizada com sucesso.

Se você tiver osteopenia, pratique imediatamente um estilo de vida saudável para os ossos, como fazer exercícios regularmente e comer alimentos que fortalecem os ossos. Dessa forma, você reduz o risco de desenvolver osteoporose.

Além disso, o médico pode prescrever uma variedade de medicamentos para fortalecimento dos ossos, geralmente administrados para o tratamento da osteoporose.