O que fazer quando a comida ficar presa na garganta

Quando há comida presa na garganta, a sensação é muito desagradável e desagradável. Você terá dificuldade para engolir alimentos ou saliva. Essa condição geralmente ocorre porque o alimento não é mastigado até que esteja macio ou a textura seja afiada e dura, como espinhos de peixe e doces. Alguns desses métodos podem aliviar o desconforto de espinhos de peixes, doces ou outros alimentos presos na garganta.

Por que a comida geralmente fica presa na garganta?

Engolir um alimento envolve uma série de processos bastante complexos. Na hora de engolir os alimentos, mais de 50 tecidos musculares atuam. O processo começa com a mastigação até ficar homogêneo, movendo o alimento da boca para a garganta até que o alimento entre no trato digestivo superior, ou seja, no esôfago (esôfago) e termine no estômago.

A comida presa na garganta geralmente é causada por uma mastigação inadequada. Como resultado, o alimento que ainda é grande é deixado no esôfago.

Alimentos de textura macia podem não se estabelecer no esôfago, mesmo que não sejam mastigados até ficarem macios. No entanto, alimentos como doces, espinhos de peixe, ossos de frango e outros alimentos duros podem parecer que estão presos na garganta. Esta condição é geralmente chamada de "óssea".

Ao experimentar osso, geralmente aparece imediatamente um nó na garganta. Essa condição geralmente não afeta a respiração. Conforme descrito no estudo de Emergency Medicine International, o alimento realmente passou pelo trato respiratório e entrou no esôfago superior (próximo à garganta). Portanto, há uma sensação de que está preso na garganta.

No entanto, quando você está ósseo, geralmente também apresenta sintomas como tosse e dificuldade em engolir saliva, resultando em salivação frequente pela boca.

Superar comida presa na garganta

Os ossos podem ser perigosos se causarem asfixia, que é quando alimentos duros entram em suas vias respiratórias. Essa condição pode causar obstrução do fluxo de ar e dificultar a respiração. Para superar isso, é necessária assistência especial de emergência.

Bem, se você não tiver problemas respiratórios significativos, você ainda pode se livrar do caroço causado por espinhas de peixe, ossos ou doces presos em sua garganta da seguinte maneira.

1. Realize os primeiros socorros

Nunca tente colocar comida presa colocando a mão na garganta. O motivo é que pode causar infecção ou lesão, causando inflamação da garganta (faringite), principalmente se você não puder garantir a limpeza das mãos.

A primeira coisa que você pode tentar lidar com comida presa na garganta é tossir alto. Em alguns casos, uma tosse forte pode ajudar a remover os espinhos dos peixes que estão presos na garganta.

Mas se os ossos dificultam a fala, há várias maneiras de fazer os primeiros socorros. Como lidar com alimentos presos é feito quando você ajuda outras pessoas que têm um osso.

  • Posicione-se ao lado ou atrás da pessoa surda; se ela for uma criança, você pode se ajoelhar atrás dela. Em seguida, bata nas costas 5 vezes.
  • Em seguida, dê um empurrão ou pressão na parte superior do abdômen 5 vezes.
  • Como alternativa, dê 5 golpes nas costas e 5 no estômago até que o alimento não fique mais preso no esôfago.

2. Beba refrigerantes

As bebidas carbonatadas podem ajudar a levantar os alimentos deixados no esôfago. O carbono contido nos refrigerantes pode relaxar o esôfago, de modo que o alimento que se acomodou pode retornar ao trato digestivo.

Além disso, o refrigerante libera gases ao entrar no estômago. A pressão do gás pode eventualmente liberar o alimento preso.

3. Engula outros alimentos

Embora isso possa não ser muito confortável para você, engolir outros alimentos pode, na verdade, fazer com que os alimentos fiquem presos na garganta. Escolha alimentos macios ou de textura macia, como arroz, mingau, pão com leite ou banana.

Mesmo que você se sinta desconfortável porque sua garganta está protuberante, comer alimentos moles pode ajudar a empurrar a comida presa para o estômago. No entanto, certifique-se também de mastigar e engolir esses alimentos lentamente.

Alimentos com textura macia e em borracha, como marshmallows pode ajudar a remover espinhos de peixes ou ossos presos. Depois de ser exposta ao muco da garganta, a textura marshmallows torna-se pegajoso para que os espinhos possam grudar e ser transportados para o trato digestivo.

4. Beba água, azeite ou água salgada

Outra maneira de lidar com comida presa na garganta é beber água. Normalmente, a saliva atua como um lubrificante alimentar para facilitar a passagem dos alimentos para o esôfago.

No entanto, quando mastiga os alimentos de forma imperfeita, os alimentos ficam mais secos devido à falta de saliva. Portanto, beber água pode tornar o alimento preso mais úmido, de modo que ele pode passar pela garganta com mais facilidade.

Outra maneira de tentar se livrar dos espinhos ou ossos presos na garganta é beber azeite. Misture água morna com azeite de oliva e beba. O azeite pode lubrificar o esôfago, fazendo com que a espinha amoleça e se solte.

Depois de tentar fazer esse remédio, você precisa esperar por um tempo que o alimento desça e entre no trato digestivo.

5. Simeticona

O uso da droga simeticona foi eficaz o suficiente para fazer o alimento preso descer até o estômago. A simeticona é um tipo de medicamento que pode facilitar o fluxo de gases no estômago. Este medicamento é comumente usado para tratar a flatulência.

Antes de tomar este medicamento, primeiro leia as regras de uso e a dosagem recomendada para não exagerar. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico para se certificar de que a dosagem é segura para o seu corpo.

Não apenas para alimentos, os métodos acima também podem ser usados ​​quando você ou seu filho engolem acidentalmente um objeto estranho que fica preso na garganta ou no esôfago.

Quando você precisa de ajuda médica?

Se você não conseguir remover o osso da região da garganta com os métodos mencionados acima, consulte imediatamente um médico otorrinolaringologista.

Especialmente se os ossos que você experimentou causarem várias queixas, como dor de garganta que não desaparece ou inchaço na região da garganta.

Normalmente, o seu médico fará um raio-X e dirá para você engolir um líquido à base de bário. Outro método que pode ser feito é realizar uma laringoscopia para observar a parte posterior da garganta.

Para casos mais graves, os médicos geralmente recomendam uma tomografia computadorizada e endoscopia para ver a extensão dos danos ao esôfago ou ao trato digestivo devido à ingestão de ossos de peixes.

Se as vias aéreas ainda estiverem bloqueadas a ponto de ser realmente difícil respirar, procure atendimento médico de emergência ou a pessoa mais próxima. Se você está ajudando alguém que está passando por isso, aplique imediatamente técnicas de respiração assistida (RCP) ou a técnica de Manobra de Heimlich para tratar uma pessoa sufocada.